Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2550965 Ano: 2018
Disciplina: Física
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Observe a figura a seguir.
Enunciado 2743852-1
O cartão acima é visto por um observador através de uma lupa (lente esférica biconvexa) de vidro que se encontra no ar. O cartão é colocado a aproximadamente 20 cm da lupa cuja distância focal é da ordem de 1 O cm. Sendo assim, marque a opção que apresenta a figura que o observador vê através da lente.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2550724 Ano: 2018
Disciplina: Português
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Texto para responder à questão.
A busca pela mobilidade urbana é um desafio enfrentado pela maioria das grandes cidades no Brasil, que esbarram em problemas como o privilégio(E) aos transportes individuais.
A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, etc.), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs, etc.).
Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil vem se acirrando cada vez mais, haja vista que a maior parte das grandes cidades do país vem encontrando dificuldades em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia e o excesso de pedestres em áreas centrais dos espaços urbanos. Trata-se, também, de uma questão ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala e também nas próprias cidades, a exemplo do aumento do problema das ilhas de calor.
A principal causa dos problemas de mobilidade urbana no Brasil relaciona-se ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos, embora esses últimos também encontrem dificuldades(D) com a superlotação. Esse aumento do uso de veículos como carros e motos deve-se à má qualidade do transporte público no Brasil, ao aumento da renda média do brasileiro nos últimos anos, à redução de impostos por parte do Governo Federal sobre produtos industrializados (o que inclui os carros), à concessão de mais crédito ao consumidor e à herança histórica da política rodoviarista do país.
[...]
As principais soluções para o problema da mobilidade urbana, na visão de muitos especialistas, seria o estímulo aos transportes coletivos públicos, através da melhoria de suas qualidades e eficiências(C) e do desenvolvimento de um trânsito focado na circulação desses veículos. Além disso, o incentivo à utilização de bicicletas, principalmente com a construção de ciclovias e ciclofaixas, também pode ser uma saída a ser mais bem trabalhada.
Outra questão referente à mobilidade urbana que precisa ser resolvida(B) é o tempo de deslocamento, que vem aumentando não só pelos excessivos congestionamentos e trânsito lento nas ruas das cidades, mas também pelo crescimento desordenado delas(A), com o avanço da especulação imobiliária e a expansão das áreas periféricas, o que contrasta com o excessivo número de lotes vagos existentes. Se as cidades fossem mais compactas, os deslocamentos com veículos seriam mais rápidos e menos frequentes.
[...]
De toda forma, é preciso ampliar os debates, regulamentando ações públicas para o interesse da questão, tais como a difusão dos fóruns de mobilidade urbana e a melhoria do Estatuto das Cidades, com ênfase na melhoria da qualidade e da eficiência dos deslocamentos por parte das populações.
PENA, Rodolfo F. Alves. "Mobilidade urbana no Brasil"· Brasil Escola. Disponível em; http://brasilescola.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbanano- brasil.htm. Acesso em 21 de novembro de 2017.
Em que opção o elemento coesivo destacado está corretamente relacionado a seu referente no texto?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2550672 Ano: 2018
Disciplina: Física
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Enunciado 2731445-1
Na figura acima, o Helicóptero SH-16 (Seahawk) é uma poderosa arma de guerra antissubmarina da Marinha do Brasil (MB) capaz de detectar, com o seu sonar de imersão, submarinos que estejam ocultos em profundidades que não ultrapassem os 500 metros. A MB, ao tomar conhecimento da existência de um submarino inimigo em águas jurisdicionais brasileiras envia um desses helicópteros do Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino a fim de tentar detectá-lo. Considere o helicóptero sobre a superfície da água e na mesma vertical do submarino, que se encontra submerso tentando ocultar-se a uma profundidade tal que não haja risco algum a sua estrutura em virtude da pressão externa. Sendo assim, marque a opção que fornece a profundidade máxima a que poderá estar o submarino antes que comece a colapsar (implodir) e informe se o helicóptero terá chance ou não em detectá-lo.
Dados: Patmosférica = 1 atm = 1 X 105 N/m2; g = 10 m/s2; dágua = 103 kg/m3; pressão máxima suportada pelo submarino = 2,6 X 106 N/m2.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2550594 Ano: 2018
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Sabendo-se que !$ \times - { \large 1 \over \times} =1 !$ é correto afirmar que !$ \times^3 - { \large 1 \over \times^3} !$ é igual a:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2550562 Ano: 2018
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Considerando-se todos os divisores naturais de 360, quantos NÃO são pares?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2550522 Ano: 2018
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Analise a figura abaixo.
Enunciado 2725394-1
A área do trapézio da figura acima é 12. Considere que o segmento EC = 4; CD = 2 e GH = 2r. Considere, ainda, que os pontos C, G e H são pontos de tangência e r é o raio do semicírculo sombreado. Sendo assim, é correto afirmar que a área do semicírculo sombreado é igual a:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2550347 Ano: 2018
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Read the dialogue and mark the right option to fill in the gaps respectively.
A: Good morning, Pedro!
B: Hi, Anne! How are you?
A: l'm great. And you?
B: l'm OK.
A: you at Tom's party last night?
B:Yes, I
A: Who you go with?
B: I with my friends from work. And you? Were you there?
A: No, I . I home.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2550220 Ano: 2018
Disciplina: Português
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Texto para responder à questão.
Pelo mar fomos descobertos e a partir do mar e dos rios consolidamos nossa independência e fixamos as fronteiras ao norte, sul e a oeste; o que garantiu a integridade do nosso território, com dimensões continentais. Também pelo mar e rios, ao longo de nossa história, nos defendemos das mais graves agressões à soberania nacional.
Assim, entender a importância dos mares e rios exige a absorção de conhecimentos e percepções que, normalmente, deixam de estar à disposição(A) de significativa parte do Povo Brasileiro; porém, cada vez mais, constatamos que é pela via marítima (B) e hidrovias que trafegamos os produtos e serviços essenciais à pátria.(C)
O nosso Brasil, continental, guarda relação inseparável com os espaços oceânicos e ribeirinhos, tanto devido à sua origem como por dispor de imensas riquezas que, seguramente, serão cada vez mais importantes(D) para o desenvolvimento de nosso Pais.
Em datas importantes, como o Dia Nacional da Amazônia Azul, sempre devemos atentar para os conselhos de Rui Barbosa: " ... mas não basta admirar: é preciso aprender e prosperar. O mar é o grande avisador. Pô-lo Deus a bramir junto ao nosso sono, para nos pregar que não durmamos. Por ora a sua proteção nos sorri, antes de se trocar em severidade ... "
Em decorrência da relevância dos fatos históricos que nos associam ao mar e aos rios(E) e da magnitude das riquezas da Amazônia Azul, o Congresso Nacional, por meio da Lei nº13.187, de 2015, instituiu o dia 16 de novembro como "O Dia Nacional da Amazônia Azul".
[...]
Tendo em vista as diretrizes da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) e os estudos geopolíticos voltados para os oceanos, a "Oceanopolítica", a Marinha do Brasil vem consolidando o conceito político- estratégico "Amazônia Azul", que insere em posição decisiva os espaços oceânicos e ribeirinhos, sobre os destinos do Povo Brasileiro e na dinâmica das Relações Internacionais. [ ... ]
O nosso território no mar é crucial na regulação do clima, absorvendo e paulatinamente liberando imensas quantidades de calor e processamento de nutrientes, por meio de ciclos naturais, e contempla ampla gama de serviços, reservas minerais e alimentos que beneficiam grande parcela da nossa população.
Cabe ressaltar as vulnerabilidades estratégicas, como as plataformas de exploração de petróleo e gás, usinas de energia e a localização, próximas à costa, de instalações sensíveis e de significativos centros populacionais e industriais do Brasil. Destacam-se, entre muitos, o complexo nuclear de Angra dos Reis e as mais importantes cidades e as maiores empresas de nosso País. Nos portos e terminais portuários circulam parcela preponderante das riquezas nacionais, tais como granéis sólidos e líquidos, contêineres e commodities de toda ordem, como aquelas oriundas do agronegócio.
A relevância em proteger esse legado tem direcionado a Marinha do Brasil na consecução dos seus programas estratégicos, entre outros: Programa Nuclear da Marinha, Programa de Desenvolvimento de Submarinos, Programa de Construção das Corvetas Classe Tamandaré e Obtenção da Capacidade Operacional Plena. Na atualidade, quando os desafios alcançam crescente dinâmica e as ameaças ocorrem a partir de cenários sempre complexos e multifacetados, estarmos preparados para defender a Amazônia Azul caracteriza condição imprescindível para que o País preserve e amplie a sua prosperidade e exerça a sua soberania, quando for necessário. Vale destacar que os programas estratégicos da Marinha do Brasil possuem forte sinergia com os setores acadêmicos, industriais e empresariais.
[...]
Na ocasião em que comemoramos esta importante data, plena de envolvimentos com o nosso passado e basilar para um presente e futuro, devemos exaltar tão valioso patrimônio; entretanto, cônscios das dimensões que envolvem a Amazônia Azul: soberania nacional, diplomática, econômica, ambiental, científica, tecnológica e de inovação, relembramos, mais uma vez, as palavras de Rui Barbosa: " ... O mar é um curso de força e uma escola de previdência. Todos os seus espetáculos são lições: não os contemplemos frivolamente ... "
" ... Esquadras não se improvisam ... "
BARBOSA JUNIOR, llques. AL TE ESQ. Día Nacíonal da Amazônía Azul. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/content/dia-nacional-daamazonia- azul> -Acessoem20 nov. 2017-Comadaptações.
Assinale a opção em que o termo destacado NÃO funciona como pronome relativo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2550075 Ano: 2018
Disciplina: Português
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Texto para responder à questão.
Pelo mar fomos descobertos e a partir do mar e dos rios consolidamos nossa independência e fixamos as fronteiras ao norte, sul e a oeste; o que garantiu a integridade do nosso território, com dimensões continentais. Também pelo mar e rios, ao longo de nossa história, nos defendemos das mais graves agressões à soberania nacional.
Assim, entender a importância dos mares e rios exige a absorção de conhecimentos e percepções que, normalmente, deixam de estar à disposição de significativa parte do Povo Brasileiro; porém, cada vez mais, constatamos que é pela via marítima e hidrovias que trafegamos os produtos e serviços essenciais à pátria.
O nosso Brasil, continental, guarda relação inseparável com os espaços oceânicos e ribeirinhos, tanto devido à sua origem como por dispor de imensas riquezas que, seguramente, serão cada vez mais importantes para o desenvolvimento de nosso Pais.
Em datas importantes, como o Dia Nacional da Amazônia Azul, sempre devemos atentar para os conselhos de Rui Barbosa: " ... mas não basta admirar: é preciso aprender e prosperar. O mar é o grande avisador. Pô-lo Deus a bramir junto ao nosso sono, para nos pregar que não durmamos. Por ora a sua proteção nos sorri, antes de se trocar em severidade ... "
Em decorrência da relevância dos fatos históricos que nos associam ao mar e aos rios e da magnitude das riquezas da Amazônia Azul, o Congresso Nacional, por meio da Lei nº13.187, de 2015, instituiu o dia 16 de novembro como "O Dia Nacional da Amazônia Azul".
[...]
Tendo em vista as diretrizes da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) e os estudos geopolíticos voltados para os oceanos, a "Oceanopolítica", a Marinha do Brasil vem consolidando o conceito político- estratégico "Amazônia Azul", que insere em posição decisiva os espaços oceânicos e ribeirinhos, sobre os destinos do Povo Brasileiro e na dinâmica das Relações Internacionais. [ ... ]
O nosso território no mar é crucial na regulação do clima, absorvendo e paulatinamente liberando imensas quantidades de calor e processamento de nutrientes, por meio de ciclos naturais, e contempla ampla gama de serviços, reservas minerais e alimentos que beneficiam grande parcela da nossa população.
Cabe ressaltar as vulnerabilidades estratégicas, como as plataformas de exploração de petróleo e gás, usinas de energia e a localização, próximas à costa, de instalações sensíveis e de significativos centros populacionais e industriais do Brasil. Destacam-se, entre muitos, o complexo nuclear de Angra dos Reis e as mais importantes cidades e as maiores empresas de nosso País. Nos portos e terminais portuários circulam parcela preponderante das riquezas nacionais, tais como granéis sólidos e líquidos, contêineres e commodities de toda ordem, como aquelas oriundas do agronegócio.
A relevância em proteger esse legado tem direcionado a Marinha do Brasil na consecução dos seus programas estratégicos, entre outros: Programa Nuclear da Marinha, Programa de Desenvolvimento de Submarinos, Programa de Construção das Corvetas Classe Tamandaré e Obtenção da Capacidade Operacional Plena. Na atualidade, quando os desafios alcançam crescente dinâmica e as ameaças ocorrem a partir de cenários sempre complexos e multifacetados, estarmos preparados para defender a Amazônia Azul caracteriza condição imprescindível para que o País preserve e amplie a sua prosperidade e exerça a sua soberania, quando for necessário. Vale destacar que os programas estratégicos da Marinha do Brasil possuem forte sinergia com os setores acadêmicos, industriais e empresariais.
[...]
Na ocasião em que comemoramos esta importante data, plena de envolvimentos com o nosso passado e basilar para um presente e futuro, devemos exaltar tão valioso patrimônio; entretanto, cônscios das dimensões que envolvem a Amazônia Azul: soberania nacional, diplomática, econômica, ambiental, científica, tecnológica e de inovação, relembramos, mais uma vez, as palavras de Rui Barbosa: " ... O mar é um curso de força e uma escola de previdência. Todos os seus espetáculos são lições: não os contemplemos frivolamente ... "
" ... Esquadras não se improvisam ... "
BARBOSA JUNIOR, llques. AL TE ESQ. Día Nacíonal da Amazônía Azul. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/content/dia-nacional-daamazonia- azul> -Acessoem20 nov. 2017-Comadaptações.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2554418 Ano: 2018
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Analise as afirmativas abaixo:
I- Todo quadrado é um losango.
lI - Todo quadrado é um retângulo.
IlI- Todo retângulo é um paralelogramo.
IV- Todo triângulo equilátero é isósceles.
Assinale a opção correta.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas