Magna Concursos

Foram encontradas 130 questões.

Assinale a opção em que o preenchimento da lacuna com o conectivo abaixo resulta em erro gramatical ou incoerência textual no seguinte fragmento.

A dívida pública brasileira é uma velha herança. (A) aumentou consideravelmente nos anos 80, (B) os juros internacionais subiram muito. Mais de 40 países foram arrastados pela crise da dívida, a partir de 1982. (C) seus governos foram capazes de reorganizar as contas públicas e de reduzir o peso da dívida. (D) o Brasil continuou prisioneiro do endividamento inflado naquele período e, além disso, permitiu o aumento de seu peso nos anos seguintes. (E) , a carga tributária brasileira é maior que a de todos ou quase todos os países emergentes e até mais pesada que a de algumas economias avançadas, como os EUA e o Japão.

(Adaptado de O Estado de São Paulo, Notas & Informações. 21 de abril de 2012)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assinale a opção em que a reescrita do trecho sublinhado preserva a correção gramatical e a coerência do texto.

O "jogo" civilizatório da redistribuição melhorou de forma espetacular a inclusão social, ampliou o mercado interno e funcionou muito bem aumentando a demanda global. Infelizmente não acompanhamos o mesmo ritmo e, com a mesma disposição, a ampliação da oferta global. Está esgotado o espaço disponível. O resultado natural é que a diferença entre a demanda e a oferta globais se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inflação interna nos preços dos bens não transacionáveis (os serviços) e externamente, em uma ampliação do déficit em conta corrente. O efeito colateral muito importante desse processo é a imensa valorização da relação câmbio nominal/salário nominal, que é o indicador do câmbio "real".

(Adaptado de Antonio Delfim Netto, Emergência e Reformas. Carta Capital, 18 de abril de 2012, p. 37)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assinale a opção em que ao menos uma das duas formas apresentadas para preencher as lacunas do texto provoca erro gramatical ou incoerência textual.

É mais do que evidente que a persistente supervalorização do real colocou setores importantes da indústria brasileira "fora do negócio": primeiro (A) as importações (chinesas substancialmente, mas com fronteiras abertas aos demais concorrentes), (B) da produção nacional voltada para o mercado interno; em segundo lugar, (C) as exportações brasileiras porque bloqueou a capacidade de competição de nossa indústria no exterior, em mercados (D) tínhamos forte presença. Os regimes democráticos têm uma característica: (E) pode mobiliza legalmente suas forças na defesa de seus interesses. Não devemos ter ilusões.

(Adaptado de Antonio Delfim Netto, Emergência e Reformas. Carta Capital, 18 de abril de 2012, p. 37)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assinale a opção em que foi inserido erro gramatical na transcrição do texto abaixo.

Deve-se rejeitar o argumento de que(A) uma das causas da baixa competitividade da indústria seja(B) o alto custo do trabalho. Não se combate a perda(C) de competitividade com redução de direitos trabalhistas. Pelo contrário, foi(D) precisamente a elevação(E) dos salários e a crescente formalização do trabalho os fatores responsáveis pelo aumento do poder aquisitivo da população e a ampliação de nosso mercado interno.

(Adaptado de Júlio Miragaya, Desindustrialização e baixo crescimento econômico - Correio Braziliense, 23 de abril de 2012)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Examine os itens a seguir a respeito dos conceitos e campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) e escolha a opção que indica a sequência correta.
I. O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público;

II. A função social da contabilidade aplicada ao setor público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias para a tomada de decisão;

III. Ocorre o surgimento de novas unidades contábeis quando se procede à soma, agregação ou divisão do patrimônio de uma ou mais entidades;

IV. O objeto da contabilidade aplicada ao setor público são os recursos públicos.
Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assinale a opção que não está em consonância com o entendimento majoritário do STJ.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assinale a opção que, segundo jurisprudência iterativa do STJ, admite crime culposo.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Determinado cidadão, detentor do domínio útil de terreno de marinha, insurge-se contra o processo administrativo adotado pela Administração Pública para fins de atualização da taxa de ocupação do terreno em que ele figura como enfiteuta.

Tendo em mente recente julgado do STJ acerca do tema, assinale a opção considerada correta por aquele Tribunal Superior.
Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
932903 Ano: 2012
Disciplina: Ciências Políticas
Banca: ESAF
Orgão: CGU
Fatores causais estranhos são variáveis que podem afetar a variável dependente e devem ser controlados de alguma maneira para estabelecer um retrato claro do efeito da variável manipulada sobre a variável dependente. Fatores causais estranhos são normalmente rotulados de variáveis estranhas ou confusas, porque confundem a condição de tratamento, tornando impossível determinar se as mudanças na variável dependente são devidas unicamente às condições de tratamento.
(MCDANIEL, Carl e Roger GATES. Pesquisa de Marketing. São Paulo:Thomson, pág. 243)
Considerando as ideias do texto acima, analise as proposições abaixo, referentes ao efeito de variáveis estranhas na avaliação de programas governamentais:
1. Uma das maneiras de controlar o efeito de variáveis estranhas na avaliação de programas governamentais é o controle estatístico, ajustando estatisticamente o valor da variável dependente em cada condição de tratamento .

2. Uma das formas de manifestação das variáveis estranhas na avaliação de programas é decorrente do chamado viés de seleção, quando o grupo experimental é sistematicamente diferente da população ou do grupo de controle, ou seja, os grupos escolhidos para participar do experimento são fundamentalmente diferentes.

3. A mortalidade experimental é uma forma de controle do efeito das variáveis estranhas na avaliação de políticas públicas, permitindo que a perda natural de unidades de teste compense as distorções causadas pela perda de unidades de observação.

4. Um fator estranho que incide sobre os experimentos realizados na avaliação de programas governamentais decorre de erros de medição ao longo do tempo, que podem ser compensados pela aleatorização dos participantes entre os diferentes grupos que participam do experimento.
É correto o que se afirma em
Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Assinale a opção incorreta a respeito da classificação orçamentária da despesa, segundo o que dispõe a Lei n. 4.320/64 e a Portaria SOF/STN 163/2001 e suas alterações.
Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas