Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

1627552 Ano: 2018
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
Todos aqueles que têm mandato eletivo, mandato popular, não podem se opor à divulgação de seus atos e de sua imagem, baseando-se no direito à vida privada. A atividade política é pública por natureza, sujeitando o indivíduo a ter sua vida fiscalizada pela imprensa.
Sobre a situação relatada assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1620872 Ano: 2018
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
Cada dia mais, o registro fotográfico em eventos sociais dos diferentes tipos, sejam eles políticos, culturais ou esportivos, adquire relativa importância. As necessidades podem variar entre divulgação em tempo real e apoio à equipe de assessoria de comunicação. Além do registro de um evento, as fotos captadas se caracterizam também como importantes ferramentas de marketing, uma vez que podem ser divulgadas amplamente. Levando em conta a especificidade da cobertura fotográfica de eventos, assinale a alternativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1618578 Ano: 2018
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
Há um mercado crescente de demanda por cópias produzidas por fotógrafos novos e famosos. As cópias são compradas por galerias públicas para suas coleções, por colecionadores particulares e por investidores, da mesma forma como galerias e colecionadores compram pinturas. Analise as afirmativas a seguir sobre o mercado das cópias fotográficas.
I. O mercado de cópias fotográficas está particularmente consagrado nos Estados Unidos e os preços podem alcançar centenas de milhares de dólares em leilões.
II. As vendas de cópias são um fenômeno tão novo que até recentemente grande parte da história da fotografia tinha sido tratada descuidadamente.
III. Cópias vintage de fotógrafos famosos são muito mais raras e bem mais valorizadas por colecionadores do que cópias modernas, especialmente se assinadas. Devido à sua raridade, o valor das cópias vintage pode ser muito alto.
IV. Edições limitadas das imagens digitais podem ser produzidas com a garantia de que nenhuma outra cópia será criada nessa edição. Imagens digitais são criadas com corantes ou tintas arquivísticas projetadas para não desbotar.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1615411 Ano: 2018
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
Muitas vezes, quem ou aquilo que você fotografa, como e onde faz a foto e o que faz com a fotografia suscitam questionamentos éticos. A fotografia não é guiada por um código de ética obrigatório e formal. Algumas organizações de fotógrafos possuem seus códigos de ética que exercem pressão moral sobre os fotógrafos.
Sobre a questão da ética na fotografia assinale a alternativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1611982 Ano: 2018
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
Alguns princípios éticos são adotados para a manipulação digital em fotojornalismo; existem procedimentos de ajustes para compensar defeitos da imagem digital, mas alguns são considerados aceitáveis e outros considerados inaceitáveis.
Sobre os procedimentos considerados inaceitáveis na edição de imagem em fotojornalismo assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto
A terceira idade no mundo digital
Sabemos que o século XX presenciou um intenso desenvolvimento tecnológico. [...] Tais avanços têm se refletido em diversos âmbitos sociais, ocasionando, assim, a reconfiguração das relações sociais a das práticas cotidianas. Em função disso, o acesso ao mundo digital vem, continuamente, sendo algo presente nas práticas das relações sociais em diversas faixas etárias. É nesse contexto que o uso do computador e, consequentemente, o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs tem crescido intensamente, sobretudo, no que tange ao público da terceira idade.
Durante muito tempo, a terceira idade, ou como muitos chamam: a velhice, era sinônimo de inércia, de descanso, de ostracismo e de afastamento de diversos tipos de atividades. Diante disso, as pessoas pertencentes a essa faixa etária não praticavam inúmeros tipos de atividades, tais como: lúdicas, esportivas, etc, o que alçava esses sujeitos a um papel passivo nas práticas sociais do dia-a-dia. Contudo, nos últimos anos, a sociedade tem passado por diversas modificações no âmbito das relações sociais, o que tem acarretado reconfigurações nos papéis sociais. É nesse cenário, que a terceira idade passa a ser concebida como uma faixa etária comum e que pode desempenhar seu papel/função social.
É nesse cenário, também, que muitos idosos têm se dedicado a diversos tipos de atividades, tais como: esportes, atividades de lazer, cursos e, até mesmo, ao campo profissional. Em outras palavras, muitas pessoas dessa faixa etária se inserem novamente no mercado de trabalho, ainda que já sejam aposentadas. No entanto, um aspecto que se destaca nas novas práticas corriqueiras do dia-a-dia desse público diz respeito ao acesso à informática e, por conseguinte, ao universo digital. Dentro dessa perspectiva, o acesso à internet, às redes sociais, a recursos de entretenimento, o uso de e-mails, compras virtuais, cursos na modalidade EaD, pagamentos de contas e outros recursos oriundos do âmbito digital têm feito parte da rotina cotidiana da terceira idade. Essa utilização das TICs tem gerado inúmeros benefícios e facilidades para as mais diversas faixas etárias e, acima de tudo, para a terceira idade. O que reforça a perspectiva do computador como algo necessário.
Entretanto, o acesso ao mundo digital não se restringe aos benefícios da vida cotidiana, mas também abrange benefícios cognitivos. Isto é, o fato de levar o idoso a utilizar a mente e o intelecto, produzindo, assim, o conhecimento [dando sentido e elaborando significados a partir das informações recebidas]. Não se pode negar que, para uma grande parte de pessoas pertencentes a esse público, a utilização desses artefatos da informática ainda é um desafio. Dito de outra forma, o medo/ receio do novo e de algo contemporâneo é algo compartilhado por diversas pessoas da terceira idade. Além disso, muitos são refratários à informática. Contudo, a nova perspectiva do acesso ao universo digital por parte da terceira idade alça esse público à condição de um sujeito ativo nas práticas cotidianas das relações sociais, o que transcende a perspectiva do ostracismo.
Fonte: adaptado de: SILVA, Silvio Profírio da. Disponível em:
<http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/opiniao/noticia/2011/07/31/a-terceira-idade-no-mundodigital-
11626.php>. Acesso em: 6 fev. 2018.
Leia os excertos.
“Durante muito tempo, a terceira idade, ou como muitos chamam, a velhice era sinônimo de inércia, de descanso, de ostracismo e de afastamento de diversos tipos de atividades. [...] Contudo, a nova perspectiva do acesso ao universo digital por parte da terceira idade alça esse público à condição de um sujeito ativo nas práticas cotidianas das relações sociais, o que transcende a perspectiva do ostracismo.”
Assinale a alternativa CORRETA que pode manter o mesmo significado da palavra “ostracismo” destacada.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1569170 Ano: 2018
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
A parte mais extensa e abrangente da onda de tecnologias digitais que mudaram a vida de muitas pessoas neste planeta é a internet e ela proporcionou novos usos para a imagem. A linguagem de marcação de hipertexto chamada de HTML também informa aos navegadores onde situar os elementos gráficos e as imagens.
Sobre a compactação da imagem para uso na internet assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1569064 Ano: 2018
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
Na área da fotografia compreende-se como composição fotográfica a organização e enquadramento do assunto dentro da área que será fotografada, o que envolve o destaque do assunto principal, a disposição dos assuntos secundários e a escolha da cena que pretende destacar na tela da câmera digital.
Sobre as qualidades visíveis da fotografia que são parte da composição fotográfica, assinale a alternativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1554857 Ano: 2018
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
Desde a invenção da fotografia, há uma parceria mutuamente inspiradora entre arte e fotografia. Já no começo de 1850, artistas contratavam daguerreótipos como estudos para suas pinturas, enquanto os primeiros retratos fotográficos, naturezas-mortas e nus imitavam a composição das pinturas. Muitos pintores se inspiravam na nova visão do mundo alcançada por meio da fotografia. Muitos movimentos artísticos se inspiravam em fotógrafos. Um movimento artístico em particular enfatizava o papel das justaposições inesperadas, efeitos casuais e o poder das imagens.
Sobre este movimento, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1539071 Ano: 2018
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFT
Orgão: Câm. Palmas-TO
Provas:
O planejamento de um evento, no caso do trabalho de um fotógrafo, é relativamente complexo. Ele deve cuidar dos detalhes a serem captados, os pedidos do cliente, a busca pelas imagens inéditas que irão imprimir seu estilo, bem como também as pautas que devem ser seguidas.
Sobre as atividades que estão presentes no planejamento da cobertura fotográfica de eventos, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas