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Foram encontradas 95 questões.

Atenção: A questão refere-se ao texto a seguir.
O grave problema representado pelas crianças abandonadas remonta à Antiguidade, estendendo-se por toda a Idade Média, conforme estuda John Boswell em The Kindness of Strangers. Mas foi na Época Moderna que a preocupação com a infância abandonada mostrou-se mais candente, a partir do momento em que a pobreza se tornou onerosa para o Estado e a idéia de que o aumento populacional embasava a riqueza das nações tomou contornos definidos. Em Portugal, a legislação deixava às Câmaras a tarefa de passar o encargo da criação dos enjeitados para as Santas Casas de Misericórdia, procedimento que, como bem viu Charles Boxer, vigorou em todo o Império Luso, constituindo-se em um dos seus pilares. Em Salvador e no Rio de Janeiro os mecanismos de recolhimento de expostos já estariam delineados na primeira metade do século XVIII, atestando, segundo Laima Mesgravis, a importância urbana de tais centros. Mas, justamente em Minas, no século XVIII a capitania mais urbanizada da colônia, a situação permaneceu confusa. Há indícios de que as irmandades tomaram para si a tarefa de cuidar das crianças expostas, conforme consta, por exemplo, do Estatuto da Irmandade de Santa Ana, Vila Rica, criada em 1730 e preocupada, em seu artigo 2º. , em fundar, tão logo seus recursos o permitissem, “uma casa de expostos e asilo de menores desvalidos”. Na prática, entretanto, as evidências pendem mais para que se credite ao nobre Senado da Câmara a função de pôr e dispor da vida das crianças abandonadas. Em sua célebre Memória Histórica da Capitania de Minas Gerais (...), José Joaquim da Rocha incluía a criação dos enjeitados entre as despesas de pelo menos três Câmaras Municipais: as de Vila Nova da Rainha (Caeté), Vila do Príncipe e São João del-Rei. O fato de omitir tal encargo quando tratou das demais vilas deve antes ser atribuído a descuido do que à ausência dos demais Senados na criação dos bebês abandonados.
(MELLO E SOUZA, Laura de. Norma e conflito. Aspectos da história
de Minas no século XVIII. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006, p. 64.)
É correto afirmar que o texto
 

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Instruções: Para responder à questão considere o texto abaixo.
States Push Online Fitness Programs
By RICK CALLAHAN
With obesity worsening across the nation, a growing number of states like Indiana are launching online initiatives to combat residents’ expanding waistlines. One such initiative is Indiana’s “10 in 10 Challenge,” an online program that commits participants to lose 10 pounds in 10 weeks. Proponents say online programs reach a vast audience, are relatively cheap and a quick way to let people know about upcoming fitness events and local resources.
Action to curtail obesity is badly needed for Indiana, which consistently ranks among the top 10 most obese states, and is second, behind Kentucky, in the percentage of adults who smoke, said Eric Neuburger, executive director of the Governor’s Council on Physical Fitness and Sports.
Indiana is far from alone – it’s one of 17 states where at least 25 percent of the population is obese, according to 2005 data from the Centers for Disease Control and Prevention.
In a report released in August by the Trust for America’s Health, the public health advocacy group said research suggests the nation would save $5.6 billion a year in costs associated with treating heart disease if just one-tenth of Americans began walking regularly.
Walking is one of the ideas behind Lighten Up Iowa, a Web-based four-month program that’s driven by teams who either track their minutes of activity, their weight-loss, or both. Now in its sixth year, the Iowa program has been so successful that 17 other states have modeled their own programs after it, capitalizing on the Internet’s vast reach and ability to connect people, helping them stay motivated, said the program’s coordinator, Deborah Martinez. Its sponsor, the nonprofit Iowa Sports Foundation, recently launched a national version, Lighten Up America.
The federal health agency is trying to combat obesity more broadly with programs in 28 states that encourage fitness through efforts that include building sidewalks and walking trails, said Robin Hamre, team leader of a national nutrition and obesity prevention program at the CDC.
Hamre hopes Congress will fund the program for all 50 states. With obesity striking Americans of all backgrounds, and surging in children, she said action is needed now.
“We’re seeing the same thing in all age groups and all races. This is an equal opportunity epidemic,” she said.
(Adapted from http://www.washingtonpost.com/wpdyn/content/article/2007/03/19/AR2007031900335.html)
Segundo o texto,
 

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States Push Online Fitness Programs
By RICK CALLAHAN
With obesity worsening across the nation, a growing number of states like Indiana are launching online initiatives to combat residents’ expanding waistlines. One such initiative is Indiana’s “10 in 10 Challenge,” an online program that commits participants to lose 10 pounds in 10 weeks. Proponents say online programs reach a vast audience, are relatively cheap and a quick way to let people know about upcoming fitness events and local resources.
Action to curtail obesity is badly needed for Indiana, which consistently ranks among the top 10 most obese states, and is second, behind Kentucky, in the percentage of adults who smoke, said Eric Neuburger, executive director of the Governor’s Council on Physical Fitness and Sports.
Indiana is far from alone – it’s one of 17 states where at least 25 percent of the population is obese, according to 2005 data from the Centers for Disease Control and Prevention.
In a report released in August by the Trust for America’s Health, the public health advocacy group said research suggests the nation would save $5.6 billion a year in costs associated with treating heart disease if just one-tenth of Americans began walking regularly.
Walking is one of the ideas behind Lighten Up Iowa, a Web-based four-month program that’s driven by teams who either track their minutes of activity, their weight-loss, or both. Now in its sixth year, the Iowa program has been so successful that 17 other states have modeled their own programs after it, capitalizing on the Internet’s vast reach and ability to connect people, helping them stay motivated, said the program’s coordinator, Deborah Martinez. Its sponsor, the nonprofit Iowa Sports Foundation, recently launched a national version, Lighten Up America.
The federal health agency is trying to combat obesity more broadly with programs in 28 states that encourage fitness through efforts that include building sidewalks and walking trails, said Robin Hamre, team leader of a national nutrition and obesity prevention program at the CDC.
Hamre hopes Congress will fund the program for all 50 states. With obesity striking Americans of all backgrounds, and surging in children, she said action is needed now.
“We’re seeing the same thing in all age groups and all races. This is an equal opportunity epidemic,” she said.
(Adapted from http://www.washingtonpost.com/wpdyn/content/article/2007/03/19/AR2007031900335.html)
Segundo o texto,
 

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Instruções: Para responder à questão considere o texto abaixo.
States Push Online Fitness Programs
By RICK CALLAHAN
With obesity worsening across the nation, a growing number of states like Indiana are launching online initiatives to combat residents’ expanding waistlines. One such initiative is Indiana’s “10 in 10 Challenge,” an online program that commits participants to lose 10 pounds in 10 weeks. Proponents say online programs reach a vast audience, are relatively cheap and a quick way to let people know about upcoming fitness events and local resources.
Action to curtail obesity is badly needed for Indiana, which consistently ranks among the top 10 most obese states, and is second, behind Kentucky, in the percentage of adults who smoke, said Eric Neuburger, executive director of the Governor’s Council on Physical Fitness and Sports.
Indiana is far from alone – it’s one of 17 states where at least 25 percent of the population is obese, according to 2005 data from the Centers for Disease Control and Prevention.
In a report released in August by the Trust for America’s Health, the public health advocacy group said research suggests the nation would save $5.6 billion a year in costs associated with treating heart disease if just one-tenth of Americans began walking regularly.
Walking is one of the ideas behind Lighten Up Iowa, a Web-based four-month program that’s driven by teams who either track their minutes of activity, their weight-loss, or both. Now in its sixth year, the Iowa program has been so successful that 17 other states have modeled their own programs after it, capitalizing on the Internet’s vast reach and ability to connect people, helping them stay motivated, said the program’s coordinator, Deborah Martinez. Its sponsor, the nonprofit Iowa Sports Foundation, recently launched a national version, Lighten Up America.
The federal health agency is trying to combat obesity more broadly with programs in 28 states that encourage fitness through efforts that include building sidewalks and walking trails, said Robin Hamre, team leader of a national nutrition and obesity prevention program at the CDC.
Hamre hopes Congress will fund the program for all 50 states. With obesity striking Americans of all backgrounds, and surging in children, she said action is needed now.
“We’re seeing the same thing in all age groups and all races. This is an equal opportunity epidemic,” she said.
(Adapted from http://www.washingtonpost.com/wpdyn/content/article/2007/03/19/AR2007031900335.html)
Um sinônimo para badly, no texto, é
 

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States Push Online Fitness Programs
By RICK CALLAHAN
With obesity …........… across the nation, a growing number of states like Indiana are launching online initiatives to combat residents’ expanding waistlines. One such initiative is Indiana’s “10 in 10 Challenge,” an online program that commits participants to lose 10 pounds in 10 weeks. Proponents say online programs reach a vast audience, are relatively cheap and a quick way to let people know about upcoming fitness events and local resources.
Action to curtail obesity is badly needed for Indiana, which consistently ranks among the top 10 most obese states, and is second, behind Kentucky, in the percentage of adults who smoke, said Eric Neuburger, executive director of the Governor’s Council on Physical Fitness and Sports.
Indiana is far from alone – it’s one of 17 states where at least 25 percent of the population is obese, according to 2005 data from the Centers for Disease Control and Prevention.
In a report released in August by the Trust for America’s Health, the public health advocacy group said research suggests the nation would save $5.6 billion a year in costs associated with treating heart disease if just one-tenth of Americans began walking regularly.
Walking is one of the ideas behind Lighten Up Iowa, a Web-based four-month program that’s driven by teams who either track their minutes of activity, their weight-loss, or both. Now in its sixth year, the Iowa program has been so successful that 17 other states have modeled their own programs after it, capitalizing on the Internet’s vast reach and ability to connect people, helping them stay motivated, said the program’s coordinator, Deborah Martinez. Its sponsor, the nonprofit Iowa Sports Foundation, recently launched a national version, Lighten Up America.
The federal health agency is trying to combat obesity more broadly with programs in 28 states that encourage fitness through efforts that include building sidewalks and walking trails, said Robin Hamre, team leader of a national nutrition and obesity prevention program at the CDC.
Hamre hopes Congress will fund the program for all 50 states. With obesity striking Americans of all backgrounds, and surging in children, she said action is needed now.
“We’re seeing the same thing in all age groups and all races. This is an equal opportunity epidemic,” she said.
(Adapted from http://www.washingtonpost.com/wpdyn/content/article/2007/03/19/AR2007031900335.html)
A palavra que preenche corretamente a lacuna indicada no texto é
 

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Atenção: A questão baseia-se no texto a seguir.
Por “imaginário” entendemos um conjunto de imagens visuais e verbais gerado por uma sociedade (ou parcela desta) na sua relação consigo mesma, com outros grupos humanos e com o universo em geral. Todo imaginário é, portanto, coletivo, não podendo ser confundido com imaginação, atividade psíquica individual. Tampouco se pode reduzir o imaginário à somatória de imaginações. Obviamente estas também se manifestam em quadros históricos, pois, mesmo ao imaginar, cada indivíduo não deixa de ser membro de uma sociedade e de seus valores objetivos e subjetivos. Porém, por englobar o denominador comum das imaginações, o imaginário as supera, interfere nos mecanismos da realidade palpável (política, econômica, social, cultural) que alimenta a própria imaginação.
Mais precisamente, o imaginário faz a intermediação entre a realidade psíquica profunda da sociedade (aquilo que os historiadores às vezes chamam de mentalidade) e a realidade material externa. Desta, o imaginário leva para a primeira os elementos que na longa duração histórica podem transformá-la; daquela, leva para a segunda as formas possíveis de leitura da sociedade sobre ela mesma. Neste trânsito circular, os instintos, os sentimentos, as sensações, traduzidos culturalmente, adaptam-se à realidade objetiva, e assim formulados são reprocessados pela realidade psíquica. Resultante do entrecruzamento de um ritmo histórico muito lento (mentalidade), com outro bem mais ágil (cultura), o imaginário estabelece pontes entre tempos diferentes. A modalidade do imaginário que foca sua atenção em um passado indefinido para explicar o presente é o que chamamos mito. Aquela que projeta no futuro as experiências históricas do grupo – concretas e idealizadas, passadas e presentes – é ideologia. A terceira modalidade, que parte do presente na tentativa de antecipar ou preparar um futuro, que é recuperação de um passado idealizado, é utopia.
Naturalmente os limites entre essas formas de imaginário são movediços. Tais formas jamais existiriam historicamente em estado puro, e com freqüência cada uma delas acaba por assumir as funções das outras. Diante disso, muitas vezes é preferível utilizar a denominação genérica – imaginário – às particulares (mito, ideologia, utopia), que encobrem recortes conceituais problemáticos. O importante é que toda sociedade é, ao mesmo tempo, produtora e produto de seus imaginários. Logo, a verdadeira história, aquela que considera o homem na sua complexidade e totalidade, encontra-se na articulação entre a realidade vivida externamente e a realidade vivida oniricamente. (...)
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. Cocanha. A história de um país
imaginário. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 16-17).
O texto está clara e corretamente redigido em:
 

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Atenção: A questão baseia-se no texto a seguir.
Por “imaginário” entendemos um conjunto de imagens visuais e verbais gerado por uma sociedade (ou parcela desta) na sua relação consigo mesma, com outros grupos humanos e com o universo em geral. Todo imaginário é, portanto, coletivo, não podendo ser confundido com imaginação, atividade psíquica individual. Tampouco se pode reduzir o imaginário à somatória de imaginações. Obviamente estas também se manifestam em quadros históricos, pois, mesmo ao imaginar, cada indivíduo não deixa de ser membro de uma sociedade e de seus valores objetivos e subjetivos. Porém, por englobar o denominador comum das imaginações, o imaginário as supera, interfere nos mecanismos da realidade palpável (política, econômica, social, cultural) que alimenta a própria imaginação.
Mais precisamente, o imaginário faz a intermediação entre a realidade psíquica profunda da sociedade (aquilo que os historiadores às vezes chamam de mentalidade) e a realidade material externa. Desta, o imaginário leva para a primeira os elementos que na longa duração histórica podem transformá-la; daquela, leva para a segunda as formas possíveis de leitura da sociedade sobre ela mesma. Neste trânsito circular, os instintos, os sentimentos, as sensações, traduzidos culturalmente, adaptam-se à realidade objetiva, e assim formulados são reprocessados pela realidade psíquica. Resultante do entrecruzamento de um ritmo histórico muito lento (mentalidade), com outro bem mais ágil (cultura), o imaginário estabelece pontes entre tempos diferentes. A modalidade do imaginário que foca sua atenção em um passado indefinido para explicar o presente é o que chamamos mito. Aquela que projeta no futuro as experiências históricas do grupo – concretas e idealizadas, passadas e presentes – é ideologia. A terceira modalidade, que parte do presente na tentativa de antecipar ou preparar um futuro, que é recuperação de um passado idealizado, é utopia.
Naturalmente os limites entre essas formas de imaginário são movediços. Tais formas jamais existiriam historicamente em estado puro, e com freqüência cada uma delas acaba por assumir as funções das outras. Diante disso, muitas vezes é preferível utilizar a denominação genérica – imaginário – às particulares (mito, ideologia, utopia), que encobrem recortes conceituais problemáticos. O importante é que toda sociedade é, ao mesmo tempo, produtora e produto de seus imaginários. Logo, a verdadeira história, aquela que considera o homem na sua complexidade e totalidade, encontra-se na articulação entre a realidade vivida externamente e a realidade vivida oniricamente. (...)
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. Cocanha. A história de um país
imaginário. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 16-17).
A norma culta da Língua Portuguesa está plenamente respeitada em:
 

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Atenção: A questão baseia-se no texto a seguir.
Por “imaginário” entendemos um conjunto de imagens visuais e verbais gerado por uma sociedade (ou parcela desta) na sua relação consigo mesma, com outros grupos humanos e com o universo em geral. Todo imaginário é, portanto, coletivo, não podendo ser confundido com imaginação, atividade psíquica individual. Tampouco se pode reduzir o imaginário à somatória de imaginações. Obviamente estas também se manifestam em quadros históricos, pois, mesmo ao imaginar, cada indivíduo não deixa de ser membro de uma sociedade e de seus valores objetivos e subjetivos. Porém, por englobar o denominador comum das imaginações, o imaginário as supera, interfere nos mecanismos da realidade palpável (política, econômica, social, cultural) que alimenta a própria imaginação.
Mais precisamente, o imaginário faz a intermediação entre a realidade psíquica profunda da sociedade (aquilo que os historiadores às vezes chamam de mentalidade) e a realidade material externa. Desta, o imaginário leva para a primeira os elementos que na longa duração histórica podem transformá-la; daquela, leva para a segunda as formas possíveis de leitura da sociedade sobre ela mesma. Neste trânsito circular, os instintos, os sentimentos, as sensações, traduzidos culturalmente, adaptam-se à realidade objetiva, e assim formulados são reprocessados pela realidade psíquica. Resultante do entrecruzamento de um ritmo histórico muito lento (mentalidade), com outro bem mais ágil (cultura), o imaginário estabelece pontes entre tempos diferentes. A modalidade do imaginário que foca sua atenção em um passado indefinido para explicar o presente é o que chamamos mito. Aquela que projeta no futuro as experiências históricas do grupo – concretas e idealizadas, passadas e presentes – é ideologia. A terceira modalidade, que parte do presente na tentativa de antecipar ou preparar um futuro, que é recuperação de um passado idealizado, é utopia.
Naturalmente os limites entre essas formas de imaginário são movediços. Tais formas jamais existiriam historicamente em estado puro, e com freqüência cada uma delas acaba por assumir as funções das outras. Diante disso, muitas vezes é preferível utilizar a denominação genérica – imaginário – às particulares (mito, ideologia, utopia), que encobrem recortes conceituais problemáticos. O importante é que toda sociedade é, ao mesmo tempo, produtora e produto de seus imaginários. Logo, a verdadeira história, aquela que considera o homem na sua complexidade e totalidade, encontra-se na articulação entre a realidade vivida externamente e a realidade vivida oniricamente. (...)
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. Cocanha. A história de um país
imaginário. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 16-17).
Quanto às relações semânticas estabelecidas no texto, é correto afirmar que
 

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Por “imaginário” entendemos um conjunto de imagens visuais e verbais gerado por uma sociedade (ou parcela desta) na sua relação consigo mesma, com outros grupos humanos e com o universo em geral. Todo imaginário é, portanto, coletivo, não podendo ser confundido com imaginação, atividade psíquica individual. Tampouco se pode reduzir o imaginário à somatória de imaginações. Obviamente estas também se manifestam em quadros históricos, pois, mesmo ao imaginar, cada indivíduo não deixa de ser membro de uma sociedade e de seus valores objetivos e subjetivos. Porém, por englobar o denominador comum das imaginações, o imaginário as supera, interfere nos mecanismos da realidade palpável (política, econômica, social, cultural) que alimenta a própria imaginação.
Mais precisamente, o imaginário faz a intermediação entre a realidade psíquica profunda da sociedade (aquilo que os historiadores às vezes chamam de mentalidade) e a realidade material externa. Desta, o imaginário leva para a primeira os elementos que na longa duração histórica podem transformá-la; daquela, leva para a segunda as formas possíveis de leitura da sociedade sobre ela mesma. Neste trânsito circular, os instintos, os sentimentos, as sensações, traduzidos culturalmente, adaptam-se à realidade objetiva, e assim formulados são reprocessados pela realidade psíquica. Resultante do entrecruzamento de um ritmo histórico muito lento (mentalidade), com outro bem mais ágil (cultura), o imaginário estabelece pontes entre tempos diferentes. A modalidade do imaginário que foca sua atenção em um passado indefinido para explicar o presente é o que chamamos mito. Aquela que projeta no futuro as experiências históricas do grupo – concretas e idealizadas, passadas e presentes – é ideologia. A terceira modalidade, que parte do presente na tentativa de antecipar ou preparar um futuro, que é recuperação de um passado idealizado, é utopia.
Naturalmente os limites entre essas formas de imaginário são movediços. Tais formas jamais existiriam historicamente em estado puro, e com freqüência cada uma delas acaba por assumir as funções das outras. Diante disso, muitas vezes é preferível utilizar a denominação genérica – imaginário – às particulares (mito, ideologia, utopia), que encobrem recortes conceituais problemáticos. O importante é que toda sociedade é, ao mesmo tempo, produtora e produto de seus imaginários. Logo, a verdadeira história, aquela que considera o homem na sua complexidade e totalidade, encontra-se na articulação entre a realidade vivida externamente e a realidade vivida oniricamente. (...)
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. Cocanha. A história de um país
imaginário. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 16-17).
Atentando-se ao contexto, é correto o que se afirma em:
 

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Por “imaginário” entendemos um conjunto de imagens visuais e verbais gerado por uma sociedade (ou parcela desta) na sua relação consigo mesma, com outros grupos humanos e com o universo em geral. Todo imaginário é, portanto, coletivo, não podendo ser confundido com imaginação, atividade psíquica individual. Tampouco se pode reduzir o imaginário à somatória de imaginações. Obviamente estas também se manifestam em quadros históricos, pois, mesmo ao imaginar, cada indivíduo não deixa de ser membro de uma sociedade e de seus valores objetivos e subjetivos. Porém, por englobar o denominador comum das imaginações, o imaginário as supera, interfere nos mecanismos da realidade palpável (política, econômica, social, cultural) que alimenta a própria imaginação.
Mais precisamente, o imaginário faz a intermediação entre a realidade psíquica profunda da sociedade (aquilo que os historiadores às vezes chamam de mentalidade) e a realidade material externa. Desta, o imaginário leva para a primeira os elementos que na longa duração histórica podem transformá-la; daquela, leva para a segunda as formas possíveis de leitura da sociedade sobre ela mesma. Neste trânsito circular, os instintos, os sentimentos, as sensações, traduzidos culturalmente, adaptam-se à realidade objetiva, e assim formulados são reprocessados pela realidade psíquica. Resultante do entrecruzamento de um ritmo histórico muito lento (mentalidade), com outro bem mais ágil (cultura), o imaginário estabelece pontes entre tempos diferentes. A modalidade do imaginário que foca sua atenção em um passado indefinido para explicar o presente é o que chamamos mito. Aquela que projeta no futuro as experiências históricas do grupo – concretas e idealizadas, passadas e presentes – é ideologia. A terceira modalidade, que parte do presente na tentativa de antecipar ou preparar um futuro, que é recuperação de um passado idealizado, é utopia.
Naturalmente os limites entre essas formas de imaginário são movediços. Tais formas jamais existiriam historicamente em estado puro, e com freqüência cada uma delas acaba por assumir as funções das outras. Diante disso, muitas vezes é preferível utilizar a denominação genérica – imaginário – às particulares (mito, ideologia, utopia), que encobrem recortes conceituais problemáticos. O importante é que toda sociedade é, ao mesmo tempo, produtora e produto de seus imaginários. Logo, a verdadeira história, aquela que considera o homem na sua complexidade e totalidade, encontra-se na articulação entre a realidade vivida externamente e a realidade vivida oniricamente. (...)
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. Cocanha. A história de um país
imaginário. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 16-17).
Considerado o contexto, afirma-se corretamente que
 

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