Magna Concursos
1674017 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP
Leia o texto para responder à questão.
Tecnologia a serviço da inclusão produtiva
O embate político em torno da economia do conhecimento é, sem dúvida, fundamental. Em particular, interessa discutir o potencial de inclusão produtiva do "andar de baixo" da economia, aproveitando o barateamento radical e mesmo a gratuidade dos processos de conectividade entre os agentes econômicos.
Diferentemente de outros recursos, o conhecimento é um bem cujo estoque não diminui quando o utilizamos, pelo contrário, multiplica-se. Por isso, os entraves para a inclusão produtiva, em sua maioria, não se referem a questões físicas, como a disponibilidade de máquinas, uma vez que o processo depende de insumos de baixo custo, densos em tecnologias simples e em organização.
Iniciativas pontuais estão se multiplicando no Brasil, com o acesso generalizado a conexões de internet de banda larga para facilitar o contato entre os agentes econômicos;parcerias entre comunidades e universidades com o objetivo de eliminar os intermediários no acesso à tecnologia, bancos comunitários de crédito e outras soluções para escapar do cartel da intermediação financeira; redes de pontos de cultura para possibilitar o acesso direto entre produtores e consumidores de conteúdo etc. Os exemplos são inúmeros e a variedade, também. É um dos desafios mais promissores: inverter o sinal político das novas tecnologias, transformando elitização em inclusão. Isso porque, de modo geral, o que atrapalha o desenvolvimento do pequeno empreendimento não é o tamanho, mas o isolamento que trava sua iniciativa e o torna dependente dos grandes intermediários ( bancos, questões comerciais, jurídicas, burocráticas).
As experiências têm alguns denominadores comuns: aproveitam as tecnologias que facilitam a conexão entre pessoas, empresas e organizações, buscam retirar os intermediários dos processos econômicos e, com isso, resgatam para si o valor agregado que era apropriado pelos diversos atravessadores. São os primeiros passos, mas o potencial é imenso.
(Ladislau Dowbor. Le monde diplomatique Brasil, out 2008. Adaptado)
De acordo com o texto, as principais dificuldades dos pequenos empreendimentos são
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista de Sistemas

50 Questões

Arquiteto e Urbanista

50 Questões

Assistente Social

50 Questões

Engenheiro Eletricista

50 Questões

Médico Veterinário

50 Questões

Técnico - Recreação e Lazer

50 Questões