Foram encontradas 4.120.625 questões.
Em uma enquete para escolher o mascote do campus, foram contabilizados 2.500 votos, distribuídos assim: capivara (32%); coruja (26%); lobo-guará (18%); onça pintada (14%); e outros (10%).
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
O lobo-guará recebeu exatamente 420 votos.
Provas
Texto para os itens de 1 a 20.
Medicamentos são substâncias desenvolvidas para promover benefícios à saúde, atuando na recuperação do organismo, no controle de doenças crônicas, no alívio de sintomas, na prevenção de enfermidades e até no auxílio diagnóstico. Entretanto, o uso indiscriminado, inadequado ou irracional desses produtos pode gerar consequências graves, como reações adversas, dependência, redução da eficácia terapêutica e intoxicações. Segundo especialistas da área, o uso incorreto de medicamentos é a principal causa de intoxicação no Brasil e a segunda maior causa de óbitos por agentes tóxicos.
Entre os medicamentos mais consumidos no País, destacam-se os analgésicos, cujo uso excessivo pode provocar sérios efeitos colaterais e interações medicamentosas perigosas. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA), cerca de 80 milhões de brasileiros praticam a automedicação, impulsionados por fatores como a facilidade de acesso aos medicamentos, a não obrigatoriedade de prescrição médica, a escassez de informações adequadas e a grande quantidade de estabelecimentos não farmacêuticos.
Outro aspecto preocupante refere-se ao consumo de antibióticos. No Brasil, a comercialização desse tipo de medicamento supera a de analgésicos e anti-inflamatórios, contribuindo para o aumento da resistência bacteriana. Em países da Europa e da América do Norte, a venda desses fármacos é rigidamente controlada, exigindo prescrição médica, justamente para conter esse problema. Em contrapartida, em diversas regiões do mundo, o acesso facilitado amplia o consumo inadequado e fortalece interesses mercadológicos.
Diante desse contexto, é imprescindível promover o uso racional de medicamentos. Embora sejam recursos terapêuticos fundamentais e financeiramente viáveis quando utilizados corretamente, atitudes irresponsáveis podem comprometer a saúde coletiva. Assim, a atuação das equipes de saúde na orientação da população é essencial para garantir uma utilização consciente, segura e eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de danos evitáveis à saúde pública.
Internet: <are.unasus.gov.br> (com adaptações).
No que concerne às ideias do texto, julgue os itens seguintes.
Infere-se do texto que o elevado custo dos medicamentos constitui o principal fator responsável pelo uso irracional desses produtos no Brasil.
Provas
Texto para os itens de 1 a 20.
Medicamentos são substâncias desenvolvidas para promover benefícios à saúde, atuando na recuperação do organismo, no controle de doenças crônicas, no alívio de sintomas, na prevenção de enfermidades e até no auxílio diagnóstico. Entretanto, o uso indiscriminado, inadequado ou irracional desses produtos pode gerar consequências graves, como reações adversas, dependência, redução da eficácia terapêutica e intoxicações. Segundo especialistas da área, o uso incorreto de medicamentos é a principal causa de intoxicação no Brasil e a segunda maior causa de óbitos por agentes tóxicos.
Entre os medicamentos mais consumidos no País, destacam-se os analgésicos, cujo uso excessivo pode provocar sérios efeitos colaterais e interações medicamentosas perigosas. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA), cerca de 80 milhões de brasileiros praticam a automedicação, impulsionados por fatores como a facilidade de acesso aos medicamentos, a não obrigatoriedade de prescrição médica, a escassez de informações adequadas e a grande quantidade de estabelecimentos não farmacêuticos.
Outro aspecto preocupante refere-se ao consumo de antibióticos. No Brasil, a comercialização desse tipo de medicamento supera a de analgésicos e anti-inflamatórios, contribuindo para o aumento da resistência bacteriana. Em países da Europa e da América do Norte, a venda desses fármacos é rigidamente controlada, exigindo prescrição médica, justamente para conter esse problema. Em contrapartida, em diversas regiões do mundo, o acesso facilitado amplia o consumo inadequado e fortalece interesses mercadológicos.
Diante desse contexto, é imprescindível promover o uso racional de medicamentos. Embora sejam recursos terapêuticos fundamentais e financeiramente viáveis quando utilizados corretamente, atitudes irresponsáveis podem comprometer a saúde coletiva. Assim, a atuação das equipes de saúde na orientação da população é essencial para garantir uma utilização consciente, segura e eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de danos evitáveis à saúde pública.
Internet: <are.unasus.gov.br> (com adaptações).
No que concerne às ideias do texto, julgue os itens seguintes.
Predomina no trecho “Medicamentos são substâncias desenvolvidas para promover benefícios à saúde, atuando na recuperação do organismo, no controle de doenças crônicas, no alívio de sintomas, na prevenção de enfermidades e até no auxílio diagnóstico.” a função referencial, caracterizada por linguagem objetiva, literal e informativa, o que caracteriza o uso denotativo da linguagem.
Provas
Texto para os itens de 1 a 20.
Medicamentos são substâncias desenvolvidas para promover benefícios à saúde, atuando na recuperação do organismo, no controle de doenças crônicas, no alívio de sintomas, na prevenção de enfermidades e até no auxílio diagnóstico. Entretanto, o uso indiscriminado, inadequado ou irracional desses produtos pode gerar consequências graves, como reações adversas, dependência, redução da eficácia terapêutica e intoxicações. Segundo especialistas da área, o uso incorreto de medicamentos é a principal causa de intoxicação no Brasil e a segunda maior causa de óbitos por agentes tóxicos.
Entre os medicamentos mais consumidos no País, destacam-se os analgésicos, cujo uso excessivo pode provocar sérios efeitos colaterais e interações medicamentosas perigosas. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA), cerca de 80 milhões de brasileiros praticam a automedicação, impulsionados por fatores como a facilidade de acesso aos medicamentos, a não obrigatoriedade de prescrição médica, a escassez de informações adequadas e a grande quantidade de estabelecimentos não farmacêuticos.
Outro aspecto preocupante refere-se ao consumo de antibióticos. No Brasil, a comercialização desse tipo de medicamento supera a de analgésicos e anti-inflamatórios, contribuindo para o aumento da resistência bacteriana. Em países da Europa e da América do Norte, a venda desses fármacos é rigidamente controlada, exigindo prescrição médica, justamente para conter esse problema. Em contrapartida, em diversas regiões do mundo, o acesso facilitado amplia o consumo inadequado e fortalece interesses mercadológicos.
Diante desse contexto, é imprescindível promover o uso racional de medicamentos. Embora sejam recursos terapêuticos fundamentais e financeiramente viáveis quando utilizados corretamente, atitudes irresponsáveis podem comprometer a saúde coletiva. Assim, a atuação das equipes de saúde na orientação da população é essencial para garantir uma utilização consciente, segura e eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de danos evitáveis à saúde pública.
Internet: <are.unasus.gov.br> (com adaptações).
No que concerne às ideias do texto, julgue os itens seguintes.
O texto é marcado pela presença de enunciados avaliativos, pelos quais se critica, indiretamente, a lógica econômica por trás da liberação indiscriminada de antibióticos.
Provas
Em uma enquete para escolher o mascote do campus, foram contabilizados 2.500 votos, distribuídos assim: capivara (32%); coruja (26%); lobo-guará (18%); onça pintada (14%); e outros (10%).
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
No gráfico de setores correspondente, o ângulo central do setor da coruja mede 94°.
Provas
Texto para os itens de 1 a 20.
Medicamentos são substâncias desenvolvidas para promover benefícios à saúde, atuando na recuperação do organismo, no controle de doenças crônicas, no alívio de sintomas, na prevenção de enfermidades e até no auxílio diagnóstico. Entretanto, o uso indiscriminado, inadequado ou irracional desses produtos pode gerar consequências graves, como reações adversas, dependência, redução da eficácia terapêutica e intoxicações. Segundo especialistas da área, o uso incorreto de medicamentos é a principal causa de intoxicação no Brasil e a segunda maior causa de óbitos por agentes tóxicos.
Entre os medicamentos mais consumidos no País, destacam-se os analgésicos, cujo uso excessivo pode provocar sérios efeitos colaterais e interações medicamentosas perigosas. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA), cerca de 80 milhões de brasileiros praticam a automedicação, impulsionados por fatores como a facilidade de acesso aos medicamentos, a não obrigatoriedade de prescrição médica, a escassez de informações adequadas e a grande quantidade de estabelecimentos não farmacêuticos.
Outro aspecto preocupante refere-se ao consumo de antibióticos. No Brasil, a comercialização desse tipo de medicamento supera a de analgésicos e anti-inflamatórios, contribuindo para o aumento da resistência bacteriana. Em países da Europa e da América do Norte, a venda desses fármacos é rigidamente controlada, exigindo prescrição médica, justamente para conter esse problema. Em contrapartida, em diversas regiões do mundo, o acesso facilitado amplia o consumo inadequado e fortalece interesses mercadológicos.
Diante desse contexto, é imprescindível promover o uso racional de medicamentos. Embora sejam recursos terapêuticos fundamentais e financeiramente viáveis quando utilizados corretamente, atitudes irresponsáveis podem comprometer a saúde coletiva. Assim, a atuação das equipes de saúde na orientação da população é essencial para garantir uma utilização consciente, segura e eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de danos evitáveis à saúde pública.
Internet: <are.unasus.gov.br> (com adaptações).
No que concerne às ideias do texto, julgue os itens seguintes.
Deduz-se do texto que os antibióticos são os medicamentos mais consumidos no Brasil, superando todas as demais classes farmacológicas ali mencionadas.
Provas
Texto para os itens de 1 a 20.
Medicamentos são substâncias desenvolvidas para promover benefícios à saúde, atuando na recuperação do organismo, no controle de doenças crônicas, no alívio de sintomas, na prevenção de enfermidades e até no auxílio diagnóstico. Entretanto, o uso indiscriminado, inadequado ou irracional desses produtos pode gerar consequências graves, como reações adversas, dependência, redução da eficácia terapêutica e intoxicações. Segundo especialistas da área, o uso incorreto de medicamentos é a principal causa de intoxicação no Brasil e a segunda maior causa de óbitos por agentes tóxicos.
Entre os medicamentos mais consumidos no País, destacam-se os analgésicos, cujo uso excessivo pode provocar sérios efeitos colaterais e interações medicamentosas perigosas. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA), cerca de 80 milhões de brasileiros praticam a automedicação, impulsionados por fatores como a facilidade de acesso aos medicamentos, a não obrigatoriedade de prescrição médica, a escassez de informações adequadas e a grande quantidade de estabelecimentos não farmacêuticos.
Outro aspecto preocupante refere-se ao consumo de antibióticos. No Brasil, a comercialização desse tipo de medicamento supera a de analgésicos e anti-inflamatórios, contribuindo para o aumento da resistência bacteriana. Em países da Europa e da América do Norte, a venda desses fármacos é rigidamente controlada, exigindo prescrição médica, justamente para conter esse problema. Em contrapartida, em diversas regiões do mundo, o acesso facilitado amplia o consumo inadequado e fortalece interesses mercadológicos.
Diante desse contexto, é imprescindível promover o uso racional de medicamentos. Embora sejam recursos terapêuticos fundamentais e financeiramente viáveis quando utilizados corretamente, atitudes irresponsáveis podem comprometer a saúde coletiva. Assim, a atuação das equipes de saúde na orientação da população é essencial para garantir uma utilização consciente, segura e eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de danos evitáveis à saúde pública.
Internet: <are.unasus.gov.br> (com adaptações).
No que concerne às ideias do texto, julgue os itens seguintes.
Embora o texto traga dados estatísticos, esse fato é insuficiente para classificá-lo como texto expositivo do gênero relatório.
Provas
Admitindo-se que as proposições “Alysson é mineiro se, e somente se, Beatriz é carioca” e “Carolina é gaúcha se, e somente se, Déborah é acreana” são verdadeiras, e que a proposição “Se Beatriz é carioca, então Carolina é gaúcha” é falsa, julgue os itens a seguir.
A frase “Se Beatriz é carioca, então Carolina é gaúcha” é logicamente equivalente à proposição “Se Carolina não é gaúcha, então Beatriz não é carioca”.
Provas
Admitindo-se que as proposições “Alysson é mineiro se, e somente se, Beatriz é carioca” e “Carolina é gaúcha se, e somente se, Déborah é acreana” são verdadeiras, e que a proposição “Se Beatriz é carioca, então Carolina é gaúcha” é falsa, julgue os itens a seguir.
Déborah é acreana.
Provas
Admitindo-se que as proposições “Alysson é mineiro se, e somente se, Beatriz é carioca” e “Carolina é gaúcha se, e somente se, Déborah é acreana” são verdadeiras, e que a proposição “Se Beatriz é carioca, então Carolina é gaúcha” é falsa, julgue os itens a seguir.
Alysson é mineiro.
Provas
Caderno Container