Magna Concursos

Foram encontradas 29.313 questões.

1543896 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFV
Orgão: UFV
Provas:

Veja a imagem abaixo e leia os textos a seguir:

enunciado 1543896-1

Estudantes velam o corpo de Edson Luís na Assembléia Legislativa do Rio: morto por um policial militar durante manifestação no Restaurante Calabouço, em 28/3/1968.

Há 50 anos, paraense de 18 anos levou um tiro durante movimento estudantil no restaurante Calabouço, no Rio. Onda de contestações políticas culmina com AI-5 do regime militar.

(Disponível em:edson-luis-em-1968-deflagra-protestos-no-pais-contra-ditadura-22470751#ixzz5SrWwyKcC>. Acesso em: 3 out. 2018.)

Menino

(Milton Nascimento)

Quem cala sobre teu corpo

Consente na tua morte

Talhada a ferro e fogo

Nas profundezas do corte

Que a bala riscou no peito

Quem cala morre contigo

Mais morto que estás agora

Relógio no chão da praça

Batendo, avisando a hora

Que a raiva traçou

No incêndio repetindo

O brilho de teu cabelo

Quem grita vive contigo.

(Disponível em:< http:www.letrasdemusicas.fm/miltonnascimento/menino> . Acesso em: 3 out. 2018.)

Em Dezembro de 1968, o Regime Militar decretou o Ato Institucional n° 5 em resposta a uma série de protestos da sociedade civil que aconteceram ao longo daquele ano, quando houve a morte do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta as características do período do Regime Militar, especialmente após a vigência do AI-5:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1543895 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFV
Orgão: UFV
Provas:

Veja o Cartaz do filme “Olga” (2004) e leia a sua sinopse:

SINOPSE

O filme conta a história da judia alemã Olga Benário (Camila Morgado). Militante comunista desde jovem, Olga é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Em Moscou, Olga é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha Nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é enviada para um campo de concentração de Ravensbrück.

enunciado 1543895-1

(Disponível em: < https://cinemahistoriaeducacao.wordpress.com/cinema-e-historia/brasil-republica/olga/ >. Acesso em: 3 out. 2018.)

A história de Olga Benário Prestes mostrada no filme ocorre durante a Era Vargas (1930-1945) em que Getúlio Vargas esteve no comando político do Brasil como Presidente da República por 15 Anos. A partir de 1937, o Regime passou a se chamar “Estado Novo”.

Sobre esse período e considerando a sinopse do filme “Olga”, assinale a afirmativa INCORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1543894 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFV
Orgão: UFV
Provas:

Leia o texto abaixo e depois responda o que se pede:

RIO — O jurista francês René Cassin não queria proteger um ou outro grupo específico de pessoas quando disse: "Não haverá paz neste planeta enquanto os direitos humanos forem violados em alguma parte do mundo". Um dos autores do texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, o ganhador do Nobel da Paz de 1968 incluiu todos os Homo sapiens naquela frase célebre. Morto em 1976, aos 88 anos, Cassin seria uma ótima pessoa para invocar diante de compreensões equivocadas sobre a expressão "direitos humanos", quase 70 anos depois da adoção do texto pela comunidade internacional. [...]

O respeito pelos direitos de todos os humanos, explícito na declaração, é o tema do Dia Internacional da Paz, celebrado nesta sexta-feira. Num texto sobre esta data (da Proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos) divulgado em seu site, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) afirma que os direitos humanos "são um pré-requisito para uma sociedade pacífica". Mas a mesma mensagem alerta para desafios no caminho dessa paz, como a desigualdade social, os conflitos gerados pelas mudanças climáticas e as visões extremistas que se espalham pelo mundo.

(Disponível em: < https: https://oglobo.globo.com/sociedade/os-direitos-humanos-nao-sao-da-esquerda-ou-da-direita-sao-de-todos-23088573>. Acesso em: 2 out. 2018. Adaptado.)

A criação da Organização das Nações Unidas aconteceu no contexto do final da Segunda Guerra Mundial e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, celebrou 70 anos em 2018.

A partir da leitura do texto e do seus conhecimentos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1543893 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFV
Orgão: UFV
Provas:

Leia o texto abaixo do Discurso final do Filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, e observe a figura retirada do mesmo filme:

Discurso Final do Filme “O Grande Ditador”

Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. [...]

Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. [...] Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

[...] Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! [...] Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. [...]

Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!

(Disponível em: < http:http://www.culturabrasil.org/discurso_grande_ditador_chaplin.htm>. Acesso em: 2 out. 2018. Adaptado.)

Chaplin brinca com o globo terrestre em cena clássica de "O Grande Ditador"...


enunciado 1543893-1

O Filme "O Grande Ditador" foi lançado em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial e faz uma sátira do regime do ditador da Alemanha, Adolf Hitler. Sobre o regime nazista da Alemanha, que levou à Segunda Guerra Mundial e a crítica feita por Chaplin em seu filme, assinale a afirmativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1540503 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: CETAP
Orgão: Pref. Maracanã-PA
Provas:

“O declínio da produção do nos(as) de Maracanã, arrefecida pelo abandono dos índios nas frentes de trabalho e a ligeira escassez do produto na sede da Província, chega ao conhecimento do imperador que determina cuidados urgentes do governador da Capitania para o restabelecimento dos trabalhos.”. (Fonte: PEREIRA, Emanuel S. Revendo Caminhos. A saga maracanense. 1. ed. ArtGraph: 2007. p. 37). Marque a alternativa que complete corretamente as lacunas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537554 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: MPE-GO
Orgão: MPE-GO
Provas:

A respeito da Revolução de 1817 e a independência do Brasil em relação ao governo de Portugal é correto afirmar, exceto:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537553 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: MPE-GO
Orgão: MPE-GO
Provas:

“A descrição do processo político que vai da proclamação da república às presidências civis nos permitiu ter uma ideia de como se consolidou um certo tipo de república. Até aqui, deliberadamente, ela foi chamada quase sempre de República liberal. Fizemos isso, tendo em vista preceitos da Constituição que ela adotou e a ideologia dos setores que prevaleceram na organização do novo regime. Entretanto, a Primeira República recebeu outras designações....” (FAUTO, Boris. História do Brasil. 12ª edição).

Sobre as denominações e caraterísticas da Primeira República do Brasil, marque a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537551 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: MPE-GO
Orgão: MPE-GO
Provas:

Em um contexto abrangente sobre o político gaúcho Getúlio Vargas e seu período no cargo presidencial conhecido como Era Vargas, assinale a alternativa correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537021 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UEPB
Orgão: Pref. Cuité-PB
Provas:
Em 1992 o então presidente Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito pelo voto direto, no período da chamada “Nova República”, renunciou mediante o avanço de seu processo de impeachment no Senado Federal. Com relação a esse fato histórico, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1523789 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
"[...] O exército sempre foi uma instituição essencial para os romanos. Durante os primeiros cinco séculos, desde a fundação de Roma até as reformas do general Mário, em 111 a.C. , o exército romano era composto por todos os cidadãos e, por isso, era chamado de 'exército de camponeses'. [...] A participação no exército era obrigatória e, portanto, as guerras retiravam do trabalho no campo contingentes significativos de homens. [...]
O exército dividia em legiões, unidades que agrupavam aproximadamente três mil infantes, 1200 homens de assalto e trezentos cavaleiros, comandadas no mais alto nível pelos cônsules e pelos preteres, chamados de generais, em latim imperatores, 'aqueles que mandam'. Os generais vencedores eram socialmente muito respeitados e tinham direito a honras importantes, tais como desfilar em triunfo com suas tropas pela cidade de Roma. [...]"
(FUNARI , Pedro Paulo. Grécia e Roma . 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p. 87-88 e 92).
A leitura do texto, aliada aos conhecimentos sobre a Roma Antiga, leva-nos a concluir que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas