Magna Concursos

Foram encontradas 29.313 questões.

1557217 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IMA
Orgão: Pref. Tomé-Açu-PA
Provas:

“As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram. Vários empresários; então, começaram a investir nas indústrias. Com tanto avanço, as fábricas começaram a se espalhar trazendo várias mudanças. A burguesia era muito rica e durante muitos anos continuou ampliando seus negócios de várias maneiras”.

Utilizando seus conhecimentos sobre o tema, marque entre as proposições a que incorretamente foi uma das formas utilizadas pela burguesia para ampliar e se perpetuar nos negócios mercantis dessa época:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1557216 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IMA
Orgão: Pref. Tomé-Açu-PA
Provas:

O iluminismo foi um movimento intelectual que teve suas origens no século XVII, o século das luzes. Surgiu uma nova mentalidade sempre associada à ascensão da burguesia combatendo o antigo regime e lutando por um novo indivíduo. São ideias iluministas:

I. Deve-se duvidar de tudo para chegar a verdade e aceitar somente aquilo que a razão pode explicar.

II. A obra O Contrato Social defendeu que a democracia se baseava na vontade da minoria.

III. Cada país deveria ter um tipo de governo de acordo com sua dimensão geográfica para os pequenos a República, para os médios a monarquia Constitucional, para os grandes o despotismo esclarecido.

IV. O filósofo alemão Emmanuel Kant defendeu a divisão do poder nos três setores que conhecemos bem atualmente: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

V. A origem da infidelidade humana e das diferenças sociais estaria no surgimento da propriedade privada da terra.

Estão CORRETOS:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1557215 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IMA
Orgão: Pref. Tomé-Açu-PA
Provas:

O Renascimento foi o movimento cultural dos séculos XV e XVI, expressão das transformações socioeconômicas e políticas da Baixa Idade Média europeia. Esse movimento buscava inspiração na Antiguidade Clássica, objetivando negar os valores medievais incompatíveis com a nova realidade existente na Europa. Observando os fatos ocorridos no Renascimento, julgue os itens a marcando V para VERDADEIRO e F para FALSO:

( ) Surgiu o aprimoramento das técnicas e dos instrumentos agrícolas tais como, o peitoral, a ferradura e o moinho d’água.

( ) Os fatos da natureza baseado na fé prevalecia.

( ) O homem transformou-se no centro das preocupações humanas.

( ) Houve uma grande expansão comercial e fundou-se a Escola se Sagres.

( ) O clero dividia as terras com os nobres tornando-se núcleos fortificados.

A sequência correta do julgamento é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1557214 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IMA
Orgão: Pref. Tomé-Açu-PA
Provas:

Esparta, cidade grega, era governada por uma oligarquia, esse fato reforçou o caráter conservador da sociedade espartana que era mantida graças a um sistema de educação voltado para a preparação militar, a defesa e o domínio da pólis. A participação política em Esparta era restrita aos espartanos. Órgão era composto de cinco membros eleitos anualmente, dotado de amplos poderes de vigilância e fiscalização, a fim de garantir a obediência a lei por todos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1557213 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IMA
Orgão: Pref. Tomé-Açu-PA
Provas:

A principal atividade econômica dos primeiros hebreus era o pastoreio, também se dedicavam à agricultura, contudo a religião era o fator de identidade nacional, cultural e política dos hebreus e o principal elemento de formação do seu Estado. Em qual outro campo os hebreus se dedicaram e em que período de sua narrativa histórica esse campo teve mais destaque?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1555896 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
"Na Europa Feudal e Cristã, sob o poder absoluto dos cleros católico e ortodoxo, os judeus foram marginalizados em quase todos os ambientes sociais e culturais, provocando o surgimento de preconceitos racistas, que permanecem até hoje no imaginário popular das populações ocidentais. Os judeus, considerados infiéis, embora com permissão para viver nas terras católicas ou ortodoxas, não podiam possuir a propriedade de grandes extensões de terras e não eram aceitos (ou pouco aceitos) em atividades militares e políticas."
(CORDIOLLI, Marcos. A história do povo judeu. Mundo Jovem,9 (82), junho, 2002. p.9.)
O texto, acima, retrata parte das representações que foram sendo construídas a respeito dos judeus no decorrer dos séculos em todo o mundo resultando na migração forçada em muitos momentos. Qual das alternativas abaixo não apresenta uma informação correta sobre a realidade dos judeus no decorrer daquele período?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1555781 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UEPB
Orgão: Pref. Solânea-PB
A modernização social tem transformado a vida humana desde o advento da revolução industrial gerando uma sociedade individualista e consumista. Após ler o texto, analise as proposições a seguir:
I- O desenvolvimento sem um projeto voltado para a sustentabilidade ampliada e progressiva aumenta a degradação do meio ambiente, a pobreza e as desigualdades.
II- A produção de bens de consumo e serviços provocou expressivas e rápidas transformações nos centros urbanos.
III- A principal característica de uma sociedade de consumo é a preservação do meio ambiente aliado a um desenvolvimento sustentável.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III
I e II
II
III
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1550300 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São José Quatro Marcos-MT
Provas:
É conhecido o texto em que foi Bartolomeu de Las Casas denuncia as atrocidades cometidas pelos espanhóis na conquista da América. Em certo trecho ele afirma que a violência empregada foi tanta "(...) a ponto de, dos mais de três milhões de almas que havia na ilha de Hipaniola e que nós vimos, agora restarem senão duzentos nativos desta terra. A ilha de Cuba (...) está hoje praticamente deserta. A ilha de Porto Rico e a da Jamaica, ambas muito grandes, férteis e belas, estão na desolação".
(Bartolomé de Las Casas, Brevíssima relação da destruição
das Índias, 1552. Apud ENDERS, Amelle e outros. História em Curso, Rio de Janeiro: FGV - Editora do Brasil, 2008. p. 127)
A drástica redução da população nativa nas ilhas citadas trouxe um problema para a exploração econômica dessas áreas pelos espanhóis: a questão da mão de obra.
Conhecendo-se a composição étnica desses países na atualidade, República Dominicana e Haiti na ilha de Hispaniola), Cuba, Porto Rico, e Jamaica, pode-se concluir que a solução encontrada pelos colonizadores espanhóis foi:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante o Período Regencial, ocorreram reformas que ficaram conhecidas como uma "experiência republicana", mas que acabaram por desatar forças até então contidas pelo unitarismo imperial. Por quase todo o período eclodiram revoltas populares que procuraram alterar a ordem política e social estabelecida.
A respeito dessas revoltas, iniciadas, exclusivamente, no Período Regencial, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1545422 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: CETAP
Orgão: Pref. Maracanã-PA
De acordo com Funari (2007), nas últimas décadas , tem-se assistido diversas transformações nos estudos de Antiguidade, entendida como uma construção historiográfica, com reflexos positivos nas aulas de História. Assinale a alternativa que indica uma perspectiva dos "povos antigos" em contradição com essas mudanças:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas