Magna Concursos

Foram encontradas 29.465 questões.

1721390 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFRR
Orgão: UFRR
Provas:

O cartunista brasileiro Belmonte retratou, no cartum a seguir, um dos episódios mais importantes do período entre as duas guerras mundiais: as consequências das determinações do Tratado de Versalhes. Imposto à derrotada Alemanha, no ano de 1919, o tratado também contribuiu para as profundas mudanças políticas naquele país, dentre elas, a ascensão do regime nazifascista.

Enunciado 3410244-1

(BELMONTE. Assim falou Juca Pato: aspectos divertidos de uma confusão dramática.

São Paulo: Companhia da Editora Nacional, 1933, p. 227.

Sobre o período do “entre-guerras”, é CORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1721389 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFRR
Orgão: UFRR
Provas:

“Levaram-no à DGS [Direção Geral de Segurança] e ali o agente perguntou-lhe se conhecia a Frelimo. [...] Esses interrogatórios prolongaram-se por três meses. [...]

Ao fim de três meses, acabou por assinar um auto de culpa em que dizia que era da Frelimo, que juntava e que levava pessoas para a Tanzânia. Nos interrogatórios, a pancada era tão forte que duas vezes desmaiou. Libertado em 18 de maio de 1974”.

(Trecho adaptado de “Depoimentos de presos políticos”. Fonte: Tortura na colônia de Moçambique. 1963-1974.

Porto: Afrontamento, 1977, p. 16- 17 apud MARQUES, Adhemar Martins; BERUTTI, Flávio Costa; FARIA, Ricardo

Moura de. História do tempo presente. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007 (Textos e Documentos; 7), p. 49-50).

As lembranças descritas acima são de um moçambicano torturado pelas forças repressivas portuguesas, que combatiam a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), fundada em 1962. Esse relato nos auxilia na compreensão histórica das lutas de libertação colonial africanas, que marcaram o cenário internacional da segunda metade do século XX.

Entre as causas e as consequências desse processo histórico, também conhecido como a “descolonização” da África, pode-se apontar, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1721388 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFRR
Orgão: UFRR
Provas:

A revolução social dos cabanos que explodiu em Belém do Pará, em 1835, deixou mais de 30 mil mortos e uma população local que só voltou a crescer significativamente em 1860. Este movimento matou mestiços, índios e africanos pobres ou escravos, mas também dizimou boa parte da elite da Amazônia. O principal alvo dos cabanos era os brancos, especialmente os portugueses mais abastados. A grandiosidade desta revolução extrapola o número e a diversidade das pessoas envolvidas.

(RICCI, Magda. “Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária: o problema do

patriotismo na Amazônia entre 1835 e 1840”. Tempo, Niterói, v. 11, n. 22, 2007, p. 6).

Sobre as Revoltas Regenciais, é CORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1721387 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFRR
Orgão: UFRR
Provas:

“[Nos anos de 1960, os Macuxi] eram humildes varredores das ruas de Boa Vista que mal ousavam levantar os olhos do chão e pareciam querer fazer-se invisíveis para aquele mundo hostil, que os rechaçava ostensivamente. Viviam então o lado mais sombrio da fricção interétnica, relegados à absoluta marginalidade social, cultural e econômica. Quarenta anos depois, eles eram os protagonistas de uma das mais célebres batalhas judiciais dos tempos modernos ao defender, em igualdade de condições, os seus direitos territoriais. Os esforços dos advogados dos Macuxi foram cruciais para que os indígenas da Raposa-Serra do Sol saíssem vitoriosos na decisão do Supremo Tribunal Federal que afastou invasores arrogantes e belicosos (Miras et al., 2009). A educação formal transformou a invisibilidade Macuxi numa demonstração exemplar de agencialidade política.”

(RAMOS, A. R. A antropologia brasileira no mundo. In: RIBEIRO, G. L. et al. (Org.) As Ciências

Sociais no mundo contemporâneo. Brasília, DF: LetrasLivres; UnB, 2011. p. 20 Apud BAINES,

Stephen Grant. O movimento político indígena em Roraima: identidades indígenas e

nacionais na fronteira Brasil-Guiana. Cad. CRH, Salvador, v. 25, n. 64, p. 33-44).

Considere as assertivas a seguir sobre a questão indígena em Roraima.

I. A Raposa Serra do Sol é uma das únicas regiões do norte amazônico composta por vastos campos e não por densa floresta, atraindo o interesse de fazendeiros pecuaristas.

II. Uma das consequências da luta indígena na região foi a criação da Conselho Indígena de Roraima (CIR), nos anos de 1980.

III. O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) foi criado ainda no século XIX para dar assistência aos indígenas de Roraima.

IV. A questão da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi encerrada em 1993, após seu reconhecimento pela Funai.

É CORRETO afirmar que é (são) verdadeira(s) somente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1721386 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFRR
Orgão: UFRR
Provas:

Diversos projetos abolicionistas invadiram a cena política brasileira no último quarto do século XIX. O de André Rebouças foi um dos mais radicais. Talvez, por isso, tenha acabado derrotado. [...] Dedicado a compreender os mecanismos que emperravam o desenvolvimento do país, chegou à conclusão de que vivíamos um bloqueio estrutural para a emergência de indivíduos livres. E que a libertação dos escravos, por si só, não seria suficiente.

(CARVALHO, Maria Alice Rezende de. “Liberdade é terra”. In FIGUEIREDO, Luciano (org.).

A era da escravidão. Rio de Janeiro: Sabin, 2009. (Coleção Revista de História no Bolso;3), p. 85).

A trajetória e as ideias do engenheiro baiano André Rebouças – mulato e filho de um relevante membro da elite política monárquica no Brasil – demonstram a diversidade do movimento abolicionista no século XIX.

Sobre as lutas pela abolição do sistema escravocrata brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1721385 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFRR
Orgão: UFRR
Provas:

Filipe de Beaumanoir no fim do século XIII compreendera bem o problema: „Vemos muito boas cidades onde os burgueses pobres e os de condição média não participam de maneira alguma na administração da cidade, que está inteiramente em mãos dos homens ricos, porque a comuna os teme devido à sua fortuna ou ao seu parentesco. Acontece que uns são prefeitos, jurados, recebedores, e que, no ano seguinte, transmitem sua função... a seus parentes próximos. Os ricos entendem-se para subtrair sua contabilidade a qualquer controle, e é em vão que se levanta contra eles uma acusação ou fraude ou de embuste, por mais fundada que seja. Assim sendo, os pobres não os podiam tolerar mas não sabiam qual a maneira justa de exigir seu direito, exceto atacálos.”

(CROUZET, Maurice. História geral das civilizações. A Idade Média:

os tempos difíceis. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1994, p. 59).

Levando em conta seus conhecimentos sobre a história do medievo europeu, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o problema mencionado no texto acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1721384 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFRR
Orgão: UFRR
Provas:

[...] a expectativa de vida é pequena na Idade Média. Os velhos são mais ou menos considerados uma exceção.

Certos textos falam com frequência de uma pessoa ou personagem que é velho quando ele não tem mais do que quarenta e cinco anos. Se se observar a duração da vida dos reis da França, é excepcional morrer com mais de cinquenta ou cinquenta e cinco anos.

Os espaços sociais nos quais os homens e as mulheres têm vida mais longa adquirem um prestígio crescente.

Isso é verdade, sobretudo nos meios que adotam uma alimentação mais selecionada e seguem uma dieta mais sadia, a saber, os meios monásticos. Ao longo da Idade Média, os velhos beneficiaram-se, assim, dessa imagem dos velhos monges. Além disso, em uma época marcada pela ausência de arquivos ricos, a memória torna-se o apanágio dos velhos. E como os homens da Idade Média atribuem muita importância à ancestralidade de um costume ou de uma tradição, a população consulta-os a respeito de todos os assuntos, [...]

(LE GOFF, Jacques & TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média.

Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, pp. 103-104).

Considere as assertivas a seguir.

I. A pirâmide etária da população europeia ocidental na Idade Média apresenta baixas taxas de mortalidade.

II. A qualidade da alimentação pode ser vista como um elemento definidor da posição social na sociedade medieval europeia.

III. A longevidade dos monges cristãos significava um importante repositório de relatos de autoridade para as relações sociais feudais europeias.

IV. O processo de urbanização durante a Idade Média europeia ocidental foi planejado de acordo com as demandas dos grupos sociais populares.

É CORRETO afirmar que é (são) verdadeira(s) somente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1721383 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFRR
Orgão: UFRR
Provas:

Pesquisadores do Museu Nacional, que pegou fogo no dia 2 de setembro [de 2018], estimam que o trabalho de reconstrução de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, pode “renascer” já em 2020. A reconstituição de um dos itens mais preciosos da instituição bicentenária começará no segundo semestre de 2019. Não será uma tarefa simples: dividido em três etapas (diagnóstico, uma reconstituição virtual e, enfim, a remontagem física), o procedimento deverá levar cerca de um ano. Para o trabalho de reconstrução do fóssil daquela que é chamada de “a primeira brasileira”, será montado um laboratório. O investimento poderá chegar a R$ 3 milhões.

(https://oglobo.globo.com/rio/apos-incendio-no-museu-nacional-

luziapode-renascer-em-2020-23324307. Acesso em 05/09/2019).

A importância de Luzia para os estudos da pré-história reside no fato de que o fóssil.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1710079 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: MetroCapital
Orgão: Pref. Laranjal Paulista-SP
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o ano em que se iniciou o regime monárquico no Brasil:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1709875 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: MetroCapital
Orgão: Pref. Laranjal Paulista-SP
Como se sabe, a expansão das universidades na Idade Média foi responsável por inúmeras transformações culturais, e está relacionado à(ao):
I - crescimento do comércio, desenvolvimento das cidades e ao desejo de conhecimento por parte da burguesia.
II - Renascimento cultural promovido pelo Rei Clóvis.
III - expansão da língua latina para outros países europeus.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas