Magna Concursos

Foram encontradas 90 questões.

2754016 Ano: 2016
Disciplina: Matemática
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Seja f(x) uma função tal que para todo número real x temos que xf(x-1) = (x − 3)f(x) + 3. Então, f(1) é igual a

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754015 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Enunciado 3540469-1

(Disponível em https://www.facebook.com/SignosNordestinos/?fref=ts. Acessado em 26/07/2016.)

Do ponto de vista da norma culta, é correto afirmar que “coisarˮ é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754014 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Enunciado 3144195-1

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754013 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Ironia ao natural

É natural,
é bom
e quanto mais melhor,
como os cogumelos
vermelhos,
as rãs azuis
ou o suco de serpente...
É químico,
processado,

é mau,
como a
aspirina,
um perfume
ou o plástico
da válvula
cardíaca
de um coração...

(João Paiva, quase poesia quase química. Sociedade Portuguesa de Química, 2012,
p.15. Disponível em www.spq.pt/files/docs/boletim/poesia/quase-poesia-quasequimica-
jpaiva2012.pdf. Acessado em 06/07/2016.)

Nesse poema, há

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754012 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Caligrafia (Arnaldo Antunes)

Arte do desenho manual das letras e palavras. Território híbrido entre os códigos verbal e visual. A caligrafia está para a escrita como a voz está para a fala. A cor, o comprimento e espessura das linhas, a disposição espacial, a velocidade dos traços da escrita correspondem a timbre, ritmo, tom, cadência, melodia do discurso falado. Entonação gráfica.

Assim como a voz apresenta a efetivação física do discurso (o ar nos pulmões, a vibração das cordas vocais, os movimentos da língua), a caligrafia também está intimamente ligada ao corpo, pois carrega em si os sinais de maior força ou delicadeza, rapidez ou lentidão, brutalidade ou leveza do momento de sua feitura.

(Adaptado de https://www.arnaldoantunes.com.br. Acessado em 12/07/2016.)

Em Caligrafia, o autor

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754011 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

No dia 21 de setembro de 2015, Sérgio Rodrigues, crítico literário, comentou que apontar no título do filme Que horas ela volta? um erro de português “revela visão curta sobre como a língua funciona”. E justifica:

“O título do filme, tirado da fala de um personagem, está em registro coloquial. Que ano você nasceu? Que série você estuda? e frases do gênero são familiares a todos os brasileiros, mesmo com alto grau de escolaridade. Será preciso reafirmar a esta altura do século 21 que obras de arte têm liberdade para transgressões muito maiores?

Pretender que uma obra de ficção tenha o mesmo grau de formalidade de um editorial de jornal ou relatório de firma revela um jeito autoritário de compreender o funcionamento não só da língua, mas da arte também.”

(Adaptado do blog Melhor Dizendo. Post completo disponível em http://www.melhordizendo.com/a-que-horas-ela-volta-em-que-ano-estamos-mesmo/. Acessado em 08/06/2016.)

Entre os excertos de estudiosos da linguagem reproduzidos a seguir, assinale aquele que corrobora os comentários do post.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754010 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Em depoimento, Paulo Freire fala da necessidade de uma tarefa educativa: “trabalhar no sentido de ajudar os homens e as mulheres brasileiras a exercer o direito de poder estar de pé no chão, cavando o chão, fazendo com que o chão produza melhor é um direito e um dever nosso. A educação é uma das chaves para abrir essas portas. Eu nunca me esqueço de uma frase linda que eu ouvi de um educador, camponês de um grupo de Sem Terra: pela força do nosso trabalho, pela nossa luta, cortamos o arame farpado do latifúndio e entramos nele, mas quando nele chegamos, vimos que havia outros arames farpados, como o arame da nossa ignorância. Então eu percebi que quanto mais inocentes, tanto melhor somos para os donos do mundo. (…) Eu acho que essa é uma tarefa que não é só política, mas também pedagógica. Não há Reforma Agrária sem isso.”

(Adaptado de Roseli Salete Galdart, Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais que escola. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 172.)

No excerto adaptado que você leu, há menção a outros arames farpados, como “o arame da nossa ignorância”. Trata-se de uma figura de linguagem para

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754009 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Enunciado 2911024-1

Na tira acima, o autor retoma um célebre lema retirado do Manifesto Comunista (1848), de Karl Marx e Friedrich Engels: “Operários do mundo, uni-vos!”.

Considerando os sentidos produzidos pela tirinha, é correto afirmar que nela se lê

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754008 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Além de escrever Dom Quixote das crianças, Monteiro Lobato também leva o “cavaleiro errante” para o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Lá na varanda Dom Quixote conversava com Dona Benta sobre as aventuras, e muito admirado ficou de saber que sua história andava a correr mundo; escrita por um tal de Cervantes. Nem quis acreditar; foi preciso que Narizinho lhe trouxesse a edição de luxo ilustrada por Gustavo Doré. O fidalgo folheou o livro muito atento às gravuras, que achou ótimas, porém falsas.

- Isso não passa duma mistificação! - protestou ele. – Esta cena aqui, por exemplo. Está errada. Eu não espetei este frade, como o desenhista pintou - espetei aquele lá.

- Isto é inevitável - disse Dona Benta. – Os historiadores costumam arranjar os fatos do modo mais cômodo para eles; por isto a História não passa de histórias.

(Adaptado de Monteiro Lobato, O Picapau Amarelo. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 18.)

Na cena narrada,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2754007 Ano: 2016
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

"A fúria do tirano, o terrorismo de Estado, a guerra, o massacre, o escravismo, o racismo, o fundamentalismo, o tribalismo, o nazismo, sempre envolvem alegações racionais, humanitárias, ideais, ao mesmo tempo que se exercem em formas e técnicas brutais, irracionais, enlouquecidas. Em geral, a fúria da violência tem algo a ver com a destruição do ‘outro’, ‘diferente’, ‘estranho’, com o que busca a purificação da sociedade, o exorcismo de dilemas difíceis, a sublimação do absurdo embutido nas formas da sociabilidade e nos jogos das forças sociais."

(Octávio Ianni,” A violência na sociedade contemporânea”, em Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 7, n. 12, p. 8, 2002.)

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas