Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1055230 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Os dinossauros não-aviários são, provavelmente, os vertebrados fósseis mais conhecidos, tendo surgido no Triássico Superior, há cerca de 230 milhões de anos, e dominado as faunas terrestres até sua extinção no final do Cretáceo (66 milhões de anos atrás). Os dinossauros não-aviários mais primitivos são registrados na Argentina, Brasil e Tanzânia. Em qual estado brasileiro esses fósseis foram registrados?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão leia o texto a seguir.

Gentileza gera gentileza

o título da coluna foi tomado emprestado dele, o próprio Gentileza. Gentileza foi um grande homem, com um grande legado e uma grande vida.

Passou a maior parte dela pregando a gentileza como um modo de existir. Depois que morreu, em 1996, velhinho, aos 79 anos, a Companhia de Limpeza Urbana do Rio cobriu seus escritos nas pilastras do viaduto do Caju com tinta cinza. Não podia ser mais simbólico. O apagamento de Gentileza gerou um movimento de reação chamado “Rio com gentileza”, que resgatou o livro urbano de Gentileza e propõe a gentileza como uma forma de estar no mundo.

É sério. Parece pouco. É muito. Faz uma enorme diferença. Quando somos maltratados em algum lugar, por alguém, isso já envenena o nosso dia. E desencadeia reações desencontradas em cadeia. Por outro lado, às vezes nem percebemos, mas a beleza de outro dia, nosso suspeito bom-humor num dia comum, começou lá atrás , quando alguém teve um gesto gentil, nos acolheu com simpatia, nos tratou bem. Seja o nosso chefe, o motorista do ônibus, o balconista da padaria. Faz bem para a vida ser tratado com gentileza. E um gesto gentil também desencadeia reações similares em cadeia. Gentileza, o profeta, tinha toda a razão quando respondia aos que o chamavam de maluco: “Maluco pra te amar, louco pra te salvar”.

Se cada um de nós fizer uma reconstituição mental do nosso dia, hoje mesmo, vai perceber que o pior dele foi causado porque não foram gentis conosco nem fomos gentis com os outros. Desde o bom dia que faltou, o por favor que não foi dito, a buzina desnecessária no trânsito, a cara fechada, o sorriso que economizamos, a ajuda que poderíamos ter dado e não demos, ou ainda a que não recebemos, o elogio que não veio, a crítica que deveria ter sido feita para somar, mas foi programada para massacrar, o veneno que escorreu da nossa boca e da dos outros. Uma soma de pequenos e desnecessários gastos de energia que só serviram para nos intoxicar.

Gentileza é o exercício cotidiano de vestir a pele do outro. É cuidar não de alguém, mas de qualquer um. Mesmo que ele não seja nosso parente, mesmo que seja um estranho. Cuidar por nada. Sem precisar de motivo. Cuidar por cuidar.

Por que algo tão essencial se tornou supérfluo? Porque gentileza não se consome, talvez. Não tem valor monetário. Não se ganha nada de material com ela. Também não custa nada.

Hoje, tratar mal as pessoas, marchar pelos corredores, fechar a cara, não dar bom dia e dizer coisas duras sem nenhum cuidado parece ser um atributo dos poderosos. Quase uma virtude. O conjunto de características que costuma cercar o poder é imediatamente incorporado pelos subordinados. Nessa lógica, há sempre alguém a quem não precisamos beneficiar, não com a nossa gentileza, porque gentileza não tem nada a ver com isso, mas a quem não precisamos beneficiar com a nossa bajulação.

Acho que ser gentil não é nada prosaico, é um ato de resistência diante de uma vida determinada por valores calculáveis: só faço tal coisa se ganhar algo em troca, seja dinheiro ou um dos muitos pequenos poderes ou um ponto a mais com quem manda. A gentileza vira essa lógica do avesso: sou gentil sem esperar nada em troca.

Gentileza não é mesmo algo que temos, é mais algo que somos. E que nos tornamos. Talvez o verdadeiro poder esteja naquele que pode dar sem esperar nada em troca. Como Gentileza.

Assim como inventaram um dia sem carro, acho que poderíamos criar um dia com gentileza. Não precisa ser uma campanha de massa, basta uma decisão interna, silenciosa, de cada um. Só para experimentar. Um dia só tentando ser gentil. Engolindo a palavra ríspida, calando a fofoca ainda no esôfago, olhando de verdade para as pessoas, escutando o que o outro tem a dizer, mesmo que não nos pareça tão interessante, sorrindo um pouco mais.

Pequenos gestos. Segurar o elevador, dar oi e dar tchau, não se atravessar na frente de ninguém nem sair correndo para ser o primeiro, ter paciência em vez de se irritar, elogiar um pouco mais, deixar passar o que não foi tão legal, mas também não foi tão grave e, quando a crítica for imprescindível, abusar da delicadeza. Um dia só, mesmo que seja apenas para experimentar algo diferente. Quem sabe o que pode acontecer?

Fonte: BRUM, E. Gentileza gera gentileza. Época, 05 out. 2009. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI96818-15230,00-GENTILEZA+GERA+GENTILEZA.html. (Adaptado)

Considerando os dados contextuais e as ideias defendidas no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055197 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O supercontinente Pangeia fragmentou-se no início da Era Mesozoica, formando duas grandes massas de terra, ao norte e ao sul, chamadas respectivamente, de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055169 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Em relação à curadoria paleontológica, considere as afirmações a seguir.

I - O livro de registro (tombo) da coleção científica paleontológica deve conter, obrigatoriamente, número de coleção, data de coleta, dados de procedência, unidade geológica, identificação taxonômica (sempre que possível) e observações.

II - O material fossilífero deve ser sempre preparado em campo; para isso, devem ser utilizados, no local de coleta, martelos percutivos, resinas acrílicas variadas, lupa e microscópio.

III - Em campo o material deve receber rotulagem, na qual devem constar, obrigatoriamente: localidade, unidade geológica, município, estado, país, data, nome dos coletores e observações.

Está(ao) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1039735 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Um projeto de exposição paleontológica deve levar em consideração uma série de questões, a fim de melhor transmitir o conhecimento sobre o patrimônio paleontológico. Com relação a exposições paleontológicas, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
992795 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Na moldagem de fósseis originais para confecção de réplicas de alta resolução, uma série de diferentes materiais e produtos químicos pode ser utilizada, EXCETO

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
992791 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Minerais e rochas são constituídos por elementos químicos, cujos átomos são arranjados em um núcleo composto por prótons e nêutrons, rodeado por uma nuvem de elétrons. Elementos com mesmo número atômico e diferente massa são chamados de isótopos, alguns dos quais são radiativos (elementopai), que se tornam estáveis pela perda de elétrons, radiação ou partículas beta, transformando-se em uma forma estável (elemento-filho). Esses elementos compõem um par, utilizado na datação absoluta de rochas e outros materiais. Qual dos pares abaixo NÃO é utilizado na datação absoluta?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Conta-se que a elaboração do Decreto Lei 4.146/ 1942 surgiu em decorrência de um encontro fortuito entre a comitiva presidencial brasileira e uma equipe de paleontólogos em atividade de coleta junto à margem de uma rodovia do país. Nessa ocasião, o paleontólogo chefe conseguiu sensibilizar o Presidente da República sobre a importância científica dos fósseis e a necessidade de sua preservação por meio de legislação específica. Quem eram, respectivamente, o paleontólogo chefe e o Presidente da República?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
981680 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe a figura.

Enunciado 2833256-1

Fonte: POUGH, F. Harvey; HEISER, John B.; MCFARLAND,

William N. A vida dos vertebrados. 2. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 1999. p. 57. (Adaptado)

O cladograma apresenta as principais linhagens de Dinosauria, subdividido em dois grandes grupos: Ornitísquios e Saurísquios. Essas denominações correspondem a aspectos anatômicos no esqueleto desses animais e referem-se, respectivamente, a

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
977687 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A escala do tempo geológico prevê que todo o tempo, desde a formação da Terra até hoje, é subdividido em unidades de hierarquia diferentes, chamadas éons, eras, períodos, andares e idades. Associe as eras geológicas à esquerda aos seus correspondentes períodos ou andares geológicos à direita.

(1) Era Cenozoica
(2) Era Mesozoica
(3) Era Paleozoica

( ) Jurássico
( ) Carbonífero
( ) Paleógeno
( ) Cretáceo
( ) Ordoviciano
( ) Neógeno

Assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas