Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

A partir do que dispõe o Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1039696 Ano: 2015
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Um produtor quer iniciar uma criação de aves coloniais e precisa projetar o seu sistema produtivo. Entre outras variáveis, ele precisa saber o tamanho do galpão, do piquete e a quantidade de ração a ser comprada para um lote de 1000 aves. Considerando que o galpão deve ser projetado para alojar oito aves por metro quadrado, que o piquete deve conter seis metros quadrados para cada ave alojada e que a conversão alimentar dessas aves é de 2,5 e o ganho de peso médio de cada ave é de 2kg, desconsiderando mortalidade e descarte, qual deve ser a área do galpão, do piquete e quanto de ração deve ser comprada para esse lote, respectivamente?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A partir do que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa INCORRETA quanto aos seus deveres fundamentais.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1039689 Ano: 2015
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Em relação à Lei n. 9784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, considere as afirmações a seguir.

I → A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, devendo revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

II → Das decisões administrativas cabe recurso tão somente em razão da sua legalidade.

III → É impedido de atuar em processo administrativo o servidor que tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau.

IV → Somente poderão ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilícitas, impertinentes, desnecessárias ou protelatórias.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1039684 Ano: 2015
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O pH é o fator que mais afeta a composição da solução do solo, visto que pode ser alterado pelo homem com a calagem. A análise da acidez do solo é realizada pela interpretação dos valores de pH em água e pela porcentagem da saturação da CTCpH7,0 por bases e da CTCefetiva por alumínio. Esses resultados são obtidos através de análises emitidas pelo laboratório de análise de solo. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
992768 Ano: 2015
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Na corrente , a agricultura é praticada da forma mais integrada possível com o ambiente natural, imitando a composição espacial das plantas encontradas em florestas naturais. Envolve plantas semipermanentes e permanentes e inclui a atividade produtiva dos animais. Considera os aspectos paisagísticos e energéticos na elaboração e manutenção dos policultivos. Utiliza a compostagem, os ciclos fechados de nutrientes, o paisagismo e a arquitetura integrados. Não há tecnologia adequadas ou próprias, mas tecnologias apropriadas. A comunidade tem determinada importância e deve ser autossustentável e autossuficiente, produzindo seus alimentos, implementos e serviços, sem a existência de capital. A comercialização deve ser feita pela troca de produtos e de serviços.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
977700 Ano: 2015
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O controle de plantas daninhas consiste na adoção de práticas que resultam na redução da infestação, mas não necessariamente na sua completa eliminação ou erradicação. Práticas como rotação de culturas, adoção de sistemas de semeadura direta e aumento nos resíduos de cobertura vegetal são enquadradas em que método de controle de plantas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
972154 Ano: 2015
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Com relação à cultura do arroz irrigado, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
972120 Ano: 2015
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O manejo adequado do leitão na maternidade é de fundamental importância para o desenvolvimento do suíno até o abate. Dentre as técnicas adotadas no manejo do leitão lactente, considere as afirmações a seguir.

I → A ingestão do colostro deve ocorrer nas primeiras horas de vida, pois seis horas após o parto a absorção de imunoglobulinas é significativamente reduzida.

II → A limpeza e secagem do leitão imediatamente após o nascimento são importantes para, entre outras coisas, desobstruir as vias nasais e minimizar as perdas de calor do recém-nascido.

III → A aplicação de ferro no leitão deve ocorrer imediatamente após o parto, pois o leite da porca é deficiente desse mineral, o que causa anemia ferropriva nos leitões.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
972116 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

A resposta húngara à crise de refugiados e o velho dilema europeu

A crise humanitáriaI) representada pelo maior afluxo de refugiados deslocando-se da Ásia e da África com destino ao continente europeu desde a Segunda Guerra Mundial ganhou recentemente um capítulo à parte – aliás, dos mais dramáticos – escrito pelas autoridades húngaras. O tratamento conferido aos refugiados que tentavam atravessar a fronteira do país rumo à Áustria e à Alemanha alarmou boa parte da comunidade internacional pelas cenas explícitas de xenofobiaI).

Segundo o chanceler austríaco, Werner Faymann, a política húngara para conter os imigrantes desperta a recordação do período mais sombrio do continente. Sem rodeios, Faymann comparou as medidas de seu colega húngaro, o primeiro-ministro Viktor Orbán, às adotadas pelo Nazismo. Já o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, classificou como escandalosa e contrária aos valores da União Europeia a política húngara para os refugiados.

Dentre as cenas chocantesII) que repercutiram em todo o mundo, estão o arremesso de sanduíches para abrigados num acampamento fronteiriço em péssimas condiçõesII); a construção de uma cerca de arame de 175 km ao longo da fronteira com a Sérvia; mulheres e crianças sendo atacadas com canhões de água e gás lacrimogêneo nessa mesma fronteira; além do encerramento de milhares de pessoas nas estações de trem, cuja expectativa de partir em direção a outros países transformou- se em tortura.

A agressão da cinegrafista húngara que chutou um homem sírio que corria com uma criança no colo foi, sem dúvida, um ato pessoal, mas dentro do contexto de um ambiente hostil, onde o “de fora” não tem vez.

Para Faymann, essa hostilidade deve-se ao fato de o governo húngaro enxergar o refugiado como um migrante econômico. De fato, o refugiado que transita pela Hungria é visto como ameaça à estabilidade e à segurança, mas, antes de mais nada, é tratado como inimigo.

Quando o premiê húngaro declara que a imigração vai destruir a identidade cristã da Europa, para além da ironia de se justificar tal defesa praticando justamente o oposto daquilo que é a base do ideal da cristandade, ou seja, o acolhimento, a fraternidade e a solidariedade, percebe-se que ele já elegeu seus inimigos. Quando aprova o tratamento dado pela polícia aos refugiados, chamando-os de “rebeldes”, deixa claro que parte de uma lógica beligerante – a de que é preciso combater o inimigo e destruí-lo, se necessário for.

De acordo com o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Raad al-Hussein, a resposta húngara a esta crise está violando o direito internacional, em particular o Pacto de Direitos Civis e Políticos, a Convenção de Refugiados de 1951 e a Convenção contra a tortura.

Raad al-Hussein lembra que a Europa precisa fazer um esforço maior do que simplesmente acomodar refugiados; pois, embora os Estados tenham o direito de proteger suas fronteiras e decidir sobre as condições de entrada e permanência no seu território, também são obrigados a respeitar os direitos humanos dos refugiados e o direito humanitário internacional.

É notórioIII) que não só a Hungria, mas a Europa, em geral, se vê ameaçada pelos estrangeiros, pelo custo que acredita que eles possam representar para a sociedade europeia, especialmente num momento de vulnerabilidade econômica e de desemprego. Mas há contrapontos importantíssimos – e é necessário que sejam ressaltados –, como o da Islândia.

Não só o Estado mas a sociedade islandesa se propôs a acolher imigrantes refugiados em suas próprias casas. Trata-se de uma nação cuja sociedade se caracteriza por ser mais moderna, solidária, contemporânea e democrática. E uma sociedade democrática não se caracteriza só pela defesa de liberdades, mas também pela visão de mundo de que democracia pressupõe solidariedade social.

Em termos democráticos, as sociedades mais maduras tendem a acolher, enquanto as mais atrasadas e autoritárias tentem a rejeitar e excluir. Essa é a disputa presente na Europa ainda hoje. No velho continente, berço do Iluminismo e do Nazismo, surgiram a democracia contemporânea, a ideia de direitos humanos, mas também o fascismo e o Holocausto. O antigo dilema europeu entre uma sociedade iluminada e democrática e uma sociedade autoritária e obscura persiste.

Resta saber se esta, que é vista como a mais grave crise humanitária desde a Segunda Guerra, irá consolidar a Europa como farol democrático da humanidade, ou se o velho mundo acabará recaindo, como periodicamente recai, em regimes autoritários, fascistas, excludentes e genocidas.

Fonte: SERRANO, Pedro E. A resposta húngara à crise de refugiados e o velho dilema europeu.
Disponível em: http:///www.cartacapital.com.br/ internacional/a-resposta-hungara-a-crise-de-refugiados-e-o-velho-
dilema-europeu-9197.html. Acesso em: out. 2015. (Adaptado)

Em relação ao ponto de vista defendido pelo autor, considere as afirmativas a seguir.

I → O emprego dos termos “crise humanitária” e “cenas explícitas de xenofobia” evidencia a avaliação do autor diante do tratamento concedido pelo governo húngaro aos refugiados.

II → O uso da estratégia de exemplificação, no terceiro parágrafo, visa à validação da tese por meio da apresentação de fatos que, no contexto, buscam envolver emocionalmente o leitor, como se verifica em “cenas chocantes” e “péssimas condições”.

III → A expressão “É notório” ratifica o posicionamento do autor do texto em relação aos refugiados e à crise econômica da Europa.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas