Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2452190 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A leucorredução dos hemocomponentes não está indicada para

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder a questão, leia os parágrafos introdutórios de um artigo de Charles Kirschbaum, professor e pesquisador do Instituto Ensino e Pesquisa (Insper), nas áreas de teoria organizacional, redes sociais e estratégia.

PROTESTOS NÃO SÃO PLANOS

Enunciado 2745421-1

Uma das ideias mais centrais nos protestos atuais nas cidades brasileiras é a constituição em “rede”. Por trás dessa ideia, vem de carona um pacote de significados. A primeira ideia que surge é a de “horizontalidade” –– em uma “rede”, predominam as conexões horizontais, os contatos informais, a influência e a persuasão. Em contraste, nas estruturas “hierárquicas”, onde as relações são verticais e predomina o comando, existe a formalidade. A segunda ideia que vem à mente é a fluidez das informações. Em uma “rede”, entende-se que as informações fluam de forma livre, sem barreiras. Já em estruturas hierárquicas, como as organizações burocráticas, as informações são cuidadosamente filtradas, bloqueadas e resguardadas. Finalmente, em uma organização hierárquica, observam-se fronteiras rígidas. É sempre possível identificar quem pertence a ela e quem está fora. Em uma rede, a inclusão é entendida como universal.

Para muitos, um dos maiores atrativos dos movimentos atuais é justamente a característica de ‘rede’. (...) Através das mídias sociais, ambiciona-se a formação espontânea de uma rede que articule os cidadãos, sem discriminações por origem social, geográfica ou partidária e em torno de um bem comum: a reforma de antigas estruturas –– a começar pela “caixa preta” dos transportes públicos.

Disponível em <http://www.pagina22.com.br/index.php/2013/07/protestos-nao-sao-planos/>. Acesso em 02 de agosto de 2013. (adaptado)

Para responder à questão, considere a oração destacada a seguir.

–– em uma “rede”, predominam as conexões horizontais, os contatos informais, a influência e a persuasão.

A organização linguística da oração evidencia que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2451980 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

No caso de realizar-se um transplante de medula óssea, as células natural killer e os linfócitos T do doador podem ajudar na destruição de focos de células tumorais e de restos do sistema imunológico do receptor após o transplante. Para que isso aconteça será necessário

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2451813 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Das principais medidas de diagnóstico e tratamento na eventualidade de transfusão incompatível, assinale a INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder, leia o texto destacado a seguir.

TEXTO 01

STENDHAL E NÓS

Luiz Antônio de Assis Brasil

É conhecida a história do jovem protagonista de A Cartuxa de Parma, romance publicado em 1839, de Stendhal. Fabrizio del Dongo, inexperiente, admirador de Napoleão, vê-se inscrito no exército do Grande Corso e, depois de peripécias românticas, vê-se envolvido num tremendo episódio bélico sob o comando do General Ney, assiste a mortes cruéis e é ferido na coxa por uma lança, do que se cura sem problemas.

A partir daí, como diz seu criador literário, Fabrizio se tornou outro homem, "...tanto que fez reflexões profundas sobre as coisas que lhe aconteceram. Deixara de ser uma criança, exceto por uma coisa: o que ele assistira foi uma batalha? e em segundo lugar, essa batalha foi Waterloo?". Quer dizer: ele estivera no maior combate do século 19, aquele que causou a derrota final de Napoleão, aquele que abriu caminho para o redesenho geopolítico da Europa e, no entanto, só bem depois é que Fabrizio ficou sabendo disso.

Ante tudo o que acontece em nosso país e nosso Estado –– e no mundo, aliás –– os cidadãos, embaraçados e muitas vezes sufocados pela culpa e duvidando de sua própria inteligência, sentem que estão perante um momento histórico, do qual não haverá volta e que poderá transformar o mundo, mas cujas ações, métodos e finalidades ainda não estão claras. Talvez seja da essência das manifestações de rua justamente essa não clareza imediata. Sem sucesso, tentamos aplicar paradigmas cartesianos para entendê-las. Do governo espera-se a agilidade e a lucidez para estabelecer pontes de diálogo, pois somente o diálogo permanente e aberto pode traçar ações para responder às perguntas voláteis das ruas; voláteis, mas nem por isso menos idôneas. Talvez esteja na errância propositiva a principal marca do movimento, mas essa é uma explicação pela rama.

Só daqui a algum tempo saberemos, de maneira completa, o que nos ocorre hoje. Tal como Fabrizio del Dongo, estamos em meio a uma batalha –– e, em alguns momentos, batalha literal –– da qual sairemos, todos, com algumas lesões, mas seguramente mais sábios. E não precisaremos pensar em Waterloo.

Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/07/luiz-antonio-de-assis-brasilstendhal- e-nos-4200795.html>. Acesso em 16 de julho de 2013. (adaptado)

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações sobre o seguinte fragmento:

e, depois de peripécias românticas, vê-se envolvido num tremendo episódio bélico sob o comando do General Ney, assiste a mortes cruéis e é ferido na coxa por uma lança, do que se cura sem problemas.

( ) Em num tremendo episódio bélico, o emprego do artigo indefinido introduz no texto a primeira referência a um conhecido fato histórico.

( ) Em assiste a mortes cruéis, o emprego da preposição decorre de o verbo assumir o sentido de presenciar.

( ) Em é ferido na coxa por uma lança, o emprego da voz passiva auxilia a coesão por manter Fabrizio como o mesmo sujeito gramatical que o das outras orações do fragmento.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2450934 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe o seguinte caso: paciente com 60 anos de idade foi submetido à avaliação médica e não apresentou sintomas. Ao exame físico: normal. Exames laboratoriais revelaram pequena elevação da glicose e uma eletroforese de proteínas com um pico monoclonal de 3,2 g, que revelou ser de IgG. Na punção medular, foram encontradas células plasmáticas atípicas = 15%. A ressonância magnética de esqueleto não revelou lesões. Dosagem de cálcio normal. Hemoglobina 13g/dL. Função renal normal.

Considerando essas informações, qual a conduta clínica nesse caso?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2450926 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O diagnóstico da crise blástica na leucemia mieloide crônica pode ser feito quando

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2450016 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A primeira medida a ser observada na abordagem de pacientes com refratariedade plaquetária é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2449933 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Na mielodisplasia, qual o limite de idade para propor o transplante de medula óssea, caso não haja comorbidade importante?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2449799 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O monitoramento da Doença Residual Mínima (DRM) no prognóstico da leucemia linfocítica aguda, na infância e na adolescência, é o fator de maior força prognóstica. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas