Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2483906 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre elementos de máquinas, analise as afirmativas a seguir.
I. Cavilha é um elemento de fixação que une duas peças não articuladas entre si.
II. Rolamentos radiais impedem o deslocamento no sentido transversal ao eixo e também suportam cargas axiais.
III. O cabo do velocímetro de uma moto é um exemplo de um eixo-árvore flexível.
IV. Em um cabo de aço, o passo é a distância entre dois pontos de um fio em torno da alma desse cabo.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O viajante clandestino
Mia Couto
– Não é arvião. Diz-se: avião.
O menino estranhou a emenda de sua mãe. Não mencionava ele uma criatura do ar? A criança tem a vantagem de estrear o mundo, iniciando outro matrimônio entre as coisas e os nomes. Outros a elas se assemelham, à vida sempre recém-chegando. São os homens em estado de poesia, essa infância autorizada pelo brilho da palavra.
– Mãe: avioneta é a neta do avião?
– Vamos para a sala de espera, ordenou a mãe.
Ela lhe admoestou, prescrevendo juízo. Aquilo era um aeroporto, lugar de respeito. A senhora apontou os passageiros, seus ares graves, soturnos. O menino mediu-se com aquele luto, aceitando os deveres do seu tamanho. Depois, se desenrolou do colo materno, fez sua a sua mão e foi à vidraça. Espreitou os imponentes ruídos, alertou a mãe para um qualquer espanto. Mas a sua voz se afogou no tropel dos motores.
Eu assistia a criança. Procurava naquele aprendiz de criatura a ingenuidade que nos autoriza a sermos estranhos num mundo que nos estranha. Frágeis onde a mentira credencia os fortes.
Seria aquele menino a fratura por onde, naquela toda frieza, espreitava a humanidade? No aeroporto eu me salvava da angústia através de um exemplar da infância.
O menino agora contemplava as traseiras do céu, seguindo as fumagens, lentas pegadas dos instantâneos aviões. Ele então se fingiu um aeroplano, braços estendidos em asas. Descolava do chão, o mundo sendo seu enorme brinquedo. E viajava por seus infinitos, roçando as malas e as pernas dos passageiros entediados. Até que a mãe debitou suas ordens. Ele que recolhesse a fantasia, aquele lugar era pertença exclusiva dos adultos.
– Te ajeita. Estamos quase partindo.
– Então vou me despedir do passaporteiro.
A mãe corrigiu em dupla dose. Primeiro, não ia a nenhuma parte. Segundo, não se chamava assim ao senhor dos passaportes. Mas só no presente o menino se deixava calar. Porque, em seu sonho, mais adiante, ele se proclama:
– Quando for grande quero ser passaporteiro.
E ele já se antefruía, de farda, dentro do vidro. Ele é que autorizava a subida aos céus.
– Vou estudar para migraceiro.
– Tá doido, filho. Fica quieto.
O garoto guardou seus jogos, contido. Que criança, neste mundo, tem vocação para adulto?
Saímos da sala para o avião. Chuviscava. O menino seguia seus passos quando, na lisura do asfalto, ele viu o sapo. Encharcado, o bicho saltiritava. Sua boca, maior que o corpo, traduzia o espanto das diferenças. Que fazia ali aquele representante dos primórdios, naquele lugar de futuros apressados?
O menino parou, observador, cuidando os perigos do batráquio. Na imensa incompreensão do asfalto, o bicho seria esmagado por cega e certeira roda.
– Mãe, eu posso levar o sapo?
A senhora estremeceu de horror. Olhou envergonhada, pedindo desculpas aos passantes. Então, começou a disputa. A senhora obrigava o braço do filho, os dois se teimavam. Venceu a secular maternidade. O menino, murcho como acento circunflexo, subiu as escadas, ocupou seu lugar, ajeitou o cinto.
Do meu assento eu podia ver a tristeza desembrulhando líquidas miçangas no seu rosto. Fiz-lhe sinal, ele me encarou de soslado. Então, em seu rosto se acendeu a mais grata bandeira de felicidade. Porque do côncavo de minhas mãos espreitou o focinho do mais clandestino de todos os passageiros.
Disponível em: <http://jardimdasdelicias.blogs.sapo.pt/277137.html>.
[Adaptado] Acesso em: 8 abr. 2014.
Glossário
Admoestar – repreender branda e benevolamente
Antefruir – usufruir antecipadamente
Batráquio – anfíbio
Debitar suas ordens – anunciar, proclamar suas regras
Fumagem – fumaça
Soslado – lado, oblíquo
Soturno – aspecto triste, taciturno
Tropel – grande ruído
Com base no Texto e na norma padrão escrita, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2482972 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre sistemas hidráulicos, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2481032 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre manutenção industrial, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2481031 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
No diagrama de fases apresentado abaixo é possível identificar um conjunto importante de informações dos aços e ferros fundidos e seus constituintes microestruturais e prever possíveis propriedades e aplicações. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.
Enunciado 2758699-1
I. No diagrama ferro-carbono (Fe-C) há vários pontos invariantes, sendo que um deles corresponde ao microconstituinte denominado ledeburita, o qual possui cerca de 4,3 % em peso de C. Neste ponto eutetoide do diagrama Fe-C coexistem austenita, cementita e líquido.
II. Tanto os aços quanto os ferros fundidos são ligas ferrosas contendo carbono em diferentes percentuais. Os ferros fundidos tipicamente apresentam mais de 2,0 % em peso de C, enquanto os aços normalmente têm menos de 1,3 % em peso de C, o qual está presente predominantemente na forma de cementita.
III. A ferrita é uma solução sólida intersticial de carbono em ferro com solubilidade muito baixa. Já na austenita o teor de carbono (em peso) no ferro apresenta solubilidade sólida máxima próxima a 0,76 % a 727 °C.
IV. Os cristais de ferro alfa são CCC e, portanto, apresentam fator de empacotamento atômico (FEA = 0,68) inferior ao do ferro gama CFC (FEA = 0,74). Ainda assim, a solubilidade do carbono no ferro alfa é muito menor do que na austenita, visto que os espaços vazios para alojar os átomos de carbono na austenita estão espacialmente mais bem distribuídos.
V. Cementita é um carbeto de ferro encontrado em maiores teores nos aços perlíticos que nos aços hipereutetoides.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479778 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre desenho técnico e as normas em vigência, analise as afirmativas a seguir.
I. A designação completa de uma escala deve consistir da palavra “ESCALA”, seguida da relação, podendo ser somente de redução ou ampliação.
II. De acordo com a norma específica, roscas incompletas ou a parte além do limite de comprimento útil da rosca não devem ser mostradas,
exceto quando representam uma necessidade funcional.
III. De acordo com as normas vigentes, a figura a é utilizada quando um furo de centro pode permanecer na peça acabada; a figura b é utilizada quando não pode haver furo de centro na peça acabada; e a figura c é utilizada quando um furo de centro é necessário na peça acabada.
Enunciado 2741645-1
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2478775 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
Uma viga retangular (base b e altura h) bi-apoiada de comprimento L é submetida a um carregamento do tipo carga concentrada de intensidade P, situada a uma distância 2/3 L do apoio fixo. O momento fletor máximo e a tensão máxima que atuam na viga, respectivamente, são:
Enunciado 2726533-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2478063 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em relação aos ensaios mecânicos de materiais de engenharia, analise as afirmativas abaixo.
I. O ensaio de impacto é amplamente utilizado para se determinar a TTDF (temperatura de transição dúctil-frágil) do alumínio, temperatura abaixo da qual o material, mesmo tendo sido avaliado como dúctil em um ensaio estático, pode fraturar de modo frágil sob condições de restrição de deformação.
II. O ensaio de fluência é conduzido pela aplicação de uma carga ou tensão constante – no regime elástico – ao corpo de prova, a uma temperatura constante acima de 0,4 da temperatura de fusão absoluta, que resulta tipicamente em uma curva de deformação plástica em três estágios distintos.
III. No ensaio de tração a inclinação da curva tensão-deformação na região elástica, juntamente com o conhecimento do respectivo coeficiente de Poisson, permite calcular a rigidez torsional do material (frente a tensões cisalhantes).
IV. O ensaio não destrutivo por ultrassom baseia-se na reflexão sofrida pela energia sonora quando da passagem por descontinuidades ou defeitos existentes em peças. Para monitorar processos de corrosão interna em tubulações e dutos, porém, possui pouca sensibilidade para detectar defeitos inferiores a 5 mm.
V. O ensaio de dureza Rockwell consiste em aplicar uma pirâmide de base quadrada de diamante na superfície do material a ser avaliado; a medida é feita a partir do uso de um relógio comparador, facilitando a leitura.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2477144 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre sistemas pneumáticos, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2477094 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
Uma bomba deve levar água para um desnível de 30 metros, fazendo uso de uma rede de dutos cuja perda de carga é proporcional a 2Q2. A bomba instalada possui uma curva característica dada por H = 60 + 15Q - 9Q2. Determine a vazão de funcionamento da instalação, em m3/h, se forem usadas duas bombas em série, onde H é a altura manométrica (mca) e Q é a vazão (m3/h).
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas