Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2497207 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A trefilação de metais refere-se a um processo de conformação mecânica.
Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2497039 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre ventiladores, analise as afirmativas abaixo.
I. Ventiladores centrífugos possibilitam a movimentação eficaz de grandes vazões de ar com grande variação de pressão.
II. Ventiladores axiais possibilitam a movimentação eficaz de pequenas vazões de ar com grande variação de pressão.
III. Ventiladores Sirocco apresentam ângulo de pás > 90º, sendo, portanto, do tipo pás para trás.
IV. Os ventiladores do tipo pás para frente apresentam a maior eficiência dentre os ventiladores centrífugos.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2496257 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Relativamente às aplicações dos diversos materiais de engenharia, analise as afirmativas abaixo.
I. Os ferros fundidos cinzentos são materiais que possuem veios de grafita livre na microestrutura, resultando em materiais de boa dureza, resistência à abrasão, absorção de vibrações e estabilidade dimensional, facilitando sua usinagem. São de uso corrente na fabricação de carcaças de motores e suportes para equipamentos, assim como na indústria automobilística.
II. Alguns metais, como o titânio, formam uma camada de óxido extremamente aderente à superfície, que gera um potencial efetivo catódico, impedindo a corrosão. Adicionando-se elementos de liga, como alumínio e vanádio, é possível aumentar também a sua resistência mecânica à temperatura ambiente, porém em prejuízo desta propriedade na faixa de temperatura de 150 ºC a 500 ºC.
III. A estabilidade térmica de polímeros está relacionada à sua resistência ao calor, podendo ser expressa em termos da temperatura na qual tem início uma modificação química no material, como fragmentação de cadeias, oxidação ou até mesmo reticulação.
IV. Bronze é a denominação dada a uma série de ligas metálicas que têm o cobre como base, sendo que a adição de estanho em teores entre 5 % e 25 % em peso resulta em ligas de maior resistência do que a do cobre comercialmente puro dependente do teor de estanho. Essas ligas podem ser classificadas como comuns, fosforosos e especiais.
V. Para aplicações a altas temperaturas (> 650 ºC), aços inoxidáveis austeníticos, superligas à base de níquel ou cobalto são opções aceitáveis. Acima de 1000 °C, entretanto, somente cerâmicas (óxidas, carbetos etc.) podem ser empregadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2495941 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
Um compressor centrífugo utilizado em máquinas industriais, quando operando em regime permanente e com vazão mássica de 1,85 kg/s, produz uma variação na entalpia do gás da ordem de 3,85 kJ/kg. A eficiência do compressor é da ordem de 90 %. Calcule a potência exigida pelo motor elétrico para operar esse equipamento, supondo que o escoamento é adiabático.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O viajante clandestino
Mia Couto
– Não é arvião. Diz-se: avião.
O menino estranhou a emenda de sua mãe. Não mencionava ele uma criatura do ar? A criança tem a vantagem de estrear o mundo, iniciando outro matrimônio entre as coisas e os nomes. Outros a elas se assemelham, à vida sempre recém-chegando. São os homens em estado de poesia, essa infância autorizada pelo brilho da palavra.
– Mãe: avioneta é a neta do avião?
– Vamos para a sala de espera, ordenou a mãe.
Ela lhe admoestou, prescrevendo juízo. Aquilo era um aeroporto, lugar de respeito. A senhora apontou os passageiros, seus ares graves, soturnos. O menino mediu-se com aquele luto, aceitando os deveres do seu tamanho. Depois, se desenrolou do colo materno, fez sua a sua mão e foi à vidraça. Espreitou os imponentes ruídos, alertou a mãe para um qualquer espanto. Mas a sua voz se afogou no tropel dos motores.
Eu assistia a criança. Procurava naquele aprendiz de criatura a ingenuidade que nos autoriza a sermos estranhos num mundo que nos estranha. Frágeis onde a mentira credencia os fortes.
Seria aquele menino a fratura por onde, naquela toda frieza, espreitava a humanidade? No aeroporto eu me salvava da angústia através de um exemplar da infância.
O menino agora contemplava as traseiras do céu, seguindo as fumagens, lentas pegadas dos instantâneos aviões. Ele então se fingiu um aeroplano, braços estendidos em asas. Descolava do chão, o mundo sendo seu enorme brinquedo. E viajava por seus infinitos, roçando as malas e as pernas dos passageiros entediados. Até que a mãe debitou suas ordens. Ele que recolhesse a fantasia, aquele lugar era pertença exclusiva dos adultos.
– Te ajeita. Estamos quase partindo.
– Então vou me despedir do passaporteiro.
A mãe corrigiu em dupla dose. Primeiro, não ia a nenhuma parte. Segundo, não se chamava assim ao senhor dos passaportes. Mas só no presente o menino se deixava calar. Porque, em seu sonho, mais adiante, ele se proclama:
– Quando for grande quero ser passaporteiro.
E ele já se antefruía, de farda, dentro do vidro. Ele é que autorizava a subida aos céus.
– Vou estudar para migraceiro.
– Tá doido, filho. Fica quieto.
O garoto guardou seus jogos, contido. Que criança, neste mundo, tem vocação para adulto?
Saímos da sala para o avião. Chuviscava. O menino seguia seus passos quando, na lisura do asfalto, ele viu o sapo. Encharcado, o bicho saltiritava. Sua boca, maior que o corpo, traduzia o espanto das diferenças. Que fazia ali aquele representante dos primórdios, naquele lugar de futuros apressados?
O menino parou, observador, cuidando os perigos do batráquio. Na imensa incompreensão do asfalto, o bicho seria esmagado por cega e certeira roda.
– Mãe, eu posso levar o sapo?
A senhora estremeceu de horror. Olhou envergonhada, pedindo desculpas aos passantes. Então, começou a disputa. A senhora obrigava o braço do filho, os dois se teimavam. Venceu a secular maternidade. O menino, murcho como acento circunflexo, subiu as escadas, ocupou seu lugar, ajeitou o cinto.
Do meu assento eu podia ver a tristeza desembrulhando líquidas miçangas no seu rosto. Fiz-lhe sinal, ele me encarou de soslado. Então, em seu rosto se acendeu a mais grata bandeira de felicidade. Porque do côncavo de minhas mãos espreitou o focinho do mais clandestino de todos os passageiros.
Disponível em: <http://jardimdasdelicias.blogs.sapo.pt/277137.html>.
[Adaptado] Acesso em: 8 abr. 2014.
Glossário
Admoestar – repreender branda e benevolamente
Antefruir – usufruir antecipadamente
Batráquio – anfíbio
Debitar suas ordens – anunciar, proclamar suas regras
Fumagem – fumaça
Soslado – lado, oblíquo
Soturno – aspecto triste, taciturno
Tropel – grande ruído
Com base no Texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às asserções abaixo.
( ) Em Não mencionava ele uma criatura do ar? o sujeito da oração não está em ordem direta.
( ) O sufixo utilizado pelo menino ao criar as palavras “passaporteiro” e “migraceiro” tem a mesma função que o sufixo utilizado para formar as palavras “cabeleireiro” e “nevoeiro”.
( ) As palavras “matrimônio”, “fratura” e “miçangas” estão empregadas com sentido conotativo.
( ) Ao criar as palavras “arvião” e “avioneta”, o menino o faz por meio do processo de derivação parassintética.
( ) Em Vou estudar para migraceiro. a perífrase verbal poderia ser substituída por um verbo no futuro do subjuntivo sem provocar alterações no significado da frase.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494907 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre geradores de vapor, analise as afirmativas abaixo.
I. Nas caldeiras flamotubulares, os tubos evaporadores são fixados aos espelhos por meio de solda ou alargamento (mandrilamento).
II. A pressão máxima de trabalho admissível (PMTA) tem valor ligeiramente superior ao da pressão de teste hidrostático.
III. A transferência de calor por radiação entre a fornalha e o sistema de tiragem de uma caldeira é calculada pela equação Q = m*c*ΔT.
IV. Nas caldeiras pirotubulares, os gases de combustão trocam calor com a água que circula pelo interior dos tubos, provocando o superaquecimento do vapor presente no separador de líquido.
V. Nas caldeiras aquatubulares, os gases da combustão, ao passar pelo interior dos tubos evaporadores, trocam calor com a água, provocando sua evaporação.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494792 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Considere as afirmativas abaixo em relação ao ensaio de resistência à fadiga de componentes mecânicos metálicos.
I. A flexão rotativa emprega amostras de seção transversal circular, nas quais a superfície é sujeita a um momento fletor que provoca esforços normais alternantes.
II. Tratamentos termoquímicos, eliminação de cantos vivos e bom acabamento superficial favorecem o aumento da vida sob fadiga.
III. Em um ambiente corrosivo, a curva S-N é deslocada para valores de tensão mais baixos para um determinado número de ciclos, de tal modo que a corrosão-fadiga pode ser descrita como a falha de um metal sob a ação combinada de uma tensão cíclica atuante em ambiente corrosivo.
IV. A dispersão de valores para um dado carregamento em ligas de alumínio é bem limitada, sendo que cinco amostras normalmente são suficientes para a determinação de um ponto da curva limite de vida sob fadiga. Como apresentam limite de endurecimento, essas ligas dispensam o uso de modelos estatísticos no emprego em engenharia.
V. O limite de vida sob fadiga para aços normalmente equivale a 3/4 da tensão de resistência obtida em um ensaio estático.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494097 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
Calcule o raio crítico de isolamento de uma tubulação de cobre com parede fina usada para transportar um fluido a uma temperatura de Ti = 15 ºC. O material do isolamento possui um coeficiente de transferência de calor por convecção (he) em sua superfície externa de 10 W/(m2.K) e condutividade térmica (k) de 0,1 W/(m.K). Assuma que a taxa de transferência de calor por unidade de comprimento para capas cilíndricas é dada pela equação
!$ q'=\dfrac {Tamb–T_i} {R_{total}} !$ e que as resistências térmicas de condução e convecção são, respectivamente,
!$ R_{cond} = {\large {In {\large {r \over r_{int}}} \over 2 \pi k}} !$ !$ e !$ !$ R_c = \dfrac {1} {2 \pi rh_e} !$, onde !$ r_{int} !$ é o raio da tubulação.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2493154 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre trocadores de calor, meios de transmissão de calor e isolamento térmico, analise as afirmativas abaixo.
I. O trocador de calor do tipo casco-tubo é o mais utilizado em processos que necessitam de grandes áreas para trocas de calor, altas pressões e altas temperaturas de trabalho.
II. As chicanas internas de um trocador do tipo casco-tubo têm função de suportar os tubos, direcionar o escoamento do fluido externo aos tubos e melhorar a transferência de calor, além de evitar zonas mortas.
III. Se a condutância de um determinado material for baixa, sua resistividade será igualmente baixa e, portanto, este material poderá ser caracterizado como isolante térmico. Caso o material tenha características refletivas, a condição anterior (isolamento térmico) será potencializada.
IV. Conforme a figura abaixo, a relação entre a parcela de energia que deixa a superfície 1 e aquela que atinge a superfície 2 é denominada fator de forma e pode ser utilizada somente para superfícies negras, desde que a radiação envolvida no processo seja do tipo difusa.
Enunciado 3028323-1
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2492941 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre processos de soldagem, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas