Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2496879 Ano: 2014
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre a estrutura e o funcionamento da UFSC, considere as afirmativas abaixo.
I. Os cursos de especialização e aperfeiçoamento destinam-se a graduados em nível superior e conferem grau acadêmico.
II. Em uma reunião do Conselho Universitário, na falta ou impedimento do presidente ou seu substituto legal, a presidência será exercida pelo chefe de gabinete.
III. Nos órgãos suplementares haverá lotação de pessoal docente quando necessário.
IV. O Conselho de Unidade é o órgão máximo deliberativo e consultivo da administração das unidades universitárias.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O viajante clandestino
Mia Couto
– Não é arvião. Diz-se: avião.
O menino estranhou a emenda de sua mãe. Não mencionava ele uma criatura do ar? A criança tem a vantagem de estrear o mundo, iniciando outro matrimônio entre as coisas e os nomes. Outros a elas se assemelham, à vida sempre recém-chegando. São os homens em estado de poesia, essa infância autorizada pelo brilho da palavra.
– Mãe: avioneta é a neta do avião?
– Vamos para a sala de espera, ordenou a mãe.
Ela lhe admoestou, prescrevendo juízo. Aquilo era um aeroporto, lugar de respeito. A senhora apontou os passageiros, seus ares graves, soturnos. O menino mediu-se com aquele luto, aceitando os deveres do seu tamanho. Depois, se desenrolou do colo materno, fez sua a sua mão e foi à vidraça. Espreitou os imponentes ruídos, alertou a mãe para um qualquer espanto. Mas a sua voz se afogou no tropel dos motores.
Eu assistia a criança. Procurava naquele aprendiz de criatura a ingenuidade que nos autoriza a sermos estranhos num mundo que nos estranha. Frágeis onde a mentira credencia os fortes.
Seria aquele menino a fratura por onde, naquela toda frieza, espreitava a humanidade? No aeroporto eu me salvava da angústia através de um exemplar da infância.
O menino agora contemplava as traseiras do céu, seguindo as fumagens, lentas pegadas dos instantâneos aviões. Ele então se fingiu um aeroplano, braços estendidos em asas. Descolava do chão, o mundo sendo seu enorme brinquedo. E viajava por seus infinitos, roçando as malas e as pernas dos passageiros entediados. Até que a mãe debitou suas ordens. Ele que recolhesse a fantasia, aquele lugar era pertença exclusiva dos adultos.
– Te ajeita. Estamos quase partindo.
– Então vou me despedir do passaporteiro.
A mãe corrigiu em dupla dose. Primeiro, não ia a nenhuma parte. Segundo, não se chamava assim ao senhor dos passaportes. Mas só no presente o menino se deixava calar. Porque, em seu sonho, mais adiante, ele se proclama:
– Quando for grande quero ser passaporteiro.
E ele já se antefruía, de farda, dentro do vidro. Ele é que autorizava a subida aos céus.
– Vou estudar para migraceiro.
– Tá doido, filho. Fica quieto.
O garoto guardou seus jogos, contido. Que criança, neste mundo, tem vocação para adulto?
Saímos da sala para o avião. Chuviscava. O menino seguia seus passos quando, na lisura do asfalto, ele viu o sapo. Encharcado, o bicho saltiritava. Sua boca, maior que o corpo, traduzia o espanto das diferenças. Que fazia ali aquele representante dos primórdios, naquele lugar de futuros apressados?
O menino parou, observador, cuidando os perigos do batráquio. Na imensa incompreensão do asfalto, o bicho seria esmagado por cega e certeira roda.
– Mãe, eu posso levar o sapo?
A senhora estremeceu de horror. Olhou envergonhada, pedindo desculpas aos passantes. Então, começou a disputa. A senhora obrigava o braço do filho, os dois se teimavam. Venceu a secular maternidade. O menino, murcho como acento circunflexo, subiu as escadas, ocupou seu lugar, ajeitou o cinto.
Do meu assento eu podia ver a tristeza desembrulhando líquidas miçangas no seu rosto. Fiz-lhe sinal, ele me encarou de soslado. Então, em seu rosto se acendeu a mais grata bandeira de felicidade. Porque do côncavo de minhas mãos espreitou o focinho do mais clandestino de todos os passageiros.
Disponível em: <http://jardimdasdelicias.blogs.sapo.pt/277137.html>.
[Adaptado] Acesso em: 8 abr. 2014.
Glossário
Admoestar – repreender branda e benevolamente
Antefruir – usufruir antecipadamente
Batráquio – anfíbio
Debitar suas ordens – anunciar, proclamar suas regras
Fumagem – fumaça
Soslado – lado, oblíquo
Soturno – aspecto triste, taciturno
Tropel – grande ruído
Com base no Texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às asserções abaixo.
( ) Em Não mencionava ele uma criatura do ar? o sujeito da oração não está em ordem direta.
( ) O sufixo utilizado pelo menino ao criar as palavras “passaporteiro” e “migraceiro” tem a mesma função que o sufixo utilizado para formar as palavras “cabeleireiro” e “nevoeiro”.
( ) As palavras “matrimônio”, “fratura” e “miçangas” estão empregadas com sentido conotativo.
( ) Ao criar as palavras “arvião” e “avioneta”, o menino o faz por meio do processo de derivação parassintética.
( ) Em Vou estudar para migraceiro. a perífrase verbal poderia ser substituída por um verbo no futuro do subjuntivo sem provocar alterações no significado da frase.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2495074 Ano: 2014
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre as indenizações devidas ao servidor, de acordo com a Lei n. 8.112/90 e suas alterações, identifique se as seguintes assertivas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Constituem indenizações ao servidor: ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia.
( ) A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 2 (dois) meses.
( ) Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.
( ) A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida integralmente, mesmo quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede.
( ) O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494978 Ano: 2014
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Douglas McGregor centrou seus estudos na relação entre o sucesso da organização e sua capacidade de prever e controlar o comportamento humano. Suas experiências levaram-no a desenvolver o conceito de que as estratégias de liderança são influenciadas pelas crenças do líder acerca da natureza humana. Para ilustrar sua descoberta, construiu duas teorias contrastantes, conhecidas como teorias X e Y.
A respeito das teorias X e Y, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494904 Ano: 2014
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
De acordo com a Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, considere as afirmativas abaixo.
I. É dispensável a licitação quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
II. Nos casos em que couber a modalidade convite, a Administração poderá utilizar a modalidade concurso e, em qualquer caso, a modalidade tomada de preços.
III. Constitui motivo para rescisão do contrato o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
IV. O contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494491 Ano: 2014
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
De acordo com a Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os bens imóveis da Administração Pública cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento poderão ser alienados por ato da autoridade competente.
( ) As licitações serão efetuadas no local onde se situar a repartição interessada, salvo por motivo de interesse público, devidamente justificado, impedindo assim a habilitação de interessados residentes ou sediados em outros locais.
( ) Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
( ) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
( ) Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494485 Ano: 2014
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A respeito do provimento de cargo público constantes na Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, preencha as lacunas da coluna 2 de acordo com a coluna 1.
Coluna 1 Coluna 2
I. Posse ( ) É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
II. Readaptação ( ) Dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
III. Reversão ( ) É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo.
IV. Reintegração ( ) É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
V. Recondução ( ) É o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria ou no interesse da administração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2493670 Ano: 2014
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
De acordo com a Lei n. 8.112/90 e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2493653 Ano: 2014
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à gestão de recursos humanos nas organizações.
( ) Sistema de pontos é um procedimento quantitativo de avaliação de tarefas que determina o valor do salário calculando os pontos totais atribuídos ao cargo.
( ) Em geral, as faixas salariais são divididas em uma série de níveis que permitem aos funcionários receber aumentos até a classificação máxima para a faixa, com base no mérito ou no tempo de serviço ou em uma combinação de ambos.
( ) Pagamento variável consiste na vinculação do pagamento a alguma medida do desempenho individual, de grupo ou da organização.
( ) Contaminação de critério consiste em um dos problemas na avaliação de desempenho, em que aspectos do desempenho real do funcionário não são medidos.
( ) A rotatividade de funcionários refere-se à frequência com que estes se ausentam do trabalho, aspecto que tem impacto direto nos processos de planejamento e recrutamento de pessoal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2493086 Ano: 2014
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em relação à estrutura e aos princípios da Administração Pública, marque F para falso e V para verdadeiro em cada uma das afirmativas a seguir.
( ) Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.
( ) De acordo com o artigo 37 da Constituição Federal de 1988, a administração pública deverá obedecer aos princípios da impessoalidade, eficiência, legalidade, publicidade e moralidade.
( ) O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado e Senado Federal.
( ) Com base na Lei n. 9.784/99, a administração pública obedecerá, dentre outros princípios, aos da proporcionalidade, contraditório e motivação.
( ) A Administração Indireta é o conjunto de entidades com personalidade jurídica própria que, vinculadas à respectiva Administração Direta, têm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas