Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1322307 Ano: 2009
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, a partir do final do século XX, não é mais aceitável a afirmação de que conteúdos gerais não possam ser profissionalizantes. Uma sólida formação geral tem sido reconhecida como um requisito para a qualificação profissional. Essa constatação deve-se
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1322193 Ano: 2009
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre questões cruciais para a educação. Ao se perguntar para que educar? A favor de quem? O que e como ensinar? Uma Teoria Crítica em educação se caracteriza pela
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1322064 Ano: 2009
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
A Orientação Educacional é entendida como um processo, contínuo, dinâmico e sistemático. Deve estar integrada ao currículo escolar e entender o aluno como um ser global. Baseado nos preceitos da gestão democrática (LDB 9394/96), é papel do Orientador Educacional
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1322045 Ano: 2009
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Compromisso em elaborar um contexto mais geral, no qual as disciplinas em contato são, por sua vez, modificadas e passam a depender claramente umas das outras, ocorrendo intercâmbios mútuos e recíprocas interrogações, e equilíbrio de forças nas relações estabelecidas. O ensino possibilita que o aprendizado seja transferido do contexto em questão para outros contextos a fim de detectar, analisar e solucionar novos problemas. Essa forma de abordar os conteúdos e as disciplinas é caracterizada pela
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321818 Ano: 2009
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Os índices de fracasso escolar no Brasil atingem patamares impressionantes. Presume-se que, de uma amostra de 100 alunos matriculados na 1ª série, apenas 3% (três alunos) vão concluir o ensino fundamental sem nenhuma repetência. Diferentes discursos podem ser identificados, nas últimas décadas, tentando explicar esse fenômeno. Entre eles, podemos destacar:
I) a psicologia diferencial, de grande significação das décadas de 1940 e 1950, explicava as diferenças pela raça e pelo sexo, tendo a psicometria alcançado forte prestígio.
II) a partir da década de 1960, com o movimento social das minorias, o foco das explicações deslocou-se para os aspectos culturais, dando surgimento às teorias da “privação” ou “carência”, que pretendiam “compensar as faltas” que a criança carregava.
III) na década de 1980, com a incorporação da teoria reprodutivista, surge uma nova compreensão do fracasso que identifica a exclusão da criança dita “não-dotada”, ou “geneticamente” pouco inteligente, relacionada com a condição de classe social das crianças das classes populares.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321749 Ano: 2009
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
A Escola Nova é uma das correntes pedagógicas mais influentes no campo da Didática no Brasil. A Escola Nova, inspirada na pedagogia ativa ou didática ativa, pressupõe vários dos princípios abaixo listados. Aquele que diverge dos pressupostos escola novistas é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321729 Ano: 2009
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Paulo Freire, considerado representante da Educação Libertadora e da Pedagogia do Oprimido, defende
I) a perspectiva da educação bancária, acreditando que os oprimidos primeiro precisam aprender a cultura dominante, para somente depois aprender sua própria cultura.
II) a perspectiva de uma educação que parta da própria cultura do educando para, a partir desta, construir um processo de aprendizagem crítica.
III) a idéia de que é desejável aprender a ler sem aprender a ler o mundo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321698 Ano: 2009
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Uma das tentativas de superação do fracasso escolar da escola básica no Brasil tem sido a organização do ensino fundamental em ciclos, principalmente, nas séries iniciais. Muitas cidades e estados têm adotado políticas educacionais nesse sentido. Associado a isso, muitos educadores defendem a reorganização curricular no sentido de articular um currículo mais integrado, que busque uma dinâmica para além das disciplinas. Dentre as alternativas abaixo,
I) Método de palavras geradoras
II) Pedagogia de projetos
III) Pedagogia das competências
É(são) coerente(s) com essa perspectiva curricular,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321657 Ano: 2009
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Libâneo divide as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. As correntes de cunho liberal são a Pedagogia Tradicional, a Escola Nova e o Tecnicismo, as quais estão associadas, respectivamente:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321447 Ano: 2009
Disciplina: Português
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
O desafio de criar novas regras
"A falta de normas globais sobre privacidade na internet tem consequências nefastas. Perdem os
indivíduos, que não sabem se
seus dados estão seguros. E há também incerteza nos negócios"
Eric Schmidt
À medida que a era da informação avança, as tecnologias que a alimentam se tornam mais úteis e sofisticadas. As oportunidades são imensas. Mas esses avanços às vezes nos fazem sentir como peixes num aquário digital. Câmeras registram nossas compras e nossas viagens. Celulares seguem nossos movimentos. E-mails deixam rastros de nossas conversas. As últimas tendências da internet – blogs, redes sociais e sites para a troca de vídeos – nos levam um passo adiante. Com um clique no mouse, é possível compartilhar quase tudo – fotografias, vídeos, e os pensamentos mais íntimos – com quase todos. Por isso, é fundamental definir novas regras em torno do tema privacidade, para regular um mundo cada vez mais transparente. E, quando digo novas regras, não quero dizer necessariamente novas leis. A autorregulação com frequência funciona melhor que a legislação, sobretudo em mercados altamente competitivos nos quais as pessoas podem trocar de serviço simplesmente digitando algumas letras num computador.
O mercado de buscas é um bom exemplo. Sites como o Google mantêm registros das pesquisas dos clientes. Por que guardar essas informações? Há vários motivos, mas os mais importantes são melhorar nosso serviço e manter a segurança de nossos sistemas. Quando alguém digita "David Bekam" e o Google pergunta "Você quis dizer: David Beckham", essa correção é o resultado da análise dos registros deixados pelos usuários. Da mesma forma, quanto maior for o entendimento de nossos engenheiros sobre os diferentes padrões de pesquisa que ocorrem no site, mais chance teremos de combater fraudes e páginas falsas criadas para influenciar os resultados da busca. No Google há pessoas dedicadas ao estudo do comportamento dos usuários. Nosso objetivo é entender o que fazem, saber do que gostam e assim lhes oferecer melhores produtos e serviços. Compreendemos que nem todos se sentirão confortáveis em compartilhar conosco esse tipo de informação. E é por isso que acreditamos que dar escolha aos clientes é fundamental.
É claro que a legislação tem lugar no estabelecimento de regras mínimas de privacidade. Por enquanto, contudo, a maioria das nações não possui nenhum tipo de regra para proteção de dados. Onde existe legislação, ela é tipicamente emaranhada. A falta de normas globais sobre privacidade na internet tem consequências nefastas. Perdem os indivíduos, que não sabem se seus dados estão seguros – onde quer que estejam armazenados. Há também incerteza nos negócios. Como uma empresa global, por exemplo, sabe qual padrão de proteção de dados aplicar em cada mercado no qual opera? Por isso, o Google advoga uma abordagem nova do tema da privacidade – e pede mais coordenação da comunidade internacional.
A velocidade e a escala da revolução digital são tão grandes que poucos ainda lembram como era a vida antes de podermos nos comunicar ou buscar informações 24 horas por dia, sete dias por semana. Também os benefícios desse novo mundo são de tal magnitude que quem quer que se recorde de nosso passado analógico não gostaria de voltar a ele. Encaramos uma tarefa dupla: aumentar a confiança das pessoas na internet prevenindo abusos e fomentando inovações. Critérios universais de proteção da privacidade são essenciais para atingir esses objetivos. Pela prosperidade econômica, pela boa governança e pela liberdade individual, devemos acelerar nossos esforços para implementá-los.
*Eric Schmidt é presidente do Google Revista Veja, 12 de agosto de 2009
Tomando como base as ideias apresentadas no texto, leia as afirmativas abaixo.
I) A maioria das nações já possui regras mínimas sobre privacidade na internet, mas são necessárias normas globais.
II) A autorregulação frequentemente é mais eficaz do que a legislação em se tratando dos serviços oferecidos pela internet.
III) Sites como o Google mantêm registros de pesquisas dos clientes com o principal objetivo de melhorar seus serviços e manter a segurança de seus usuários.
Está(ão) correta(s)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas