Magna Concursos

Foram encontradas 65 questões.

1825881 Ano: 2019
Disciplina: Matemática
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

Em um hospital, o estoque de soro fisiológico é suficiente para 8 dias, com o seguinte esquema de aplicação: 30 pacientes por dia, 24 gotas por minuto, durante 2 horas para cada paciente. Foi sugerido um novo esquema de aplicação de soro fisiológico: 40 pacientes por dia, 18 gotas por minuto, durante 1 hora para cada paciente. Se o novo esquema for adotado, o estoque do hospital será suficiente para:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1825880 Ano: 2019
Disciplina: Matemática
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

Uma loja faz uma promoção para vender seus produtos de três maneiras distintas:

1. Leve 3 e pague 2.

2. Leve 5 e pague 3.

3. Comprando mais que 5 unidades do mesmo produto, receba 25% de desconto no preço da unidade a partir da sexta unidade.

Para comprar 15 unidades do mesmo produto, a opção mais barata é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1825879 Ano: 2019
Disciplina: Matemática
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

Em um hospital, no fim de semana, ficam de plantão três médicos e quatro enfermeiros. Para um determinado procedimento é necessária uma equipe com dois médicos e dois enfermeiros. Quantas equipes diferentes podem ser formadas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1816698 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

TEXTO 3
PRIORIDADES

Muito do que gastamos (e nos desgastamos) nesse consumismo feroz podia ser negociado com a gente mesmo(d): uma hora de alegria em troca daquele sapato. Uma tarde de amor em troca da prestação do carro do ano; um fim de semana em família em lugar daquele trabalho extra que está me matando e ainda por cima detesto.

Não sei se sou otimista demais, ou fora da realidade(a). Mas, à medida que fui gostando mais do meu jeans, camiseta e mocassins, me agitando menos, querendo ter menos, fui ficando mais tranquila e mais divertida. Sapato e roupa simbolizam bem mais do que isso que são: representam uma escolha de vida, uma postura interior(c).

Nunca fui modelo de nada, graças a Deus. Mas amadurecer me obrigou a fazer muita faxina nos armários da alma e na bolsa também. Resistir a certas tentações é burrice; mas fugir de outras pode ser crescimento, e muito mais alegria(b).

Cada um que examine o baú de suas prioridades, e faça a arrumação que quiser ou puder. Que seja para aliviar a vida, o coração e o pensamento – não para inventar de acumular ali mais alguns compromissos estéreis e mortais.”

Lya Luft
Disponível em: contioutra.com/prioridades-uma-cronica-de-lya-luft. Acesso em: 3/9/2019.

O título do texto se sustenta nos excertos a seguir, EXCETO:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1813338 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

TEXTO 2

Caderno de Sábado – O senhor fala faz muito tempo em inteligência coletiva e em coletivos inteligentes. Vê-se, entretanto, que as redes sociais podem ser utilizadas para o bem e para o mal, por exemplo, para disseminar ideias radicais e extremistas. Pode-se falar de uma inteligência coletiva do mal e da internet como um instrumento também a serviço da estupidez e da barbárie universais?

Lévy – Falo em inteligência coletiva para enfatizar e estimular o aumento das capacidades cognitivas em geral, sem fazer juízo de valor. Refiro-me ao aumento da memória coletiva, ao crescimento das possibilidades de gestão e de criação de redes e das oportunidades de aprendizagem em sistemas de cooperação, com acesso universal a informações e dados. Acredito que esse aspecto é inegável e que todos os atores intelectuais e sociais responsáveis deveriam utilizar essas novas possibilidades na educação, na gestão do conhecimento, nas empresas e nas deliberações políticas democráticas. É preciso inserir a internet na longa série que passa pela invenção da escrita e do impresso. Trata-se de um considerável ganho na capacidade humana de tratamento das operações simbólicas. O núcleo dessa capacidade, contudo, é a linguagem, que existe desde sempre e não depende de qualquer tecnologia em particular. Graças à linguagem existem a arte, a cultura, a religião, os valores e a complexidade das instituições econômicas, sociais e políticas. Mas falar de linguagem significa também falar em mentira e manipulação. Falar em valores significa falar em bem e mal, belo e feio. É absurdo imaginar que um instrumento que aumenta os poderes da linguagem em geral pudesse favorecer somente a verdade, o bem e o belo. É preciso sempre perguntar: verdadeiro para quem? Belo para quem? Bem para quem? O verdadeiro vem do diálogo aberto aos diversos pontos de vista. Direi até mais do que isso: se tentássemos transformar a internet numa máquina de produzir somente a verdade, o belo e o bem, só chegaríamos a um projeto totalitário, de resto, sempre fadado ao fracasso.

Caderno de Sábado – Nas redes sociais, a violência verbal é enorme. As pessoas insultam-se, ofendem-se e dividem-se, cada vez mais, em direita e esquerda, bons e maus, os meus e os teus. Há jornalistas que fecham os seus blogs aos comentários de leitores saturados de posts racistas e de ameaças de todos os tipos. Essa é ainda uma etapa de aprendizagem dos recursos de interação disponíveis?

Lévy – Se alguém me insulta ou me envia coisas chocantes no twitter ou num blog, eu bloqueio e ponto final. Certo é que nunca teremos uma humanidade perfeita. Em contrapartida, o usuário da internet não é um intelectual menor de idade. Ele tem em mãos um grande poder, mas tem também grandes responsabilidades a cumprir. O problema, sobretudo para os professores, consiste em educar esses utilizadores da internet. É preciso ensinar a estabelecer prioridades, a atrair a atenção, a fazer uma escolha justa e uma análise crítica das fontes às quais nos conectamos. Temos de prestar atenção na cultura daqueles com quem nos conectamos e precisamos aprender a identificar as narrativas feitas e as suas contradições. Essa é a nova “digital literacy” (alfabetização digital): tornar-se responsável.

Caderno de Sábado – A internet já mudou a nossa maneira de pensar, de ler e de organizar a nossa construção mental do saber?

Lévy – Isso é inegável. O acesso imediato a dicionários, enciclopédias, entre as quais a Wikipédia, livros (gratuitos ou pagos), vídeos educativos e outros dispositivos colocou à disposição de todos o equivalente a imensas bibliotecas. Além disso, podemos ser assinantes de incontáveis sites especializados e contatar redes de pessoas interessadas nos mesmos assuntos para construir saberes de modo colaborativo. O desenvolvimento de novos tipos de rede de colaboração na pesquisa ou na educação (os famosos MOOC – Curso Online Aberto e Massivo, “Massive Open Online Course”) são a prova clara e definitiva disso que estou sustentando nesta resposta.

Caderno de Sábado – Tem uma canção brasileira famosa que diz, “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. Depois da internet, somos os mesmos e vivemos como nossos pais ou nos separamos deles?

Lévy – A condição humana fundamental não muda. O que muda é a nossa cultura material e intelectual. O nosso potencial de comunicação multiplicou-se e distribuiu-se no conjunto da sociedade. A percepção do mundo que nos cerca aumentou e tornou-se mais precisa. A nossa memória cresceu. A nossa capacidade de análise de situações complexas a partir de massas de dados vai, em breve, transformar a nossa relação com o meio ambiente biológico e social. [...] Nós somos sempre os mesmos, mas mudamos.

Disponível em: https://biblioo.cartacapital.com.br/pierre-levy/. Acesso em: 3/9/2019.

A construção da argumentação na resposta do entrevistado é realizada por meio de diferentes estratégias. Analise as proposições a seguir:

I – “Acredito que esse aspecto é inegável e que todos os atores intelectuais e sociais responsáveis deveriam utilizar essas novas possibilidades na educação, na gestão do conhecimento, nas empresas e nas deliberações políticas democráticas.” => A construção indica a expressão de um ponto de vista.

II – “É preciso sempre perguntar: verdadeiro para quem? Belo para quem? Bem para quem?” => A construção expressa o sentido de uma necessidade.

III – “Direi até mais do que isso: se tentássemos transformar a internet numa máquina de produzir somente a verdade, o belo e o bem, só chegaríamos a um projeto totalitário, de resto, sempre fadado ao fracasso.” => A construção sugere uma negação da afirmação anterior.

IV – “Se alguém me insulta ou me envia coisas chocantes no twitter ou num blog, eu bloqueio e ponto final. Certo é que nunca teremos uma humanidade perfeita. Em contrapartida, o usuário da internet não é um intelectual menor de idade.” => A construção indica uma ideia de assertividade.

V – “O desenvolvimento de novos tipos de rede de colaboração na pesquisa ou na educação (os famosos MOOC – Curso Online Aberto e Massivo, “Massive Open Online Course”) são a prova clara e definitiva disso que estou sustentando nesta resposta.” => A construção evidencia uma ideia de comparação.

Assinale a alternativa em que as análises NÃO estão corretas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1813094 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

Amostras biológicas podem ser submetidas a processos de coloração para posterior análise microscópica. Entre os métodos de coloração, é bastante utilizado o HE (mistura dos corantes hematoxilina e eosina). A hematoxilina é básica e cora estruturas celulares em azul/roxo/violeta. Já a eosina é ácida e cora estruturas celulares em vermelho/rosa. Considerando essa fundamentação, assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1812915 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

TEXTO 3
PRIORIDADES

Muito do que gastamos (e nos desgastamos) nesse consumismo feroz podia ser negociado com a gente mesmo: uma hora de alegria em troca daquele sapato. Uma tarde de amor em troca da prestação do carro do ano; um fim de semana em família em lugar daquele trabalho extra que está me matando e ainda por cima detesto.

Não sei se sou otimista demais, ou fora da realidade. Mas, à medida que fui gostando mais do meu jeans, camiseta e mocassins, me agitando menos, querendo ter menos, fui ficando mais tranquila e mais divertida. Sapato e roupa simbolizam bem mais do que isso que são: representam uma escolha de vida, uma postura interior.

Nunca fui modelo de nada, graças a Deus. Mas amadurecer me obrigou a fazer muita faxina nos armários da alma e na bolsa também. Resistir a certas tentações é burrice; mas fugir de outras pode ser crescimento, e muito mais alegria.

Cada um que examine o baú de suas prioridades, e faça a arrumação que quiser ou puder. Que seja para aliviar a vida, o coração e o pensamento – não para inventar de acumular ali mais alguns compromissos estéreis e mortais.”

Lya Luft
Disponível em: contioutra.com/prioridades-uma-cronica-de-lya-luft. Acesso em: 3/9/2019.

No texto “Prioridades”, Lia Luft trata das relações de consumo para:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O Regimento Geral da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estabelece que o Departamento é a menor fração da estrutura universitária para todos os efeitos de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal. A administração de cada Departamento será exercida pela Chefia do Departamento e pela Assembleia Departamental. Sobre os Departamentos da UFLA, assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1741624 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

Em um laboratório de bioquímica, são utilizados diversos materiais, cujas funções são dadas a seguir:

I – Filtração a vácuo.

II – Separação de líquidos não miscíveis.

III – Contagem de células, hemácias e leucócitos.

IV – Impedir a absorção de água pelas amostras sólidas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das funções com seus respectivos materiais:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1739080 Ano: 2019
Disciplina: Matemática
Banca: UFLA
Orgão: UFLA

João possui um carro com motor flex e ouviu dizer que esses motores são mais econômicos, quando o combustível é uma mistura com 40% de gasolina e 60% de etanol. Ao abastecer, colocou 20 litros de gasolina e 30 litros de etanol e no tanque já havia 10 litros de gasolina. O que João se esqueceu é de que nossa gasolina já contém 27% de etanol. Portanto, no tanque de seu carro, a percentagem de etanol ficou em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas