Magna Concursos

Foram encontradas 62 questões.

2471352 Ano: 2013
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFLA
Orgão: UFLA
São consideradas operações periculosas, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2469187 Ano: 2013
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFLA
Orgão: UFLA
As Diretrizes Sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho da OIT – Organização Internacional do Trabalho (Fundacentro, 2005) estabelecem a documentação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho – SST. Quanto a essa documentação, é CORRETO afirmar que são itens pertinentes a ela:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2469166 Ano: 2013
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFLA
Orgão: UFLA
Em uma marcenaria, o Técnico de Segurança do Trabalho mediu o nível de pressão sonora emitido por duas máquinas, individualmente. Sabendo que as máquinas funcionam continuamente durante toda a jornada de 8 horas de trabalho de seus operadores e que cada máquina emitia 79 dB(A) de pressão sonora. Assinale a alternativa que representa a classificação da atividade, com base no anexo nº I da NR15, descrito abaixo.
Anexo nº 1 – NR15
LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE
Enunciado 3195293-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O valor da expressão !$ \large{ (0,01)(0,05) \sqrt{20 \, 000}+(\large{1 \over 2})^{- \large{1 \over 2}} \over \sqrt {1 - \large{1 \over 9}}} !$ é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2468958 Ano: 2013
Disciplina: Matemática
Banca: UFLA
Orgão: UFLA
Uma norma de segurança de uma companhia de serviço de eletricidade recomenda que o ângulo !$ θ !$ entre uma escada e a superfície horizontal do solo deve estar entre 60º e 72º, conforme a figura:
Enunciado 3194702-1
Um eletricista que possui uma escada de 7 metros de comprimento e que observa a norma de segurança pode utilizar essa escada para acessar alturas entre:
(Considere sen 60º = 0,87 e sen 72º = 0,95)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2468893 Ano: 2013
Disciplina: Matemática
Banca: UFLA
Orgão: UFLA
Um setor de uma universidade possui 6 vagas de estacionamento. Há 1 300 carros na universidade em um dado dia e, desses, 13 pertencem a pessoas com necessidades especiais. Supondo que todos os carros tenham a mesma probabilidade de estacionar em qualquer uma dessas vagas, a probabilidade de que as 6 vagas sejam simultaneamente ocupadas por carros de pessoas com necessidades especiais é aproximadamente de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Leia o texto 1 para responder a questão.
TEXTO 1
ÉTICA PÚBLICA: ESVOAÇANTE E SEM POUSO
Antonio Semeraro Rito Cardoso
Já há consenso de que a gestão da ética na administração pública é fator indispensável para a efetividade das políticas públicas. Diversos instrumentos foram criados com esse objetivo, como a Comissão de Ética Pública, o Código de Conduta da Alta Administração, dos Agentes Públicos da Presidência e Vice-Presidência e do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, entre outros.
A primeira reflexão que somos levados a fazer refere-se ao porquê de tantos instrumentos para tratar do mesmo assunto. Com certeza, isso ocorre tanto pela inexistência de consenso acerca do que é ético, como pelo próprio anseio social em ter interlocutores éticos e justos.
Dessa forma, paira no ar a “aeticidade” em que se discutem os padrões éticos de conduta e a ética no serviço público, sem que a ética pouse em algum lugar como condicionante do comportamento de políticos, executivos, governantes e gerentes. Complexos, comportamentos éticos não se garantem por meio de códigos de conduta, castrações de direitos ou punições de desvios. A própria ciência que estuda quais são os deveres dos administradores públicos como guardiões do bem público-coletivo, não consegue explicar o desmoronamento das condutas éticas. Isso ocorre porque ética refere-se à essência dos atos humanos e tem como objeto a moralidade desses atos, variável num contínuo que vai da bondade à malícia de comportamentos humanos. Todo pensamento ético gravita em torno de duas questões fundamentais: o bem ou o mal. Assim, ética diz respeito aos valores humanos em que o humano do ser se sobrepõe ao ser humano.
É possível perceber que são os valores predominantes na sociedade brasileira e em seus governantes e políticos os fatores determinantes da qualidade dos serviços públicos. Ilusões e esperanças têm se desmoronado e é possível distinguir três fatores responsáveis por isso.
Antes de tudo, destaque-se que cada um carrega consigo mesmo uma hierarquia abstrata de valores que orienta suas escolhas. Pode colocar no ápice da cadeia hierárquica a solidariedade, a comunhão, o interesse público ou, em vez disso, a rivalidade ostensiva, o individualismo exacerbado e o interesse pessoal. Em segundo lugar, possui uma visão, mais ou menos esquemática, das forças em competição, avaliando as que se sintonizam com seus valores e rejeitando e se opondo às que deles se afastam. Esses dois fatores são condicionados por um terceiro: o fluxo de informações que se registram no cérebro humano. A globalização da informação pode conduzir à desinformação na medida em que a agilidade e a rapidez desse fluxo, além de sua quantidade em prejuízo da qualidade, levem administradores públicos a filiar-se a forças destruidoras de seus valores, impedindo sua realização.
Valores se constroem, destroem e reconstroem em movimento incessante e dinâmico. Nesse processo, urge estancar o processo de destruição dos valores éticos na administração pública. Pousem eles definitivamente em nosso chão, tarefa de todos, e não só de um ou de determinados segmentos da sociedade.
Essa tarefa implica ousadia, coragem, vontade política firme, inclusão social, práticas gerenciais transformadoras, descentralização de poder e, sobretudo, preservação de valores éticos. Queremos causar perplexidade para que o leitor, principalmente se lida com a coisa pública, perceba seu papel como protagonista de mudanças na administração pública, olhando e garantindo o humano do ser, principalmente quando o seu humano pode se contrapor ao humano de outro. Isso significa, portanto, que a ética vai se impor mais por um movimento interno das pessoas do que por meio de regras ou instrumentos de trabalho. O que importa é o uso desses instrumentos, preservando o humano. Só assim se finca a ética, deixando de pairar esvoaçante.
2005. Ano 2 . Edição 17 - 1/12/2005
https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=789:catid=28&Itemid=23 (Adaptado)
No texto, a palavra “finca” assume o sentido de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2468419 Ano: 2013
Disciplina: Direito do Trabalho
Banca: UFLA
Orgão: UFLA
No que se refere às Atividades Insalubres ou Perigosas, como definido no artigo 189 da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2468289 Ano: 2013
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFLA
Orgão: UFLA
De acordo com as Diretrizes Sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho da OIT – Organização Internacional do Trabalho (Fundacentro, 2005), as medidas preventivas e de proteção devem ser implementadas de acordo com uma ordem de prioridade. Algumas ações para o controle de riscos são enumeradas abaixo:
1 – Eliminar o fator de risco (perigo) e riscos.
2 – Reduzir ao mínimo os fatores de risco (perigos) e riscos, por meio da concepção de sistemas seguros de trabalho que compreendam medidas administrativas de controle.
3 – Controlar o fator de risco (perigo) e risco na fonte, com a adoção de medidas de controle de engenharia ou medidas organizacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA de prioridade das medidas preventivas e de proteção, observando o exposto acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2468260 Ano: 2013
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFLA
Orgão: UFLA
Sobre as fases do controle de perdas, segundo (TAVARES, 1996), é CORRETO afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas