Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

182513 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Os conventos franciscanos construídos no Brasil “[...] caracterizam-se por uma organização espacial muito adequada ao nosso clima, à trama dos núcleos urbanos onde surgiram e, no que respeita à topografa e à paisagem [...]” Zanini (1983, p. 140). Sobre esses conventos é INCORRETO afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182512 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
NÃO é ação de faceamento
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182511 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182510 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:

Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:

I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.

IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.

É CORRETO o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182509 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Sobre a higienização de obra de arte, é INCORRETO afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182508 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:

Um pigmento é uma substância que passa o seu efeito de cor a outro material, quer quando misturado a ele, quer quando aplicado como uma camada fina sobre uma superfície. Um pigmento:

I. deve ser um pó macio e de granulometria fina.

II. deve ser insolúvel no médium em que é utilizado.

III. deve resistir à ação da luz solar e mudar de cor, sob condições às quais a pintura em que o pigmento foi aplicado pode geralmente estar exposta.

IV. deve ser quimicamente móvel e não se alterar quando misturado com outros materiais, ou quando exposto à atmosfera.

V. deve ter o grau apropriado de opacidade ou transparência para ajustar-se ao propósito para o qual foi concebido.

É CORRETO o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182507 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Em uma escultura, geralmente, as camadas de policromia de um estofamento são constituídas por
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182444 Ano: 2017
Disciplina: Artes Visuais
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Sobre as imagens de vulto, é INCORRETO afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182443 Ano: 2017
Disciplina: Artes Visuais
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:

Analise as afirmativas a seguir sobre técnicas pictóricas:

I. O óleo é uma técnica pictórica em que se utiliza a mistura de um ou mais pigmentos em pó, em dispersão ou dissolvidos em um óleo secante, a que se acrescenta, geralmente, um aditivo e que resulta em uma pasta pictórica de consistência oleosa.

II. O guache é uma mistura de pigmentos com aglutinante aquoso, a que se juntou uma proporção grande de pigmentos inertes, de forma a se obter uma pasta pictórica consistente, e com poder de cobertura, cuja principal qualidade é a transparência.

III. A tinta acrílica constitui-se, geralmente, por uma dispersão de polímeros acrílicos em um solvente orgânico misturado a pigmentos, que pode ser diluída em água, mas, uma vez seca, forma uma película forte e flexível, solúvel em água.

IV. A técnica mista compreende o uso conjunto de duas ou mais técnicas pictóricas ou artísticas, na produção de um quadro.

É CORRETO o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
182435 Ano: 2017
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Dois fatores importantes nos procedimentos de conservação e de restauração são o manuseio e a embalagem de obras de arte. NÃO é recomendação para o manuseio e para a embalagem de esculturas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas