Magna Concursos

Foram encontradas 25 questões.

Uma lactente de um ano de idade tem um quadro gripal viral há dois dias. Nessa madrugada, por volta das duas horas, acordou chorando, bastante assustada, com uma tosse ladrante e um importante estridor inspiratório. Estava dispneica, porém, mantendo-se acianótica. Seus pais a levaram rapidamente a um serviço de Emergência. Foi aferida a saturação de O2 com um oxímetro de pulso, sendo a mesma de 98% em ar ambiente.

O tratamento imediato que deve ser feito, nessa situação clínica, é a nebulização com o seguinte medicamento:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Menino de oito anos de idade apresenta encefalopatia crônica não progressiva decorrente de lesão hipóxico-isquêmica no período neonatal, com retardo grave do desenvolvimento neuropsicomotar e, há quatro dias, mostra-se febril e tossindo com expectoração espessa com sangue. Ao examinar-se o tórax, nota-se tiragem inter e subcostal, diminuição do murmúrio vesicular e macicez no terço superior do hemitórax direito. Uma radiografia de tórax mostra área de condensação no lobo superior do pulmão direito, na qual há imagem cavitária com diâmetro de 2 cm, paredes espessadas e presença de nível hidro-aéreo.

O diagnóstico correto para o caso descrito é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Lactente de 55 dias de vida é levado a atendimento médico devido a quadro de recusa alimentar, irritabilidade, obstrução nasal, coriza e tosse seca há cinco dias. A radiografia de tórax mostra condensação alveolar em lobo superior direito. Ao exame, verifica-se bom estado geral, frequência respiratória de 68 irpm, ausência de tiragem subcostal e roncos difusos à ausculta pulmonar.

A conduta indicada é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Menino de 10 anos de idade é internado após ter sido atendido no SPA, com relato de crise convulsiva tônico-clônica de início focal, seguida de generalização que durou poucos minutos, em vigência de febre, que cessou espontaneamente. A anamnese mostra doença respiratória iniciada há três semanas, evidenciada por obstrução nasal e tosse que evoluiu com piora dos sintomas e com o aparecimento de febre, vômitos e cefaleia frontal nos últimos cinco dias. No exame físico da internação, notase um escolar muito irritado, respondendo com dificuldade às solicitações, queixando-se de cefaleia, e o exame neurológico evidencia hemiparesia direita e paralisia dos terceiro e sexto pares cranianos. No pronto atendimento, foi medicado com antipirético e hidantoína e teve colhido sangue para glicemia, eletrólitos, hemograma e hemocultura.

A conduta imediata correta, nesse caso, é realizar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Menina de dois anos de idade foi admitida na enfermaria com história de febre alta acompanhada de recusa para andar há três dias. No exame físico, havia dor à mobilização passiva da articulação coxofemoral esquerda, que não mostrava sinais de flogose. A radiografia do quadril revelou edema de partes moles, aumento do espaço capsular e deslocamento do músculo obturador. A ultrassonografia mostrou derrame intra-articular e havia, no leucograma, 22.000 leucócitos/mm³, 9% dos quais eram bastões, além da velocidade de hemossedimentação, que mostrou 53 mm na primeira hora.

Nessa situação, a conduta terapêutica correta é realizar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Adolescente de 13 anos de idade apresenta um quadro de amigdalite purulenta há dois dias. Iniciou ontem um tratamento com amoxicilina por via oral. Hoje, retorna para atendimento apresentando piora clínica. Está prostrado, com sialorreia e dificuldade para deglutir. O exame da orofaringe é difícil, pois o paciente não consegue abrir bem a boca, revela uma amígdala esquerda abaulada, hiperemiada e com pus. A úvula está desviada para o lado direito.

A conduta correta, nesse momento, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Lactente de 10 meses de idade apresenta quadro de quatro dias de evolução de obstrução nasal, coriza e tosse intensa. A radiografia de tórax mostra condensação alveolar em lobo superior esquerdo e pequeno derrame pleural homolateral. A punção torácica, realizada logo após a internação, revela líquido amarelo-citrino com pH de 7,25, glicose de 50 mg/dl. A microscopia com coloração de Gram não identifica bactérias no material puncionado. Após o procedimento, o paciente encontra-se em bom estado geral, frequência respiratória de 57 irpm e com discreta tiragem subcostal.

A conduta indicada, nesse momento, consiste em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Casal em tratamento para tuberculose pulmonar há trinta dias leva ao posto de saúde seus dois filhos para investigação. Ambas as crianças têm as marcas vacinais da BCG, estão assintomáticas e apresentam radiografias de tórax normais. Todos residem na mesma casa. Os dois filhos têm, respectivamente, doze meses e três anos, e o resultado de teste tuberculínico é de 10 mm e 0 mm.

A conduta correta para o filho de 12 meses é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Uma criança de sete anos de idade é atendida na emergência por se apresentar sonolenta nas últimas horas. A mãe refere um quadro de poliúria, polidipsia e polifagia nos últimos dez dias. Ao exame, observa-se uma paciente que responde mal às solicitações verbais do examinador e tem um hálito cetônico. Os exames complementares mostram uma glicemia de 435 mg% e uma gasometria com acidose metabólica. Iniciado um tratamento com insulina em infusão contínua IV e expansão com soro fisiológico.

A alteração eletrolítica que pode ocorrer como complicação do tratamento é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Menino de doze anos de idade procura atendimento médico por ter apresentado um episódio de síncope precedido de dor torácica quando participava de treino na escolinha de futebol. O exame físico mostra um menino lúcido, cooperativo, eutrófico, corado, hidratado e acianótico. As frequências respiratória e cardíaca são 24 irpm e 82 bpm, respectivamente. A ausculta pulmonar é normal e a pressão arterial é de 95 X 55 mmHg, tanto nos membros superiores como nos inferiores. O ritmo cardíaco é regular em dois tempos e nota-se sopro sistólico em ejeção no foco aórtico. A história familiar revela morte súbita de um tio durante atividade física. O eletrocardiograma mostrou sinais de hipertrofia de ventrículo esquerdo e o ecocardiograma evidenciou espessamento das paredes ventriculares, principalmente do ventrículo esquerdo, e septo interventricular com a função sistólica normal e discreta diminuição da função diastólica.

O diagnóstico mais provável é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas