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Respondida
O juiz tem ampla liberdade na condução do processo,
sendo-lhe defeso, porém,
Respondida
Pretendendo reclamar débitos oriundos da relação de trabalho,
um empregado de autarquia federal deverá fazê-lo
perante a
Respondida
É correto afirmar que, no texto,
A
(linha 11) bem, em O livro podia ser vendido, e bem
vendido, intensifica o ganho auferido com a venda.
B
(linha 2) pelo qual, em pelo qual o artista era
financiado por um produtor opulento, pode ser
substituído por "porque", sem que sejam afetados o
sentido original e a norma padrão.
C
(linhas 19 e 20) a frase Essa independência é
assegurada pelo favor do público manteria o sentido
original, se fosse transposta para a voz ativa assim:
O favor do público tinha assegurado essa
independência.
D
(linhas 24 e 25) o segmento grifado, em Reynolds
enriqueceu com seus retratos, pelos quais cobrava
preços astronômicos, pode ser substituído, sem que
seja afetada a norma padrão, por: cujos os preços
eram astronômicos.
E
(linha 28) até, em permitia estabelecer com eles uma
relação de altivez e até de arrogância, indica que,
numa escalada ascendente, arrogância ocupa o
menor grau.
Respondida
Contratado pela corte da Rússia para executar uma
estátua de Pedro, o Grande, o escultor Falconet recusou
os vários projetos que lhe haviam sido submetidos a título
de sugestão e teve o gesto magnífico de não aceitar a
remuneração de 400 mil libras que lhe foi proposta:
soberbo de desdém, exigiu receber exatamente a metade
da quantia.
Com relação ao fragmento acima transcrito, é correto
afirmar:
Respondida
A frase que, no contexto, constitui um argumento de
confirmação é:
Respondida
A alternativa que apresenta o resumo mais adequado do
texto é:
A
De modo geral, no século XVIII ocorreu a
passagem lenta e permanente de sistemas de
produção artística, sem que o mecenato se
extinguisse (artistas como Händel continuaram a ser
protegidos); quando surgiu a profissão de autor –
como militar, por exemplo –, o público, mesmo
exigente, deu-lhe liberdade, e o sucesso o fez ser
arrogante até com os poderosos, de quem cobravam
preços astronômicos.
B
De modo geral, no século XVIII se deu, de
maneira progressiva, o abandono do sistema de
mecenato pelo de produção para o mercado, dando
origem à profissão de autor; o sucesso de vendas
permitia liberdade antes desconhecida, que
propiciava ao artista não só poder trabalhar inclusive
com os poderosos, mas também assumir, na relação
com eles, até atitudes arrogantes
C
De uma forma abrangente, pode-se dizer que o
século XVIII foi o que permitiu que o produtor
secular ou eclesiástico deixasse ao artista a
liberdade de produzir para o mercado; muitos
enriqueceram, como Dryden e Pope, outros
continuaram a ser protegidos; autores e pintores
eram livres para cobrar o que quisessem, e muitos,
pelo sucesso, passaram a ser arrogantes até com os
poderosos.
D
De certa forma, o século XVIII viu nascer nova
profissão, a do artista, oriunda do abandono pelos
mecenas e da produção para o mercado; o autor,
por exemplo, se tivesse traduzido ou produzido
obras importantes (caso de Dryden ou Pope), podia
ser independente, chegando até a ser prepotente
com os poderosos quando queriam um trabalho seu.
E
De certa forma, o século XVIII conheceu o
processo de passagem da atividade artística de um
pólo a outro: do mecenato ao mercado; sem dúvida,
lentamente, mas viu-se o aparecimento do novo
personagem, o artista que vendia sua produção, e
que podia ser mais livre; mesmo muito rigoroso, o
público podia pagar bem, até enriquecendo o artista
(caso de Reynolds) e tornando-o mais arrogante
com os poderosos.