Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

1422583 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS

Filme faz alerta sobre riscos à democracia com tom de suspense

Eleonora de Lucena

De São Paulo

Chefes de Estado, executivos, cientistas, cidadãos: nada escapa ao poder de espionagem dos EUA. Consolidando dados de corporações como Google, Facebook, Apple, de cartões de crédito e companhias telefônicas, o governo norte-americano pode remexer na vida de quem quiser.

Foi o que Edward Snowden escancarou em série de reportagens de Glenn Greenwald. Os bastidores da revelação estão em "Cidadão quatro".

A diretora Laura Poitras, que acompanhou a apuração, filmou o encontro de Snowden com jornalistas do diário inglês "The Guardian". Num quarto de hotel com cortinas fechadas, o especialista em computadores mostrou arquivos, respondeu a perguntas, falou um pouco de si.

Rodado enquanto as primeiras notícias do caso eram produzidas, o filme tem frescor jornalístico. Snowden, de cara, diz saber dos riscos que corre. Declara não ter medo.

Tem uma missão: denunciar o esquema de espionagem. Aos poucos, vai demonstrando mais preocupação. Fica sabendo que sua casa está sendo vigiada e surgem problemas esquisitos no pagamento do seu aluguel.

Sua identidade logo será revelada, a tensão cresce e ele espia pelas cortinas. Snowden desabafa: não saber o que vai acontecer é assustador, mas tem um lado libertador.

Em clima de suspense, o filme mostra conversas por bilhetes e trabalhos em computador ocultos por pano. Poitras capta de forma crua. A diretora expõe debates jurídicos e políticos sobre o Ato Patriota, que aniquilou a privacidade nos EUA e mundo afora.

Para além da privacidade, o que o filme defende é que o próprio sistema democrático está em risco. Afinal, com o pretexto de combater o terrorismo, o governo dos EUA se dá o direito de fazer de tudo. "Cidadão quatro" é um necessário e preocupante alerta.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/215294-filme-faz-alerta-sobre-riscos-a-democracia-com-tom-de-suspense.shtml> . Acesso em: 10/04/2015.


O objetivo desse texto é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1422582 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS

enunciado 1422582-1

A construção do humor, nessa tira, se dá:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1422581 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS

Brasil adota regra que prevê dois tripulantes na cabine

Empresas aéreas seguirão recomendação da Anac dada após tragédia nos Alpes

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recomendou nesta terça-feira (31) às companhias aéreas brasileiras que mantenham, durante todo o voo, dois tripulantes na cabine de comando.

A medida foi tomada depois que um avião da companhia alemã Germanwings caiu nos Alpes franceses, no último dia 24, matando todas as 150 pessoas a bordo.

Gol, Azul e Avianca, três das quatro maiores empresas do país, devem adotar o procedimento já nos próximos dias. A TAM já mantém dois tripulantes na cabine durante todo o voo desde 2011.

Diante da recomendação da Anac, as três companhias que ainda não implantaram o procedimento emitirão uma instrução aos tripulantes, de acordo com Ronaldo Jenkins, diretor de segurança da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). A partir da entrada em vigor da recomendação, sempre que um dos dois pilotos deixar a cabine de comando – para ir ao banheiro, por exemplo –, um tripulante deverá se manter no cockpit ao lado do piloto que ficou.

Porta Trancada – No acidente da Germanwings, o comandante saiu para ir ao banheiro e não conseguiu voltar, porque a porta estava trancada por dentro.

A principal suspeita das autoridades é de que o copiloto Andreas Lubitz tenha deliberadamente se trancado na cabine de comando e lançado o avião contra os Alpes. O caso está sob investigação.

Nos dias seguintes à tragédia, companhias aéreas de todo o mundo anunciaram a disposição de manter dois tripulantes no cockpit durante todo o tempo de voo.

A Easa (autoridade de aviação da Europa) também emitiu recomendação similar à da Anac. A agência brasileira disse que, a depender do resultado das investigações da queda na França, poderá revisar a recomendação.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/214325-brasil-adota-regra-que-preve-dois-tripulantes-na-cabine.shtml> . Acesso em: 05/04/2015.

A partir das informações dessa notícia, é CORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1420826 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS

O Procon informou nesta segunda-feira (13) que vai notificar a Apas (Associação Paulista de Supermercados) porque supermercados da cidade de São Paulo estão cobrando pelas novas sacolinhas plásticas biodegradáveis.

O órgão diz que a cobrança fere o Código de Defesa do Consumidor, já que o custo das sacolinhas já está embutido no preço dos produtos.

A lei das sacolinhas, em vigor desde o início deste mês, diz que os estabelecimentos só poderão fornecer sacolas verdes e cinzas padronizadas pela prefeitura. As sacolas brancas não poderão mais ser distribuídas.

O objetivo da regra é estimular a separação do lixo entre resíduos recicláveis e orgânicos.

Desde que a lei passou a vigorar, é comum encontrar supermercados que cobram de R$ 0,08 a R$ 0,10 pelas novas sacolas.

Folha de S. Paulo, Dinheiro, 13 abr. 2015, p. D3.

A interpretação que NÃO distorce informações apresentadas no texto encontra-se na alternativa:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1418642 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS

Graças à língua, o homem liberta-se das circunstâncias imediatas, o ‘aqui e agora’, e expande para o passado e o futuro o cenário em que se passam os episódios de sua vida. Ou seja: graças à língua, o homem nomeia ou evoca seres não presentes na situação de fala; reporta-se a situações e experiências passadas, revive-as e provoca em seu ouvinte ou leitor sensações análogas às que experimentou; projeta experiências futuras ou cria seres que compõem cenários imaginários e participam de acontecimentos imaginários.

Graças à língua, os conteúdos expressos em nossos enunciados não precisam, portanto, ser reflexos de dados presentes na situação comunicativa, mas sempre hão de ser conceitos potencialmente significativos, aptos a compor textos que podem ser produzidos em lugares e épocas distintos do espaço e tempo em que as coisas relatadas ou referidas ocorreram.

AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2011, p. 49.

De acordo com o texto,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1418641 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS

O TREMA

“Caro Sérgio, sou fã do Consultório e gostaria de dividir com você uma singela angústia – a supressão do trema após a entrada em vigor do Acordo Ortográfico. Permito-me a opinião de que a extinção do famigerado diacrítico foi um grande desserviço. Gerações lusófonas posteriores, deparadas com vocábulos como ‘equidade’ e ‘equiparar’, poderiam se perguntar: ‘Onde reside a diferença fonética entre esses termos, se ambos possuem o mesmo radical?’.” (Luís Carlos Duran)

A angústia de Luís Carlos é compreensível: a ortografia é um hábito e, como todo hábito, mudá-lo costuma provocar desconforto.

A pronúncia das palavras é, historicamente, um fato anterior à sua expressão escrita em qualquer idioma, e tem seus próprios mecanismos de permanência. Aliás, para conhecer os efeitos da abolição do trema para os falantes de português, não será preciso esperar nada: basta perguntar hoje mesmo aos portugueses, que em geral continuam pronunciando tais palavras da mesma forma que o faziam até 1945, antes de exterminarem esse sinal diacrítico por lá.

Disponível em:<www.veja.com/sobrepalavras>. Veja, Edição 2354, p. 26, 1 de janeiro de 2014. Acesso em: abril de 2015.

De acordo com o texto podemos afirmar:

I. O leitor está angustiado com o uso do trema.

II. O escritor afirma que a ortografia é um hábito.

III. A pronúncia correta das palavras veio com a escrita.

IV. Os portugueses continuam pronunciando as palavras corretamente mesmo sem o trema.

V. O trema foi extinto em Portugal em 1945.

Marque a sequência CORRETA das afirmações.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1149759 Ano: 2015
Disciplina: Informática
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS
Em processadores de texto é comum a utilização de teclas combinadas como atalho, para se ganhar mais produtividade. Sobre as teclas de atalho do LibreOffice Writer, é CORRETO afirmar que a combinação entre as teclas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1149758 Ano: 2015
Disciplina: Informática
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS
A respeito de segurança da informação, é CORRETO afirmar que um Worm é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1149757 Ano: 2015
Disciplina: Informática
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS
Sobre o LibreOffice Calc, utilizando as células A1, A2 e A3, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1149756 Ano: 2015
Disciplina: Informática
Banca: PUC-PR
Orgão: TJ-MS
Sobre a funcionalidade “Caracteres Não Imprimíveis” do LibreOffice Writer, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas