Magna Concursos

Foram encontradas 41 questões.

1518092 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

Soro é uma solução que pode ser isotônica, hipertônica e hipotônica e é utilizada: na hidratação, na alimentação, em curativos, como solvente de medicações (ampolas), como compressa ocular, como compressas diversas, dentre outros.

Sendo o Soro Glicosado a 5% uma solução isotônica em relação ao sangue, para transformar um frasco de 500ml em uma solução hipertônica a 10% de igual volume, quantas ampolas de Glicose a 25% (apresentação de 20ml) serão necessárias?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518091 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

“(...) Ao não se dar conta onde termina a máquina e começa o paciente, a relação com a máquina pode tornar o cuidado de enfermagem um ato mecânico e o paciente ser visto como uma extensão do aparato tecnológico”.

Fonte: Casate J.C, Corrêa A.K. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. jan-fev, 2005.

enunciado 1518091-1

Fonte: PsiqWeb - Temas Livres. Humanização doAtendimento em Saúde .jul. 2008. Disponível em<http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=251>. Acesso em: 12 jan. 2015..

A figura e o texto acima permitem a reflexão sobre a humanização e o desenvolvimento tecnológico na saúde, que colocou, em segundo ou terceiro plano, alguns aspectos mais sublimes do paciente, tais como: suas emoções, suas crenças e valores. Em relação ao cuidado humanizado em saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A mecanização do cuidado, a rotinização do contato pessoal e a impessoalidade transformam-se em mecanismos de defesa dos profissionais de saúde, em meio à banalização do sofrimento.

( ) Humanizar significa ofertar atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com acolhimento e com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais.

( ) A racionalização, a mecanização e a burocratização excessiva do trabalho atuam como fatores “desumanizantes”, pois dificultam ou impedem que o trabalhador desenvolva sua capacidade crítico-criativa.

( ) Humanizar, além do atendimento fraterno e humano, é procurar aperfeiçoar os conhecimentos de forma contínua, valorizando, no sentido antropológico e emocional, todos elementos implicados na assistência.

A sequência correta, de cima para baixo, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518090 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

Sobre a Farmacologia, ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518089 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

A Agência Americana de Pesquisa e Qualidade em Saúde Pública e a Sociedade Americana de Dor preconizaram a avaliação e o registro sistemático da dor, instituindo-a como o 5º sinal vital. Neste sentido, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência, estabeleceram diretrizes de que a mensuração e o registro da dor devem ser realizados com o mesmo rigor e seriedade que a pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura.

O papel da equipe de enfermagem, pela proximidade com o paciente, frente ao monitoramento da dor como 5º sinal vital é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518088 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

Na história da profissão, os enfermeiros têm se destacado no atendimento multiprofissional em serviços de saúde, fato que tem acarretado maior exposição, no que concerne à atuação assistencial, nos casos em que haja dano ao paciente. A atuação errônea por parte do enfermeiro ou dos outros profissionais de enfermagem, seja pela ação ou omissão, pode acarretar prejuízos de natureza física ou moral ao paciente e suscitar a obrigação da reparação de danos, quando comprovada a culpa. Na culpa, o profissional não almeja obter um resultado prejudicial, porém assume o risco de que isso possa ocorrer, ensejando, a responsabilidade por negligência, imprudência e imperícia.

O Código de Ética do Profissional de Enfermagem destaca no artigo 12 a responsabilidade e o dever do profissional em "assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência"(COFEN, 2007, p.7).

Em relação ao Capítulo V do Código de Ética do Profissional de Enfermagem, que trata das infrações e penalidades, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518087 Ano: 2015
Disciplina: Direito Sanitário
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

Analise as assertivas sobre as dimensões inerentes à prática de Vigilância Sanitária.

I. Na Dimensão Ideológica, a vigilância deverá responder às necessidades determinadas pela população, mas enfrentará os atores sociais com diferentes projetos e interesses.

II. Na Dimensão Tecnológica, os entraves enfrentados serão maiores ou menores dependendo, de um lado, do grau de desenvolvimento tecnológico dos setores produtores e prestadores, de suas consciências sanitárias ou mercantilistas, e, de outro, da concreta atuação e consciência dos consumidores.

III. Na Dimensão Jurídica, a atuação da Vigilância Sanitária tem implicações legais na proteção à saúde da população, desde sua ação educativa e normativa, estabelecendo obrigatoriedades ou recomendações, até seu papel de polícia, na aplicação de medidas que podem representar algum tipo de punição.

IV. Na Dimensão Política, como uma prática de saúde coletiva, de vigilância da saúde, instrumento de defesa do cidadão, no bojo do Estado e voltada para responder por problemas, situa-se em campo de conflito de interesses, pois prevenir ou eliminar riscos significa interferir no modo de produção econômico-social.

A alternativa em que todas as assertivas indicadas são verdadeiras é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518086 Ano: 2015
Disciplina: Saúde Pública
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

A prática cotidiana de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer nível de governo, seja federal, estadual ou municipal, coloca um enorme desafio aos gestores: identificar e selecionar os conhecimentos, métodos, técnicas e instrumentos de trabalho que o ajudem a tomar decisões e a conduzir o processo de implementação das políticas, planos, programas e ações de saúde sob sua responsabilidade. Analise as definições dos instrumentos de planejamento e de gestão do SUS.

(1) É o instrumento com elaboração anual que permite ao gestor apresentar os resultados alcançados e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no planejamento central da gestão.

(2) É o instrumento que tem por objetivo anualizar as metas do planejamento central da gestão, de forma a operacionalizar as intenções expressas, prevendo a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.

(3) É o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde, para o período de quatro anos, que explicita os compromissos do governo para o setor saúde e reflete, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e as peculiaridades próprias de cada esfera de gestão.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518085 Ano: 2015
Disciplina: Saúde Pública
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi instituído com o objetivo de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. O PMAQ está organizado em quatro fases complementares.

Analise as assertivas abaixo sobre as quatro fases distintas que compõem o PMAQ-AB e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Fase 1 é de Adesão e Contratualização. Nesta fase, para aderir ao programa as equipes de saúde devem estar completas, possuindo, inclusive, a equipe de saúde bucal e devem estar em conformidade com os princípios da atenção básica e com os critérios a serem definidos no Manual Instrutivo do PMAQ-AB.

( ) A Fase 2, chamada Desenvolvimento, deve ser implementada por meio de autoavaliação e monitoramento, sendo ambas as etapas de responsabilidade das equipes de saúde da atenção básica e das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde; e por meio da educação permanente e do apoio institucional, que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, respectivamente.

( ) A Fase 3, denominada Avaliação Externa, é composta pela certificação de desempenho das equipes de saúde e gestão da atenção básica e pela avaliação não relacionada ao processo de certificação, cuja finalidade é apoiar a gestão local.

( ) A Fase 4 é denominada Recontratualização e se caracteriza pela pactuação singular dos municípios e do Distrito Federal com incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados verificados nas Fases 2 e 3 do programa.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518084 Ano: 2015
Disciplina: Saúde Pública
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é o resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS): movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. Em 2012, uma nova PNAB foi publicada pelo Ministério da Saúde, atualizando conceitos na política e introduzindo elementos ligados ao papel desejado da Atenção Básica na ordenação das Redes de Atenção.

De acordo com o disposto na Portaria GM/MS nº. 2488/2011, que aprovou a nova PNAB, analise as assertivas abaixo e identifique com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) De modo a contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, a Atenção Básica deve cumprir com quatro funções: ser base, ser resolutiva, coordenar o cuidado e ordenar as redes.

( ) Cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 4.500 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para esta definição.

( ) É fundamental que a PNAB se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

( ) Considerando a responsabilidade pela atenção à saúde da população de rua e as especificidades locais, a nova PNAB estabeleceu equipes de atenção básica para populações específicas, tais como: “Equipes do Consultório na Rua”, “Equipe de Saúde da Família Ribeirinhas” e “Equipes de Saúde da Família Fluviais”.

( ) Todos os profissionais da equipe de Saúde da Família devem cumprir, obrigatoriamente, uma jornada de 40 horas semanais, observando a necessidade de dedicação mínima de 32 horas de atividades na própria equipe podendo, conforme anuência do gestor local, dedicar as 08 (oito) horas restantes para prestação de serviços na rede de urgência municipal ou para atividades de atualização e especialização ligadas à sua área de atuação.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518083 Ano: 2015
Disciplina: Saúde Pública
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

Uma parcela da população brasileira acredita não ser usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo simples fato de não associar ao SUS os benefícios das campanhas de vacinação, das ações de prevenção e de vigilância sanitária e dos eventuais atendimentos de alta complexidade, tais como os transplantes de órgãos. Com base nos dispositivos da Lei Federal nº. 8080/1990 que regula as ações e serviços de saúde, em todo o território nacional, é correto afirmar que

I. os serviços públicos que integram o SUS constituem campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas pelo sistema educacional.

II. o sistema de saúde no Brasil poderá receber doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, no entanto, se faz necessária e obrigatória a autorização pelo Ministério da Saúde.

III. as ações de saneamento que venham a ser executadas supletivamente pelo SUS, serão financiadas por recursos tarifários específicos e outros da União, Estados, Distrito Federal, Municípios e, em particular, do Sistema Financeiro da Habitação.

IV. para estabelecer os valores a serem transferidos para Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial, o número de eleitores registrados.

V. os serviços de saúde dos hospitais universitários e de ensino integram-se ao SUS, mediante consórcio, preservada a sua autonomia administrativa, em relação ao patrimônio, aos recursos humanos e financeiros, ensino, pesquisa e extensão nos limites conferidos pelas instituições a que estejam vinculados.

A alternativa em que todas as assertivas indicadas estão corretas é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas