Magna Concursos

Foram encontradas 41 questões.

1518102 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

A transmissão vertical da sífilis permanece um grande problema de saúde pública no Brasil. Das várias doenças que podem ser transmitidas durante o ciclo grávido-puerperal, a sífilis é a que tem as maiores taxas de transmissão.

Em relação à sífilis congênita, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518101 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

Entre as complicações crônicas do Diabetes Mellitus as úlceras de pés (também conhecido como pé diabético) e a amputação de extremidades são as mais graves e de maior impacto socioeconômico. Estudos estimam que as úlceras de pés sejam as responsáveis por 40% a 70% das amputações não traumáticas de membros inferiores.

Sobre a fisiopatologia do “pé diabético”, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Pé isquêmico.

2. Pé neuropático.

( ) claudicação intermitente.

( ) alteração da sensibilidade dos membros inferiores.

( ) rubor postural do pé e palidez à elevação do membro inferior.

( ) pé frio, com ausência de pulsos tibial posterior e pedioso dorsal.

( ) sensação de formigamento e queimação que melhora com atividade.

( ) atrofia da musculatura interóssea, dedos em “garra” e calos em área de pressão.

A sequência correta, de cima para baixo, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518100 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira, sendo a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) um dos principais fatores de risco que aumentam a probabilidade de sua ocorrência. Detectar, estabelecer diagnóstico, identificar lesões em órgãos-alvo e/ou complicações crônicas e efetuar tratamento adequado para a HAS caracteriza-se como um verdadeiro desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS), as sociedades científicas e as associações de portadores, pois é uma situação que necessita de intervenção imediata pela alta prevalência na população brasileira e pelo grau de incapacidade que provoca.

Sobre as atividades fundamentais de prevenção das doenças e complicações cardiovasculares, estabelecidas no Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus (Ministério da Saúde, 2001), é correto afirmar que

I. a Prevenção Primordial, tarefa de competência da equipe de saúde, envolve um conjunto de ações que despertam na comunidade noções de como prevenir as doenças cardiovasculares.

II. a Prevenção Primária Básica deve enfatizar o controle do tabagismo, da obesidade, do sedentarismo, do consumo de sal e de bebidas alcoólicas e o estímulo a uma alimentação saudável.

III. a Prevenção Primária Avançada destina-se aos indivíduos com HAS já instalada e toda ação deve ser programada a partir da identificação de fatores de risco associados, lesões em órgão-alvo e avaliação de comorbidade.

IV. a Prevenção Secundária destina-se aos hipertensos com alto grau de comprometimento do sistema circulatório e tem por finalidade impedir o aparecimento de novas complicações, estimulando a criação de grupo de hipertensos, no sentido de facilitar a adesão ao tratamento proposto.

A alternativa em que todas as assertivas indicadas estão corretas é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518099 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

O Brasil está entre os 22 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que albergam 80% da carga mundial de Tuberculose.

Sobre esta doença de notificação compulsória, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Tuberculose Intratável é o caso que apresenta resistência aos fármacos Rifampicina e Isoniazida.

( ) A Tuberculose Primária ou Primoinfecção ocorre quando a pessoa entra em contato com o bacilo pela primeira vez.

( ) A Tuberculose Multirresistente refere-se à tuberculose causada por bactérias que desenvolveram resistência a todos os antibióticos utilizados para tratar a doença.

( ) A Tuberculose Latente é a forma em que o indivíduo está infectado e não doente, sendo que em alguns casos específicos, se faz necessário o tratamento medicamentoso preventivo.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518098 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta, principalmente, através de sinais e sintomas dermatoneurológicos. O Ministério da Saúde assumiu o compromisso de eliminá-la como problema de saúde pública até 2015, o que significa alcançar menos de 1 caso por 10.000 habitantes.

Sobre a Hanseníase, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518097 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

O Enfermeiro desenvolve ações fundamentais para promoção, proteção e recuperação da saúde e, para isso, utiliza as funções de gerência que exercem influência na qualidade e segurança do paciente. Após a abordagem Neoclássica da Administração, os elementos ou funções administrativas que constituem o processo administrativo, foram retrabalhados.

Sobre as novas abordagens das funções administrativas, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Planejamento

(2) Organização

(3) Direção

(4) Controle

( ) Estabelece a estrutura para executar os planos, determinando o tratamento mais adequado a ser dado ao paciente e agrupa as atividades para atingir as metas da unidade.

( ) Constitui um processo interpessoal que determina as relações entre os indivíduos, integrando o elemento humano e material, no sentido de alcançar os objetivos pré-estabelecidos.

( ) Engloba a determinação da filosofia, metas, objetivos, políticas, procedimentos e normas, execução de projeções de curto e longo prazo e gerenciamento de mudanças planejadas.

( ) Busca corrigir desvios nos objetivos predeterminados, avaliando-se os resultados obtidos pela aplicação de métodos que podem levar à reorganização do trabalho, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518096 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

A Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares é a observação ativa, sistemática e contínua de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições, que afetam o risco de sua ocorrência, com vistas à execução oportuna das ações de prevenção e controle.

Sobre a vigilância e os indicadores epidemiológicos das infecções hospitalares, é correto afirmar que

I. deverão ser objeto de investigação epidemiológica específica, apenas as alterações de comportamento epidemiológico que forem classificadas como graves.

II. são indicados, para a realização dos estudos epidemiológicos, os métodos prospectivos, retrospectivos e transversais, visando determinar taxas de incidência ou prevalência.

III. a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar deverá escolher o método de Vigilância Epidemiológica mais adequado, com base em critérios de magnitude, gravidade e redutibilidade das taxas ou custo.

IV. calcula-se a Taxa de Infecção Hospitalar tomando como numerador o número de episódios de infecção hospitalar no período considerado e como denominador o total de saídas ou entradas no mesmo período.

A alternativa em que todas as assertivas indicadas estão corretas é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518095 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

Na área do “cuidar de feridas”, a todo o momento surgem novos produtos, protocolos, novas tecnologias e diretrizes. O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida. Em alguns casos é necessária uma compressão, em outros lavagem exaustiva com solução fisiológica e outros exigem imobilização com ataduras.

Sobre o tipo de ação e indicação dos curativos para tratamento de feridas, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Hidrogel

(2) Hidrocolóide

(3) Sulfadiazina de Prata

(4) Carvão Ativado e Prata

(5) Ácido Graxo Essencial - (AGE)

( ) Remove o excesso do exsudato da ferida por adsorção, diminui o odor e possui efeito bactericida, sendo indicado para feridas fétidas, infectadas ou com grande quantidade de exsudato.

( ) Absorve pequeno volume de exsudato da ferida, formando um gel hidrofílico que mantém o meio úmido, sendo indicado para lesões em fase de granulação e feridas com lesão parcial de pele.

( ) Possui a capacidade de reverter ou reparar a função de barreira da pele, onde a deficiência dietética não está envolvida, acelerando o processo de cicatrização, sendo indicado para profilaxia e tratamento das úlceras de pressão e para tratamento de feridas abertas.

( ) Possui capacidade bactericida imediata e bacteriostática residual, provoca precipitação protéica e age diretamente na membrana citoplasmática bacteriana, sendo indicado para queimaduras, lesões infectadas ou com tecido necrótico, conforme prescrição.

( ) Mantém o meio úmido ideal, favorece a angiogênese e promove desbridamento autolítico, removendo crostas e tecidos desvitalizados em feridas abertas, sendo indicado para queimaduras de 1º e 2º grau, feridas secas ou com pouco exsudato e feridas com tecidos desvitalizados.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518094 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

Os drenos, cateteres, sondas e tubos são utilizados de forma rotineira tanto no pré, no pós ou no transoperatório. Sobre os cuidados que o profissional de enfermagem deve ter no manuseio desses materiais, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Observar e mobilizar o dreno de penrose, evitando acúmulo de fibrina, que pode vir a ocluir seu lúmen.

( ) Verificar se a cânula de traqueostomia está no local adequado após a realização do curativo do estoma por meio de técnica asséptica.

( ) Posicionar a bolsa coletora da sondagem vesical no mesmo nível da bexiga do paciente, evitando o refluxo da urina e o contato da bolsa com o chão.

( ) Realizar limpeza prévia do local a ser puncionado com cateter vascular, utilizando antisséptico adequado: álcool 70%, PVPI tópico 1% ou digluconato de clorexidina 2%.

( ) Realizar a troca do curativo do dreno de tórax a cada 48 horas, utilizando os produtos preconizados pelo Serviço de Infecção Hospitalar de cada instituição, observando na ocasião se há sinais flogísticos.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1518093 Ano: 2015
Disciplina: Enfermagem
Banca: FUNCEFET-BA
Orgão: SESAB

A administração de medicamentos é um processo multi e interdisciplinar que exige conhecimento técnico e prática. A etapa de administração é considerada a última barreira para evitar um erro derivado dos processos de prescrição e dispensação, aumentando a responsabilidade do profissional que administra a medicação.

Com base nas medidas de segurança a serem observadas na administração de medicamentos, compete ao profissional de saúde:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas