Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

Conforme está expresso na Lei nº 8.142/1990, art. 1º, § 2º, “o Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo”. A garantia da existência desses conselhos de saúde remete a um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), sistema de saúde vigente no Brasil, o qual se refere a dar voz à comunidade em espaços de diálogo, sendo o Conselho Municipal de Saúde como um desses locus para poderes decisórios.

Disponível em: < www.conselhosaude.gov.br/legislacao/lei8142.htm >. Acesso em: 8 jan. 2021, com adaptações.

O texto apresentado menciona o princípio da(o)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), por diretrizes entende-se as orientações gerais de determinada política. Uma das diretrizes da PNH se refere a processo constitutivo das práticas de produção e promoção de saúde que implica responsabilização do trabalhador/equipe pelo usuário, desde a sua chegada até a sua saída, ouvindo sua queixa, considerando suas preocupações e angústias, fazendo uso de uma escuta qualificada que possibilite analisar a demanda e, colocando os limites necessários, garantir atenção integral, resolutiva e responsável por meio do acionamento/articulação das redes internas dos serviços (visando à horizontalidade do cuidado) e redes externas, com outros serviços de saúde, para continuidade da assistência quando necessário.

Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf >. Acesso em: 8 jan. 2021, com adaptações.

Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correspondente à diretriz da PNH mencionada no texto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A saúde e a doença não são opostas e polarizadas, ao passo que são vistas de forma articulada e interdependentes, portanto, são compreendidas como processo saúde-doença, o qual vem passando por diferentes modelos explicativos de causalidade. Esses modelos são

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

“Epidemia (lato sensu) é a ocorrência de doença ou agravo em grande número de pessoas ao mesmo tempo” e apresenta aspectos diferenciais em sua ocorrência. Quando ocorre uma epidemia em que há “existência de um mecanismo de transmissão de hospedeiro a hospedeiro [...] é difundida de pessoa a pessoa por via respiratória, anal, oral, genital ou por vetores. A propagação da epidemia se dá em cadeia, gerando verdadeira corrente de transmissão, de suscetível a suscetível, até o esgotamento destes ou sua diminuição abaixo do nível crítico”.

ROUQUAYROL, M. Z.; BARBOSA, L. M. M.; MACHADO, C. B. Processos endêmico e epidêmico. In: ROUQUAYROL, M. Z.; SILVA, M. G. C. da. Epidemiologia & Saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018, cap. 5, p. 95-111, com adaptações.

Com base no exposto, é correto afirmar que o texto se refere à epidemia

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Texto 1 para responder às questões de 1 a 3.

O que significa ter saúde?

1 Pode parecer óbvio dizer que uma pessoa está

saudável quando não está doente. Essa ideia não está

totalmente errada, mas o conceito de saúde pode ser ainda

4 mais amplo, principalmente levando em consideração o que

pode provocar o surgimento das doenças. Seguindo essa

linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde

7 (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de

completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas

como a ausência de doença ou enfermidade.

10 A percepção do conceito de qualidade de vida

também tem muitos pontos em comum com a definição de

saúde. Desse modo, percebe-se a necessidade de analisar o

13 corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o

indivíduo está inserido para se conceituar melhor o estado

de saúde.

16 Assim, há escolhas que impactam de 8 a 80, como,

por exemplo, hábitos alimentares, os quais devem ser

observados em todas as especialidades ligadas à saúde, para

19a prevenção ou o tratamento de doenças. Isso porque

alimentos in natura têm a capacidade de fornecer os

nutrientes de que o corpo necessita para promover a

22manutenção e a restauração da saúde do organismo. Em

contrapartida, os alimentos processados, em geral, são

pobres em nutrientes e ricos em aditivos químicos, calorias,

25gordura, açúcar e sódio.

Disponível em: < https://saudebrasil.saude.gov.br/ >.

Acesso em: 10 jan. 2021, com adaptações.

De acordo com o texto, para estar saudável, é preciso considerar

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2092661 Ano: 2021
Disciplina: Serviço Social
Banca: IADES
Orgão: SES-SP

Os princípios que regulamentam as políticas de seguridade social no Brasil preveem

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2092660 Ano: 2021
Disciplina: Serviço Social
Banca: IADES
Orgão: SES-SP

A implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi regulamentada, em 2005, pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) por meio da Norma Operacional Básica (NOB), que estabeleceu um conjunto de regras que disciplinam a operacionalização da política de assistência social prevendo

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2092659 Ano: 2021
Disciplina: Serviço Social
Banca: IADES
Orgão: SES-SP

Assiste-se, então, um processo de supervalorização da família, especialmente no âmbito das políticas públicas. [...] Nos países mais pobres que tradicionalmente são marcados por desigualdades sociais de caráter estrutural e por sistemas de proteção social de caráter familista, assiste-se o incremento desse processo.

MIOTO, Regina Célia Tamaso. Família e políticas sociais. In: BOSCHETTI, Ivanete. et. al. (Orgs). Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008, p. 141.

Considerando o texto, essa perspectiva contemporânea de supervalorização da família, no âmbito das políticas sociais, diz respeito a um fenômeno

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2092658 Ano: 2021
Disciplina: Serviço Social
Banca: IADES
Orgão: SES-SP

A interdisciplinaridade é uma ferramenta que pode contribuir para o avanço da atenção qualitativa, de satisfação do usuário do serviço. [...] este acúmulo na equipe representa o entendimento de um trabalho coletivo [...] em que se percebe a família dialeticamente, construída histórica e socialmente como sujeitos coletivos, que também fazem a história da respectiva sociedade de sua época.

NUNES, Sheila Torres; TEIXEIRA, Mary Jane O. A interdisciplinaridade no programa saúde da família: uma utopia? In: BRAVO, Maria Inês Souza et.al. (Orgs). Saúde e Serviço Social. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 141, com adaptações.

A interdisciplinaridade compreende um trabalho coletivo que, na implementação de programas da área da saúde, a exemplo do Programa Saúde da Família (PSF),

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2092657 Ano: 2021
Disciplina: Serviço Social
Banca: IADES
Orgão: SES-SP

Embora historicamente os (as) assistentes sociais tenham se voltado à implementação de políticas públicas como “executores terminais das políticas sociais”, como definiu José Paulo Netto, esse perfil vem mudando nos últimos anos e, apesar de ainda predominante, abrem-se novas alternativas e áreas de trabalho profissional.

RAICHELIS, Raquel. O trabalho do assistente social na esfera estatal. In: CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CEFESS/ABEPSS, 2009, p. 388, com adaptações.

No que se refere à identificação dessas novas áreas de trabalho profissional para o (a) assistente social, é correto afirmar que isso diz respeito à (ao)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas