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Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto acima.
O sinal indicativo de crase em "às diferenças" (L.3) é facultativo, isto é, se não for usado, a sintaxe da frase continua correta.
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A conjunção "ou" (L.3) liga dois termos que se alternam sem se excluírem: "a do politicamente correto" e "como aspiração".
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No trecho "a do politicamente correto" (L.2-3), foi omitido o vocábulo "ideologia", do qual esse trecho funciona como aposto.
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O sentido se mantém e a construção continua correta se a oração "O multiculturalismo pode ser visto como um sintoma de transformações sociais básicas" (L.1) for reescrita da seguinte forma: Pode-se ver o multiculturalismo como um sintoma de transformações sociais básicas.
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1__O multiculturalismo pode ser visto como um sintoma de transformações sociais básicas, ocorridas na segunda metade do século XX no mundo todo pós-segunda guerra mundial. Pode ser visto também como uma ideologia, a do politicamente correto, ou como aspiração, desejo coletivo de uma sociedade mais justa e igualitária no respeito às 4diferenças. Conseqüência de múltiplas misturas raciais e culturais provocadas pelo incremento das migrações em escala planetária, pelo desenvolvimento dos estudos antropológicos, do próprio direito e da lingüística, além das outras ciências sociais e humanas, o multiculturalismo é, antes de mais nada, um questionamento de fronteiras de 7todo o tipo, principalmente da monoculturalidade e, com esta, de um conceito de nação que nela se baseia. Visto como militância, o multiculturalismo implica reivindicações e conquistas por parte das chamadas minorias. Reivindicações e conquistas muito concretas: legais, políticas, sociais e econômicas.
__Para a maior parte dos governos, grupos ou indivíduos que não conseguem 10administrar a diferença e aceitá-la como constitutiva da nacionalidade, ela tem de estar contida no espaço privado, em guetos, com maior ou menor repressão, porque é considerada um risco à identidade e à unidade nacionais. Mas não há como negar que, cada vez mais, as identidades são plurais e as nações sempre se compuseram na diferença, mais ou menos escamoteada por uma homogeneização forçada, em grande 13parte artificial.
__O multiculturalismo é hoje um fenômeno mundial (estima-se que apenas de 10% a 15% das nações no mundo sejam etnicamente homogêneas). Costuma, porém, ser 16considerado um fenômeno inicialmente típico dos Estados Unidos da América (EUA), porque este país tem especificidades que são favoráveis à sua eclosão. Essa especificidade é histórica, demográfica e institucional. Mas outros países que não necessariamente têm as mesmas condições também apresentam esse fenômeno. Entre esses, Canadá, Austrália, México e Brasil, especialmente devido à presença de minorias 19nacionais autóctones por longo tempo discriminadas. Canadá e Austrália têm sido apontados como exemplares, devido a algumas conquistas fundamentais e relativamente recentes. Mesmo na Europa há minorias que hoje reivindicam seu reconhecimento e, às vezes, como no caso dos bascos na Espanha, de forma violenta. Conflitos e contradições 22também se encontram na França e na Alemanha. Na França, o caso do véu islâmico fala por si só e, na Alemanha, a discussão interminável sobre a integração dos turcos e o direito à dupla nacionalidade voltam sempre.
Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto acima.
Na introdução do texto, nos dois primeiros períodos (R.1-3), a conceituação de multiculturalismo que o autor apresenta está coerentemente representada no quadro abaixo.
multiculturalismo | |||
ponto de vista | o que é? | especificação | |
social | um sintoma de transformações sociais | quais? | ocorridas na segunda metade do século XX no mundo todo póssegunda guerra mundial. |
político | uma ideologia | qual? | a do politicamente correto. |
psicológico | uma aspiração, um desejo coletivo | qual? | de uma sociedade mais justa e igualitária no respeito às diferenças. |
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