Magna Concursos

Foram encontradas 100 questões.

2603151 Ano: 2022
Disciplina: Direito Agrário
Banca: FGV
Orgão: Senado

O Banco da Terra foi uma mudança significativa na política fundiária.

“A Constituição Federal garante a todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à propriedade, subordinada ao atendimento de sua função social, e prevê a desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária, assim como a expropriação de terras com culturas ilegais (psicotrópicos), destinando-as à reforma agrária. O Estatuto da Terra prevê, entre as medidas de acesso à propriedade rural, a compra e venda, a desapropriação por interesse social, a doação, a arrecadação dos bens vagos, a reversão de posse do Poder Público de terras de sua propriedade, indevidamente ocupadas e exploradas, a qualquer título, por terceiros, e a herança ou legado (...) Denominado Fundo de Terras e da Reforma Agrária, o Banco da Terra foi criado com a finalidade expressa de financiar programas de reordenação fundiária e de assentamento rural.

MONTEIRO, Ana Victoria Vieira Martins & JÚLIO, Jorge Eduardo. A Reforma Agrária e o Banco Da Terra, Instituto de Economia Agrícola, 2001.

Acerca da estrutura de governança do Banco da Terra, assinale a opção que retrata a prescrição da política pública estabelecida pela Lei Complementar 93/1998 e decretos que regulam a mesma lei.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603149 Ano: 2022
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: FGV
Orgão: Senado

O Censo Agropecuário apresentou um novo retrato da estrutura fundiária brasileira. O quadro a seguir divide os proprietários dos não-proprietários (agrupados em diferentes categorias de relação com as terras).

Enunciado 2603149-1

A partir da leitura dos dados do IBGE, analise as afirmativas a seguir.

I. As mulheres têm maior participação percentual na categoria concessionário e na categoria produtor sem área.

II. A participação percentual de mulheres é mais expressiva em duas categorias de não proprietários, em que relação com a terra apresenta menos formalização.

III. A partir dos dados do IBGE, é possível constar que a posição das mulheres na estrutura agrária é desvantajosa, tendo em vista o maior número de mulheres na condição de não-proprietárias de terras.

Está correto o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603148 Ano: 2022
Disciplina: Direito Agrário
Banca: FGV
Orgão: Senado

A história da formação do espaço agrário brasileiro é marcada pelo forte impacto econômico e institucional da colonização. Sobre o tema, leia o trecho a seguir.

“A dinâmica territorial do País foi e segue condicionada a sua estrutura fundiária, desigual em múltiplas facetas. Historicamente, o acesso à terra determinou a inserção de grupos sociais na sociedade e na estrutura política econômica brasileira e, nesse sentido, é possível dizer que a estrutura fundiária constitui um indicador e um revelador importante dos processos de apropriação da natureza e estratificação social nos territórios rurais. Ela pode ser considerada um fator chave na compreensão desta dinâmica, e pode bloquear ou favorecer o desenvolvimento rural.”

(Atlas do Espaço Rural Brasileiro, IBGE. Coordenação de Geografia, 2020).

Sobre as leis de ordenamento fundiário e seus efeitos, analise as afirmativas a seguir.

I. A Lei 601 de 18/09/1850 foi uma iniciativa estatal no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil e criar os fundamentos do direito agrário.

II. O ordenamento do direito agrário, consolidado entre 1850 e 1946, permitiu o aprofundamento da concentração de terras e restringiu o acesso da população indígena e negra à terra.

III. Um dos aspectos cruciais da Lei de Terras foi preparar as condições para a expansão da economia de mercado, criando, dentre outras coisas, a possibilidade de compra de terras por estrangeiros.

Está correto o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603147 Ano: 2022
Disciplina: Direito Agrário
Banca: FGV
Orgão: Senado

A reforma agrária é uma política de Estado que cumpre um papel fundamental no ordenamento territorial, na estrutura produtiva e na gestão do desenvolvimento humano. As leis que regem a reforma agrária definem uma série de instrumentos para articular essas múltiplas dimensões.

De acordo com a Lei nº 4947/1966 e a Lei nº 4.504/1964, não são elegíveis de destinação, para fins de reforma agrária, as terras

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603146 Ano: 2022
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: FGV
Orgão: Senado

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), estabelecido pela Lei nº 9.433/97, é um dos instrumentos que orienta a gestão das águas no Brasil.

Avalie se o PNRH 2022-2040 estabelece como consumo consuntivo:

I. O uso da água no abastecimento humano e no abastecimento animal.

II. O uso da água na navegação, na pesca, na recreação, no turismo e no lazer.

III. O uso da água na indústria, na mineração, na irrigação e na termoeletricidade.

Está correto o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603144 Ano: 2022
Disciplina: Direito Sanitário
Banca: FGV
Orgão: Senado

Conforme as informações da ONU, a segurança alimentar é um problema multidimensional e internacional. No Brasil, a Lei nº 11.346/2006 criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Decreto nº 7.272/2010, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PNSAN.

Acerca do tema, leia o texto a seguir:

“As estatísticas indicam que estamos retrocedendo no combate à fome. Voltamos aos níveis de 15 anos atrás e estamos perdendo a batalha contra todas as formas de desnutrição. Ainda há muito a ser feito para garantir uma alimentação saudável para toda a população ao longo da vida. Se não fizermos mudanças rápidas e substanciais, os países da região não alcançarão o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2: "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável" e o ODS 3: "Garantir vidas e promover o bem-estar para todos em todas as idades." Não conseguiremos reverter essas tendências a menos que transformemos nossos sistemas agroalimentares para torná-los mais eficientes, resilientes, inclusivos e sustentáveis para fornecer uma dieta saudável para todos, sem deixar ninguém para trás”.

Panorama de la Seguridad Alimentaria y la Nutrición en América Latina y el Caribe, Número de serie: 2021, Editor: FAO, FIDA, OPS, WFP y UNICEF.

A partir de tais considerações, assinale a opção que retrata corretamente a definição do conceito de segurança alimentar e nutricional do SISAN.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603143 Ano: 2022
Disciplina: Direito Agrário
Banca: FGV
Orgão: Senado

O conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial de produção da Lei nº 10.831/2003 abrange cumulativamente sistemas:

1. natural e biodinâmico.

2. de precisão e biológico.

3. natural e de sucessão de culturas.

4. agroecológicos e permacultura.

5. regenerativo e ecológico.

Assinale a opção que apresenta os sistemas que se enquadram na definição legal de sistema orgânico.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603142 Ano: 2022
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: FGV
Orgão: Senado

A agroecologia tem se expandido em todo mundo como uma proposta de mudança tecnológica e social dos sistemas de produção. Acerca do tema, leia o texto a seguir.

“A prática agroecológica está baseada na valorização da diversidade cultural e biológica, conservando e resgatando as variedades crioulas e o conhecimento tradicional das populações locais, visando desenvolver agroecossistemas mais sustentáveis. Diferentemente da agricultura orgânica, não busca a padronização de técnicas; desenvolve o conceito de transição agroecológica, que consiste no processo de mudança e adequação gradual das práticas agrícolas. A difusão das práticas baseia-se na troca de saberes entre as comunidades e se estabelece de forma participativa. Outros princípios que fundamentam a prática são a soberania alimentar e a equidade de gênero. A soberania alimentar sustenta o direito de os povos definirem suas estratégias de produção e consumo dos alimentos de que necessitam. A equidade de gênero baseia-se no reconhecimento do papel relevante que as mulheres têm exercido nos sistemas de produção agroecológica.”

IPEA – Textos para Discussão: Análise da Construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil, 2017.

A partir do texto, conclui-se que a agroecologia apresenta os seguintes três princípios fundamentais:

1. Valorização da biodiversidade

2. Participação da sociedade civil em processos decisórios

3. Equidade

Relacione tais princípios às diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 7794/2012-PNAPO listadas a seguir.

( ) Promoção de sistemas justos e sustentáveis de produção.

( ) Promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional.

( ) Estímulo às experiências locais de uso e conservação dos recursos genéticos vegetais.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603141 Ano: 2022
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: FGV
Orgão: Senado

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, as unidades em que pode ser desenvolvida exploração sustentável são organizadas em diferentes categorias.

Dentre as opções a seguir, assinale a que não está submetida à proteção integral.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2603140 Ano: 2022
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: FGV
Orgão: Senado

As diretrizes e princípios da Política Nacional da Biodiversidade dizem o seguinte:

“Os princípios estabelecidos neste Anexo derivam, basicamente, daqueles estabelecidos na Convenção sobre Diversidade Biológica e na Declaração do Rio, ambas de 1992, na Constituição e na legislação nacional vigente sobre a matéria. A Política Nacional da Biodiversidade reger-se-á pelos seguintes princípios: I - a diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente de seu valor para o homem ou potencial para uso humano; II - as nações têm o direito soberano de explorar seus próprios recursos biológicos, segundo suas políticas de meio ambiente e desenvolvimento; III - as nações são responsáveis pela conservação de sua biodiversidade e por assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente e à biodiversidade de outras nações ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional; IV - a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade são uma preocupação comum à humanidade, mas com responsabilidades diferenciadas, cabendo aos países desenvolvidos o aporte de recursos financeiros novos e adicionais e a facilitação do acesso adequado às tecnologias pertinentes para atender às necessidades dos países em desenvolvimento.”

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas