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Foram encontradas 50 questões.

398774 Ano: 2013
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Fonterrada (2008), ao abordar a música no período romântico, nos diz que "o fato de o período romântico considerar a música capaz de expressar conteúdos externos a ela não é uma idéia nova". Assinale a alternativa qua contempla para esta autora a real contribuição do romantismo na música.
 

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398773 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Jean e Brigitte Massin (1997), dizem que "desde o século VI, ocupar-se de música era essencialmente elaborar uma filosofia musical, refletir sobre a função dos sons e num plano secundário, compor melodias ou executá-las. Assim, a noção de música teria uma abrangência muito maior que em nossos dias por compreender "os dados metafísicos que se acham em seus fundamentos tanto quanto a matemática que a organiza". O filósofo Boécio, segundo os autores, no centro destas concepções, considera que " por obra da razão divina, estabeleceu-se a harmonia de todas as coisas, segundo a ordem dos números. E a música (...) é a ciência dos números que governam o mundo". Assinale a alternativa que contempla as "três grandes categorias na música" em que o filósofo " vê a fonte da harmonia universal", segundo estes autores.
 

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398772 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Sobre a música popular brasileira, Mário de Andrade (1977) diz que ela é "tão variada que às vezes desconcerta quem a estuda." Assinale a alternativa que diz respeito a algumas das formas principais que esta música emprega, de acordo com o autor.
 

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398771 Ano: 2013
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Ainda sobre esta influência africana, Mario de Andrade (1977) diz que "do dilúvio de instrumentos que os escravos trouxeram para cá, vários se tornaram de uso brasileiro". Assinale a alternativa que corresponde ao que o autor se refere.
 

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398770 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Falando das influências que a nossa música popular herdou. Mario de Andrade (1977), diz que a africana foi muito intensa " na formação do canto popular brasileiro". Assim, o autor descreve uma cena de um carnaval do Recife, dizendo que: "era a coisa mais violenta que se pode imaginar. Tão violento ritmo eu não podia suportar. Era obrigado a me afastar de quando para... por ordem o movimento do sangue e do respiro." Assinale a alternativa que corresponde ao que Mario de Andrade se refere.
 

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398769 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Com a chegada da República diz Mario de Andrade (1977) que o "país principiou pela terceira vez a vida. Mas, desta feita, a música não". Assinale a alternativa que melhor justifica esta afirmação do autor.
 

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398768 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Mario de Andrade (1977), em sua Pequena História da Música, inicia o capítulo que trata da Música Erudita Brasileira falando que esta, até o início do século XX, se mostrou num espírito "subserviente" à colônia. Assim, quando ele se refere ao apogeu do segundo império, nos diz que nesse período, "mudam-se para o Brasil os dois fundadores da virtuosidade pianística nacional". Assinale a alternativa que corresponde a estes instrumentistas a quem o autor se refere.
 

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398767 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
A educadora musical Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), cita em seu livro o educador suíço Pestalozzi que, propôs um tipo de educação que tinha por base a " prática e a experimentação de cunho afetivo". Ela diz tratar-se da " primeira tentativa de pedagogia experimental registrada na história". Assinale a alternativa que corresponde a um dos princípios do sistema Pestalozzi de eduacação musical.
 

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398766 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
A educadora musical Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), em seu livro De tramas e Fios tece no primeiro capítulo a linha do tempo da Educação Musical. Nele, percorre desde os primórdios, com a Antiguidade grega romana, até século XX, trazendo ao leitor o conhecimento de como o ensino da música passou por diferentes premissas até alcançar os procedimentos adotados hoje. Quando a autora trata, neste capítulo, dos precursores dos métodos ativos em educação musical, referência a um filósofo que, de acordo com ela, seria " o primeiro pensador da educação a apresentar um esquema pedagógico especialmente voltado para a educação musical" e que, de acordo com ele, " as canções devem ser simples e não dramáticas, e seu objetivo é assegurar flexibilidade, sonoridade e igualdade às vozes". Assinale a alternativa que corresponde a este filósofo que autora se refere.
 

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398765 Ano: 2013
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Ao observarmos o transcorrer do Ensino das Artes nas escolas brasileiras, passando por inúmeras vertentes de linhas de pensamento e de estrutura, vemos que nos anos 60 há uma mobilização dos educadores que, segundo Fusari e Ferraz (1993), "passam a discutir as reais contribuições da escola, sobretudo da escola pública, pensando numa melhoria das práticas sociais". Assim, segundo elas, "essas discussões" geraram novas propostas pedagógicas que "apontam" para uma educação conscientizadora do povo e para um redirecionamento histórico do trabalho escolar público". Assinale a alternativa que representa as teorias que surgem na busca de um projeto pedagógico progressista.
 

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