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Foram encontradas 99 questões.

À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o próximo item.

Suponha-se que um professor constate que há, em sua sala de aula, um aluno adolescente com suspeita de maus-tratos. Nessa situação, o dirigente do estabelecimento de educação deve comunicar o Conselho Tutelar.

 

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À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o próximo item.

Considere-se que, após a aplicação de uma avaliação pelo professor de matemática, o aluno adolescente não concorde com o critério avaliativo. Nesse caso, o discente poderá contestar os critérios avaliativos utilizados para a correção, assim como recorrer às instâncias escolares superiores.

 

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À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o próximo item.

No Distrito Federal, exige-se que cada região administrativa tenha, no máximo, um Conselho Tutelar, composto por cinco membros, eleitos pela população local para um mandado de dois anos, permitida apenas uma recondução, após nova eleição.

 

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984949 Ano: 2018
Disciplina: Música
Banca: QUADRIX
Orgão: SEE-DF
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A música popular das cidades mostrava-se mais vulnerável às influências internacionais que poderiam atrapalhar o processo de nacionalização. Além disso, nem toda música popular parecia ser de criação estritamente popular; parte dela soava como versão facilitada da música culta: por exemplo, as canções calcadas em árias de óperas famosas, com textos de poetas locais. Outra parte soava como cópia da música folclórica: por exemplo, as toadas e os poemas sertanejos de Catulo da Paixão Cearense, mal-vistos pelos modernistas.
Elizabeth Travassos. Modernismo e música brasileira.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. p. 51.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
A modinha não se popularizou por ser extremamente erudita.
 

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984948 Ano: 2018
Disciplina: Música
Banca: QUADRIX
Orgão: SEE-DF
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Com relação às funções harmônicas estabelecidas pelo campo harmônico da tonalidade maior, julgue o próximo item.

A função dominante é a mais importante de todas, pois resume a tonalidade, representando repouso, relaxamento e estabilidade tonal.
 

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984947 Ano: 2018
Disciplina: Música
Banca: QUADRIX
Orgão: SEE-DF
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Com base na origem da música popular brasileira, em seus estilos e em sua aplicabilidade no contexto social, julgue o item que se segue.

A marchinha de carnaval Ó Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, foi considerada como a primeira composição do gênero.
 

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984945 Ano: 2018
Disciplina: Música
Banca: QUADRIX
Orgão: SEE-DF
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A estética é a área da filosofia que estuda as concepções de forma e beleza e a maneira como o ser humano enxerga, ouve e percebe o meio em que vive. Tem-se visto a música como uma expressão da estrutura social, um elemento político, que trata da relação entre o homem e o tempo.

L. B. Meyer. Emotion and Meaning in Music. 1956.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir acerca de estética musical.

Visa compreender como as formas sonoras agem no ser humano, como um discurso melódico influencia na vida de quem o ouve e como a melodia e a expressão se relacionam.
 

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984943 Ano: 2018
Disciplina: Música
Banca: QUADRIX
Orgão: SEE-DF
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Com base na origem da música popular brasileira, em seus estilos e em sua aplicabilidade no contexto social, julgue o item que se segue.


A música popular abstinha-se de manifestações políticas.

 

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984942 Ano: 2018
Disciplina: Música
Banca: QUADRIX
Orgão: SEE-DF
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Com relação às funções harmônicas estabelecidas pelo campo harmônico da tonalidade maior, julgue o próximo item.

Os acordes que exercem função subdominante são encontrados sobre o terceiro, o quarto e o sétimo graus da escala diatônica.
 

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984940 Ano: 2018
Disciplina: Música
Banca: QUADRIX
Orgão: SEE-DF
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A música popular das cidades mostrava-se mais vulnerável às influências internacionais que poderiam atrapalhar o processo de nacionalização. Além disso, nem toda música popular parecia ser de criação estritamente popular; parte dela soava como versão facilitada da música culta: por exemplo, as canções calcadas em árias de óperas famosas, com textos de poetas locais. Outra parte soava como cópia da música folclórica: por exemplo, as toadas e os poemas sertanejos de Catulo da Paixão Cearense, mal-vistos pelos modernistas.
Elizabeth Travassos. Modernismo e música brasileira.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. p. 51.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Fenômenos como esses desestabilizavam a divisão do universo cultural em dois níveis: o erudito e o popular.
 

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