Foram encontradas 50 questões.
“Os movimentos de Pollock ao pintar e bater a tinta
pareciam uma dança, ativando o braço, o ombro e o torso
mais do que, como de hábito entre os pintores, o pulso e
os dedos, sempre seu ponto fraco quando estudante (…).
Seu transe, fundamentado nas profundezas inconscientes,
assemelhava-se ao automatismo surrealista, uma prática
literária que nunca havia sido bem-sucedida na pintura”
(PAGLIA, Camile; Imagens cintilantes, 2014, p. 144). Esse
procedimento de Jackson Pollock (1912 – 1956) tornou-se
conhecido como:
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Fayga Ostrower em “Criatividade e processos de criação”
(2002, p. 32) sugere que “não há por que atribuir a
ausência do método perspectivo à ignorância ou falta de
informação ou, mais absurdo ainda, à falta de habilidade”,
ao examinar a bidimensionalidade característica da arte
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A perspectiva de atuação que NÃO contempla o
documento “A Educação Infantil: um outro olhar,
Secretaria Municipal de Educação, Vitória/ES – 2006”, ao
tratar de Artes no contexto da educação infantil, é:
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Acerca da distinção nas sociedades indígenas entre
artefato e arte, ou seja, entre objetos produzidos para
serem usados e outros para serem somente contemplados,
é correto afirmar que:
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Entre os sucessos que despontaram na retomada do
cinema brasileiro ao final da década de 1990 figura o
longa-metragem “Central do Brasil”. O filme foi exibido em
22 países, marcando a estreia do ator-mirim Vinícius de
Oliveira. Ao seu lado, a protagonista da película, que
recebeu o prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim,
chama-se:
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“Brincante” é um filme de Walter Carvalho sobre o
universo de Antonio Nóbrega. Em um misto de ficção e
documentário, o longa metragem apresenta parte da
trajetória do artista pernambucano. A linguagem artística
fundamental em Nóbrega é:
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“Continua, portanto, relevante voltar nossa atenção para
contextos nativos cuja produção artística não segue as
mesmas leis que as do Ocidente, não entra na lógica do
mercado, e, às vezes, nem na da troca, e não funciona a
partir da separação entre a vida cotidiana e a arte”
(LAGROU, Els, 2009, p. 80). Esse debate sobre contextos
nativos de alteridade e autenticidade no mundo das artes
refere-se à:
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A compreensão do processo de trabalhos dos artistas
sugere diferentes aprendizados. As etapas realizadas em
desenho e pintura por Pablo Picasso (1881 – 1973) no
desenvolvimento do painel Guernica (1937) concretizam a
execução de um plano, uma intencionalidade
continuamente avaliada e replanejada. É possível
relacionar essa atitude com a:
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Nas palavras de Augusto Boal “Ser humano é ser artista”.
Boal (1931 – 2009) é o idealizador do método
mundialmente conhecido como
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As diferentes linguagens artísticas perpassam
conhecimentos que precisam ser desvelados na práxis
pedagógica. Na perspectiva da Educação Infantil pública, as
múltiplas formas de expressão artística têm como objetivo:
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