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Foram encontradas 120 questões.

269163 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

A linguagem teatral, como sistema semiótico e forma de expressão artística, deve estar restrita a um pequeno grupo de iniciados (profissionais de teatro e aficcionados do teatro amador).

 

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269162 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

A linguagem teatral pode propiciar ao educando a percepção da realidade a partir de múltiplas perspectivas por meio de estímulos intelectuais, físicos e intuitivos.

 

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269161 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

O ato de dramatizar não está potencialmente contido em cada um como uma forma de compreender e representar a realidade

 

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269160 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

O teatro passou a ser reconhecido como forma de conhecimento capaz de mobilizar dimensões sensório- motoras, simbólicas, afetivas e cognitivas do educando.

 

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269159 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

A linguagem teatral no ensino formal deve servir exclusivamente como instrumento ou método.

 

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Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens.

Na perspectiva de uma educação infantil pública e de qualidade para todos, favorecer o acesso das crianças às múltiplas formas de expressão artística tem como objetivo ampliar o seu universo cultural e suas possibilidades de compreender a realidade, e a instituição educativa é o único modo possível de as crianças terem acesso ao acervo cultural e artístico disponível.

 

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Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens.

A arte como patrimônio cultural da humanidade deve ser um elemento vivificador da escola, o que significa assegurar a existência de condições para que a linguagem artística seja uma realidade que perpasse todos os tempos e espaços da práxis pedagógica e seja reconhecida como uma linguagem a que todos deveriam ter acesso por direito.

 

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Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens.

Ao pintar, desenhar, colar, a criança formula conceitos, cria hipóteses, expressa seus sentimentos e opiniões em relação ao mundo. Essas manifestações representam a particularidade das experiências infantis, que devem ser analisadas e consideradas a partir das culturas da infância.

 

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Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens.

A arte não é um privilégio da escola, mas ela precisa ser ressignificada como expressão, como linguagem e, não, como uma manifestação da repetição, da cópia e de modelos muitas vezes impostos pela racionalidade adulta.

 

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269154 Ano: 2007
Disciplina: Pedagogia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A discussão em torno da educação inclusiva não surgiu por acaso. Ela é fruto de processos de reivindicação de diferentes movimentos sociais que lutavam — e continuam a lutar — pelo direito das pessoas, independentemente das suas necessidades educacionais especiais, do tipo de deficiência e do grau de comprometimento que estas apresentem, de serem incluídas em diferentes espaços sociais.

A Educação infantil: um outro olhar. SEME do município de Vitória, 2006. Internet: .

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais nos CMEIs continua a ser um desafio, sobretudo se se considerar que o seu atendimento requer um novo modo de reconhecer todas as crianças como sujeitos de direitos e de utilizar o espaço e o tempo da educação infantil como possibilidades de romper com a segregação dessas crianças e com a falta de consideração relativa às diferenças existentes entre elas.

 

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