Foram encontradas 100 questões.
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Os primeiros grafismos da criança, como consequência e
extensão de um gesto que deixa marca vigorosa em uma
superfície, são seus rabiscos. Nesse sentido, existem
diferentes manifestações entre o gesto e o seu traço, que
são baseados na sensibilidade estética, na percepção
visual e no repertório tátil-visual.
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No Brasil, dispomos de vestígios significativos que
revelam a prática de pinturas corporais pelos antigos
habitantes do país. Essa arte foi claramente observada
nos corpos mumificados raros encontrados em abrigos
de Minas Gerais, indicando que era uma forma de
expressão artística essencial e valorizada pelos povos
antigos.
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O ano de 1824 ficou caracterizado por uma notável
liberdade teatral, com editais emitidos pela Corte para
promover apresentações teatrais. Posteriormente, em
1829, essa iniciativa continuou a estimular a produção de
peças teatrais. No entanto, em 1845, foram introduzidas
novas diretrizes de censura no país, estabelecidas pelo
Conservatório Dramático Brasileiro, resultando na
censura de 228 peças durante esse período.
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A arte gera espectadores que se enxergam nela, muitas
vezes refletindo suas próprias experiências, seja na
solidão pessoal ou na conscientização das questões de
classe. A apreciação contemplativa pode servir como
catalisador, motivando a ação em direção à
transformação da realidade.
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A música brasileira, tal como a conhecemos hoje, teve
suas raízes estabelecidas por meio da fusão de
influências musicais indígenas, europeias e africanas. Os
colonizadores portugueses trouxeram ao Brasil o Lundu e
a Modinha, que eventualmente deram origem ao Choro.
Esse gênero musical surgiu de forma marcante em Ouro
Preto, durante o século XIX, quando foi ouvido pela
primeira vez nas conhecidas “Rodas de Choro”.
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A relação entre o ensino e o teatro vem sendo
desenvolvida ao longo de vários anos. O início da história
do teatro no Brasil está atrelado ao processo de evolução
dos povos, realizado na década de 1950, com o advento
da televisão, pelo jornalista e empresário Assis
Chateaubriand, que posteriormente abriu portas para o
teatro nas escolas e vem crescendo desde então.
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As formas de expressão artística têm a capacidade de
enriquecer as habilidades comunicativas dos estudantes,
proporcionando-lhes orientações e técnicas que
permitem uma comunicação objetiva e unidirecional. Isso
possibilita que eles compartilhem suas perspectivas e
interpretações do mundo de forma mais eficaz.
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Abordar o ensino de artes sob uma perspectiva cultural
nos conduz a considerar a escola como um ambiente que
contribui para a formação de diversas identidades e
subjetividades. O indivíduo já não é mais visto como
possuidor de uma identidade fixa, mas sim como alguém
que está em constante processo de construção,
desconstrução e reconstrução, evocando, assim, a ideia
de criação presente na Arte.
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A partir da década de 1960, surgiu uma iniciativa voltada
para a democratização do acesso ao palco, conhecida
como Teatro do Oprimido, que foi sistematizada pelo
brasileiro Augusto Boal. Essa abordagem foi concebida
com influências de diversas fontes, incluindo a estética
brechtiana e a pedagogia libertadora de Paulo Freire.
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A arte na escola deve ser trabalhada no sentido de
emancipar as crianças, adolescentes e jovens para sua
atuação social e política, para que eles sejam capazes de
transformar a sociedade. Pensando nisso, os PCN
(Parâmetros Curriculares Nacionais) proporcionam uma
abertura para o ensino da arte nas escolas, e garantem
por si só a sua eficácia no cotidiano escolar, tornando o
ensino da arte um instrumento de construção da
cidadania.
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