Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2365685 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Segundo o documento BNCC no Ensino Fundamental – Anos Finais, é preciso assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos. Essas práticas podem ocupar os mais diversos espaços da escola, espraiando-se para o seu entorno e favorecendo as relações com a comunidade.

O texto indica que o diferencial do documento em relação a essa fase está

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365684 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

No que diz respeito ao Objeto de Conhecimento Patrimônio Cultural, na Unidade Temática Artes Integradas, o BNCC, para o 6º ao 9º ano, propõe como Habilidades desenvolvidas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365683 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

No documento BNCC, para o 6º ao 9º ano, é considerada uma das Habilidades do Objeto de Conhecimento Matrizes estéticas e culturais, na Unidade Temática Artes Integradas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365682 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Segundo Lagrou (2009), na tradição pictórica ocidental, a cópia tende a ser de outra natureza que o modelo. A pintura na tela é feita de outros materiais que o modelo e, na sua confecção, são utilizadas técnicas próprias à pintura (...). Uma escultura de um torso humano (...) não visa reproduzir o corpo, sua estrutura, ou seu modo de funcionar, somente visa invocá-lo, representá-lo.

Segundo Lagrou, no universo artefatual ameríndio,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365681 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Observe a imagem.

Enunciado 3456162-1

Ela mostra uma pintura corporal, produção indígena específica que, para Lagrou (2009), em vez de refletir uma estrutura social (...) imaginaria uma possibilidade cognitiva de organização social não realizada na vida cotidiana. O estilo desdobrado nos informaria sobre o desejo [desse grupo] de superar a tensão social inerente ao seu sistema de três castas, uma tensão temporariamente dissolvida pela imaginação artística.

Nessa descrição, Lagrou comenta a arte indígena dos

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365680 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Para Lagrou (2009), a grande diferença entre as artes indígenas e a arte do contexto metropolitano é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365679 Ano: 2020
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Boucier (2001) analisa as possíveis origens da dança a partir de documentos históricos, textos e imagens. Segundo o autor, para os gregos, a dança era

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365678 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

No documento BNCC, para o 6º ao 9º ano, é considerada uma das Habilidades do Objeto de Conhecimento Elementos da Linguagem, na Unidade Temática Dança:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365677 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

No que diz respeito ao Objeto de Conhecimento Notação e registro musical, na Unidade Temática Música, o BNCC, para o 6º ao 9º ano, propõe como Habilidades:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365676 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Entre os povos ameríndios temos vários exemplos deste tipo de arte. Para a música podemos mencionar o uso do arco musical pelos Kaxinawa, Culina, Ashaninka e outros povos da região, onde a caixa de ressonância é a própria boca do tocador, o que faz com que a música seja quase imperceptível para pessoas que se encontram a mais de um metro de distância. Esta música é tocada para ser ouvida ou pelos espíritos ou somente pelo próprio tocador.

(Lagrou, 2009)

Segundo Lagrou, essa prática – de obras feitas para não serem vistas ou ouvidas ou ainda outras, para desaparecerem ao final do processo de sua fabricação ou performance – assemelha esse tipo de arte dos ameríndios

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas