Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2365675 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

No documento BNCC, para o 6º ao 9º ano, é considerada uma das Habilidades do Objeto de Conhecimento Materialidades, na Unidade Temática Música:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365674 Ano: 2020
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Spolin (2008), ao apontar a importância do jogo no ambiente escolar, indica que as oficinas de jogos teatrais

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365673 Ano: 2020
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Desgranges (2003) descreve as práticas teatrais no período dos anos 1960 e 1970, e seus desdobramentos no ensino de Teatro, como marcadas pelas ideias de democratização cultural e de ampliação dos públicos. Segundo o autor, essas práticas ganharam o mundo a partir de uma perspectiva contracultural, com forte teor ideológico e de difusão de amplo público, com espectadores convidados à participação. Como exemplo dessa abordagem indica

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365672 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

No documento BNCC, para o 6º ao 9º ano, é considerada uma das Habilidades do Objeto de Conhecimento Elementos da Linguagem, na Unidade Temática Teatro:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365671 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

No documento BNCC, para o 6º ao 9º ano, é considerada uma das Habilidades do Objeto de Conhecimento Materialidades em Artes Visuais:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365670 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Observe a imagem.

Enunciado 3456151-1

Segundo Lagrou (2009), a figura do artista que se projeta como inventor do seu próprio estilo, inovador incessante, caracteriza os artistas modernistas e contemporâneos. Como exemplo, o artista fundador da arte conceitual é o autor de A Fonte (1917),

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365669 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

É também sabido que, há várias décadas, a parcela mais significativa da produção artística nos centros metropolitanos e legitimadores do mercado de arte erudita pouco tem a ver com a procura e apreciação do “Belo” que marcou a origem da filosofia moderna sobre arte e estética no século XVIII. Muito do que é produzido na vertente, hoje em dia dominante, da arte conceitual, tem mais a ver com o questionamento de tal definição do que com sua afirmação. (Lagrou, 2009)

Para a autora, o que os artistas conceituais visam com sua obra é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365668 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Barbosa (2001) analisa as relações de dependência presentes no ensino de arte no Brasil e seus análogos internacionais. Como exemplo, aponta os modelos impostos pela Missão Francesa no Brasil, no período entre 1808 e 1870. Segundo a autora, o Barroco Brasileiro é então substituído

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365667 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Barbosa (2001) analisa a influência de John Dewey na trajetória e produção de intelectuais educadores no contexto brasileiro. Para ela, Anísio Teixeira tentou, em sua atuação como professor de História da Educação na Escola Normal, desenvolver as quatro atitudes mentais indicadas por Dewey como apropriadas para lidar com o conflito entre velhas e novas culturas, que seriam:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365666 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP

Em defesa da necessidade do estudo do passado para arte-educadores brasileiros, Barbosa (2001) analisa suas consequências e aponta para equívocos na apropriação dos conteúdos modernos. Segundo a autora, (...) arte-educadores “modernos” no Brasil veem os objetivos da educação artística como uma espécie de determinação burocrática a ser obrigatoriamente incluída em projetos escolares, sem que tais objetivos mereçam ser postos racionalmente em operação. Para a autora, como resultado, desenvolveu-se nas aulas de arte

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas