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Foram encontradas 44 questões.

130354 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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Leia os textos a seguir:
TEXTO I “No caso da Sociologia, está em causa observar que os fenômenos sociais que rodeiam a todos e dos quais se participa não são de imediato conhecidos, pois aparecem como ordinários, triviais, corriqueiros, normais, sem necessidade de explicação, aos quais se está acostumado, e que na verdade nem são vistos. Assim como a chuva é um fenômeno que tem uma explicação científica, ou uma doença também tem explicações, mesmo que não se tenha chegado a terapias totalmente exitosas para sua cura; ou do mesmo modo que as guerras, as mudanças de governo podem ser estudadas pela História ou os cataclismos naturais, pela Geografia; os fenômenos sociais merecem ser compreendidos ou explicados pela Sociologia. Mas só é possível tomar certos fenômenos como objeto da Sociologia na medida em que sejam submetidos a um processo de __________, que sejam colocados em questão, problematizados”. (BRASIL, 2006).
TEXTO II “Cabe ressaltar que a reflexão empreendida pelo sociólogo como interpretação da realidade social não deve acontecer no mesmo nível de apreensão do _________, porque as questões são construídas em termos da explicação, pela mediação teórico-metodológica de natureza própria, por ser um tipo de conhecimento sistematizado da realidade social, consubstanciado por um conjunto pluriparadigmático de conceitos e categorias.” (BRASIL, 2000).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.
 

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130353 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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Ao longo do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, as Ciências Sociais constituíram como campo do conhecimento. Nesse período, alguns pensadores se destacaram pelas suas concepções da perspectiva sociológica. Considerando as concepções metodológicas e os conceitos básicos constitutivos desses pensadores, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Auguste Comte.

2. Émile Durkheim.

3. Karl Marx.

4. Max Weber.


Coluna 2

( ) “As formas econômicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam são transitórias e históricas. Ao adquirir novas forças produtivas, os homens mudam seu modo de produção, e com o modo de produção mudam as relações econômicas, que não eram mais que as relações necessárias daquele modo concreto de produção (...) as categorias econômicas não são mais que abstrações destas relações reais e são verdades unicamente enquanto essas relações subsistem”.

( ) “[formações sociais como o Estado, cooperativas, sociedades anônimas, etc.] não são outra coisa que desenvolvimentos e entrelaçamentos de ações específicas de pessoas individuais, já que apenas elas podem ser sujeitos de uma ação orientada pelo seu sentido. Apesar disto, a Sociologia não pode ignorar, mesmo para seus próprios fins, aquelas estruturas sociais de natureza coletiva que são instrumentos de outras maneiras de colocar-se diante da realidade. (...) Para a Sociologia, a realidade Estado não se compõe necessariamente de seus elementos jurídicos, ou mais precisamente, não deriva deles. Em todo caso, não existe para ela uma personalidade coletiva em ação. Quando fala do Estado, da nação, da sociedade anônima, da família, de uma corporação militar ou de qualquer outra formação semelhante, refere-se unicamente ao desenvolvimento, numa forma determinada, da ação social de uns tantos indivíduos”.

( ) “Entendo por Física Social a ciência que tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais, considerados com o mesmo espírito que os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e biológicos, isto é, como submetidos a leis naturais invariáveis, cuja descoberta é o objetivo especial de suas pesquisas. Propõe-se, assim, a explicar diretamente, com a maior precisão possível, o grande fenômeno do desenvolvimento da espécie humana (...)”.

( ) “(...) as consciências particulares, unindo-se, agindo e reagindo umas sobre as outras, fundindo- se, dão origem a uma realidade nova que é a consciência da sociedade. (...) Uma coletividade tem as suas formas específicas de pensar e de sentir, às quais os seus membros se sujeitam, mas que diferem daquelas que eles praticariam se fossem abandonados a si mesmos. Jamais o indivíduo, por si só, poderia ter constituído o que quer que fosse que se assemelhasse à ideia dos deuses, aos mitos e aos dogmas das religiões, à ideia do dever e da disciplina moral, etc”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

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130352 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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“A presença da Sociologia no currículo do Ensino Médio tem provocado muita discussão. Além dessa justificativa que se tornou slogan ou clichê – ‘formar o cidadão crítico’ –, entende-se que haja outras mais objetivas decorrentes da concretude com que a Sociologia pode contribuir para a formação do jovem brasileiro: quer aproximando esse jovem de uma linguagem especial que a Sociologia oferece, quer sistematizando os debates em torno de temas de importância dados pela tradição ou pela contemporaneidade. A Sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, ‘tribo’, país, etc. Traz também modos de pensar (WEBER, 1983) ou a reconstrução e desconstrução de modos de pensar. É possível, observando as teorias sociológicas, compreender os elementos da argumentação – lógicos e empíricos – que justificam um modo de ser de uma sociedade, classe, grupo social e mesmo comunidade. Isso em termos sincrônicos ou diacrônicos, de hoje ou de ontem.” (BRASIL, 2006). De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, é um papel central que o pensamento sociológico realiza:
 

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130351 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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“A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. (...) São antes de tudo expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante.” (HOLANDA, 1936). Nesse texto, o crítico, historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda aponta a cordialidade como uma forma de sociabilidade tipicamente brasileira. De acordo com o autor, essa forma de sociabilidade deixou consequências duradouras na sociedade brasileira, entre elas:
 

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130350 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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“Uma das questões colocadas à Sociologia é a que se refere à persistência das relações sociais. O que pode levar a que o conteúdo dessas relações ou elas próprias se mantenham? Dito de outro modo, o que faz com que os indivíduos deem às suas ações um sentido determinado que perdure com regularidade no tempo e no espaço? Qual é a base da regularidade nas ações das pessoas se o que lhes dá sentido não é uma instituição abstrata? Uma vez que Weber entende que o social constrói-se a partir das ações individuais, cria-se um problema teórico: como é possível a continuidade da vida social? A resposta para tais questões encontra-se no fundamento da organização social, chave do verdadeiro problema sociológico: a dominação ou a produção da legitimidade, da submissão de um grupo a um mandato.” (QUINTANEIRO, 1995). Considerando os conceitos de poder, dominação e autoridade na perspectiva teórica desenvolvida pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), analise as seguintes assertivas:

I. Há duas formas básicas de estruturas de dominação características do Estado moderno: a carismática e a simbólica.

II. Poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e independentemente do fundamento dessa probabilidade.

III. A dominação é um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros, de tal modo que, em um grau socialmente relevante, estes atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado, por si mesmos e como máxima de sua ação, o conteúdo do mandato.

IV. A dominação do tipo carismático deriva sua legitimação do cumprimento das obrigações estatutárias, em virtude da fé na validade do estatuto legal e da competência funcional, baseada em regras racionalmente criadas.

Quais estão corretas?

 

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130349 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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A Sociologia pode ser definida, segundo Émile Durkheim, como a ciência “das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, de “toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade”. Na fase positivista que marca o início de sua produção, o autor considera que, para tornar-se uma ciência autônoma, essa esfera do conhecimento precisa delimitar seu objeto próprio: os fatos sociais. Tais fenômenos compreendem
 

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130348 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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O sociólogo, antropólogo e filósofo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) destacou-se por desenvolver uma análise da sociedade capitalista que lançava um olhar para as trocas simbólicas e sua importância na determinação das práticas sociais. O autor apresenta o habitus como conceito sociológico capaz de qualificar a relação entre o agente e a sociedade. De acordo com a perspectiva sociológica de Bourdieu, o conceito de habitus pode ser compreendido como:
 

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130347 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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“As novas tecnologias permitem a transformação das linhas de montagem típicas das grandes empresas em unidades de produção de fácil programação que podem atender às variações de mercado (...) e das transformações tecnológicas.” (CASTELLS, 1996). A substituição da produção em série e em massa pela produção de caráter flexível é conhecida como:
 

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130346 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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“Líquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo. No atual estágio ‘líquido’ da modernidade, os líquidos são deliberadamente impedidos de se solidificarem. A temperatura elevada — ou seja, o impulso de transgredir, de substituir, de acelerar a circulação de mercadorias rentáveis — não dá ao fluxo uma oportunidade de abrandar, nem o tempo necessário para condensar e solidificar- se em formas estáveis, com uma maior expectativa de vida.” (BAUMAN, 2016). O sociólogo Zygmunt Bauman utiliza a metáfora da liquidez para caracterizar o atual estágio da modernidade. Em Tempos Líquidos, logo na introdução, Bauman aponta cinco pontos de partida para a reflexão a respeito dos desafios impostos ao indivíduo na era presente. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
 

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130345 Ano: 2016
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. São Leopoldo-RS
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Por que as pessoas infringem as normas sociais? O sociólogo Robert Merton deu uma contribuição importante, embora com poucas aplicações, para o entendimento sociológico do desvio. Em relação à contribuição da perspectiva sociológica de Merton sobre o desvio social, é INCORRETO afirmar que:
 

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