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1 _______ Poderíamos definir o amazonismo como um conjunto
de idéias e de discursos, produzidos pelo imaginário ocidental
sobre a Amazônia e as populações nativas, destinado a
4 viabilizar interesses políticos e econômicos. Como espaço
imaginado pelo Ocidente, o amazonismo partilha muitas
características com o orientalismo. Todavia, enquanto Said
7 nos apresenta um Oriente construído de maneira negativa por
um Ocidente hegemônico, o amazonismo constitui um
campo ambíguo, catalisador de imagens e de discursos
10 contraditórios, que podem ser mobilizados para servir a
interesses muito divergentes.
_______ Primeiras testemunhas da Amazônia e de seus
13 habitantes, Carvajal (1542) e Acuña (1641) elaboraram relatos
em que combinaram o fantástico e o exótico e edificaram as
bases do amazonismo: mito das amazonas, inferno verde,
16 eldorado, seres canibais e nobre selvagem. A Amazônia e seus
primeiros habitantes concentraram e continuam concentrando
sentimentos e fantasias ocidentais. Símbolo de riqueza e
19 miséria, de medo e esperanças, de sonhos e pesadelos, de
futuro e passado, de inferno e paraíso. A alteridade é o espelho
invertido do ocidente e é manipulada conforme os interesses
22 em jogo. Essas imagens contraditórias acompanharam e
informaram a conquista da América e o encontro com as
populações indígenas. Além de legitimarem a ocupação e a
25 exploração econômica, os mitos também serviram para
sustentar os interesses políticos e ideológicos da Europa.
Idem, ibidem (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens de 16 a 20.
O termo "catalisador" (L.9) está sendo empregado no mesmo sentido que tem na seguinte frase: O mito é catalisador de sentimentos e fantasias em relação ao universo amazônico.
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1 _______ Poderíamos definir o amazonismo como um conjunto
de idéias e de discursos, produzidos pelo imaginário ocidental
sobre a Amazônia e as populações nativas, destinado a
4 viabilizar interesses políticos e econômicos. Como espaço
imaginado pelo Ocidente, o amazonismo partilha muitas
características com o orientalismo. Todavia, enquanto Said
7 nos apresenta um Oriente construído de maneira negativa por
um Ocidente hegemônico, o amazonismo constitui um
campo ambíguo, catalisador de imagens e de discursos
10 contraditórios, que podem ser mobilizados para servir a
interesses muito divergentes.
_______ Primeiras testemunhas da Amazônia e de seus
13 habitantes, Carvajal (1542) e Acuña (1641) elaboraram relatos
em que combinaram o fantástico e o exótico e edificaram as
bases do amazonismo: mito das amazonas, inferno verde,
16 eldorado, seres canibais e nobre selvagem. A Amazônia e seus
primeiros habitantes concentraram e continuam concentrando
sentimentos e fantasias ocidentais. Símbolo de riqueza e
19 miséria, de medo e esperanças, de sonhos e pesadelos, de
futuro e passado, de inferno e paraíso. A alteridade é o espelho
invertido do ocidente e é manipulada conforme os interesses
22 em jogo. Essas imagens contraditórias acompanharam e
informaram a conquista da América e o encontro com as
populações indígenas. Além de legitimarem a ocupação e a
25 exploração econômica, os mitos também serviram para
sustentar os interesses políticos e ideológicos da Europa.
Idem, ibidem (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens de 16 a 20.
O emprego do plural em "Poderíamos" (L.1) é suficiente para se considerar o texto subjetivo e pessoal, em oposição a um texto impessoal, neutro, objetivo.
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Disciplina: Redação Oficial
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Rio Branco-AC
1 _______ Poderíamos definir o amazonismo como um conjunto
de idéias e de discursos, produzidos pelo imaginário ocidental
sobre a Amazônia e as populações nativas, destinado a
4 viabilizar interesses políticos e econômicos. Como espaço
imaginado pelo Ocidente, o amazonismo partilha muitas
características com o orientalismo. Todavia, enquanto Said
7 nos apresenta um Oriente construído de maneira negativa por
um Ocidente hegemônico, o amazonismo constitui um
campo ambíguo, catalisador de imagens e de discursos
10 contraditórios, que podem ser mobilizados para servir a
interesses muito divergentes.
_______ Primeiras testemunhas da Amazônia e de seus
13 habitantes, Carvajal (1542) e Acuña (1641) elaboraram relatos
em que combinaram o fantástico e o exótico e edificaram as
bases do amazonismo: mito das amazonas, inferno verde,
16 eldorado, seres canibais e nobre selvagem. A Amazônia e seus
primeiros habitantes concentraram e continuam concentrando
sentimentos e fantasias ocidentais. Símbolo de riqueza e
19 miséria, de medo e esperanças, de sonhos e pesadelos, de
futuro e passado, de inferno e paraíso. A alteridade é o espelho
invertido do ocidente e é manipulada conforme os interesses
22 em jogo. Essas imagens contraditórias acompanharam e
informaram a conquista da América e o encontro com as
populações indígenas. Além de legitimarem a ocupação e a
25 exploração econômica, os mitos também serviram para
sustentar os interesses políticos e ideológicos da Europa.
Idem, ibidem (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens de 16 a 20.
Pelo emprego de expressões coloquiais, pela informalidade, pelas escolhas lexicais e sintáticas, a linguagem do texto é inadequada para documentos oficiais.
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1 _______ Viajando pelas bocas dos rios Juruá e Purus no
início do século XIX, os naturalistas alemães Spix e Martius
anotaram, em seus diários, a presença de “índios selvagens”
4 e a falta de “civilização”, que, segundo os autores,
caracterizavam a região. Além da exploração da região e de
suas riquezas naturais, as primeiras expedições oficiais ao
7 Purus e ao Juruá, lideradas, respectivamente, por João
Rodrigues Cametá e Romão José de Oliveira, em meados do
século XIX, tinham como objetivo a atração e a pacificação
10 dos índios.
_______ Essas entradas permaneceram limitadas, subindo os
rios apenas parcialmente, mas inauguraram uma série de
13 explorações da região durante as décadas de 50 e 60 do
século XIX. Entre essas expedições, destaca-se a viagem, a
mando da Royal Geographical Society de Londres, do
16 geógrafo inglês William Chandless, que subiu o Purus em
1864/65 e o Juruá em 1867. Todavia, a historiografia
regional consagrou os nomes deManoel Urbano, explorador
19 do Purus em 1858, e de João da Cunha Corrêa, que percorreu
o Juruá em 1861, como os primeiros “desbravadores” e
“descobridores” das terras acreanas.
Idem, ibidem (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo "Todavia" (L.17) pode, sem prejuízo para a correção gramatical e para as informações originais do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Porém, Contudo, Entretanto, No entanto, Porquanto, Conquanto.
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1 _______ Viajando pelas bocas dos rios Juruá e Purus no
início do século XIX, os naturalistas alemães Spix e Martius
anotaram, em seus diários, a presença de “índios selvagens”
4 e a falta de “civilização”, que, segundo os autores,
caracterizavam a região. Além da exploração da região e de
suas riquezas naturais, as primeiras expedições oficiais ao
7 Purus e ao Juruá, lideradas, respectivamente, por João
Rodrigues Cametá e Romão José de Oliveira, em meados do
século XIX, tinham como objetivo a atração e a pacificação
10 dos índios.
_______ Essas entradas permaneceram limitadas, subindo os
rios apenas parcialmente, mas inauguraram uma série de
13 explorações da região durante as décadas de 50 e 60 do
século XIX. Entre essas expedições, destaca-se a viagem, a
mando da Royal Geographical Society de Londres, do
16 geógrafo inglês William Chandless, que subiu o Purus em
1864/65 e o Juruá em 1867. Todavia, a historiografia
regional consagrou os nomes deManoel Urbano, explorador
19 do Purus em 1858, e de João da Cunha Corrêa, que percorreu
o Juruá em 1861, como os primeiros “desbravadores” e
“descobridores” das terras acreanas.
Idem, ibidem (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O uso de vírgula após "Chandless" (L.16) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
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1 _______ Viajando pelas bocas dos rios Juruá e Purus no
início do século XIX, os naturalistas alemães Spix e Martius
anotaram, em seus diários, a presença de “índios selvagens”
4 e a falta de “civilização”, que, segundo os autores,
caracterizavam a região. Além da exploração da região e de
suas riquezas naturais, as primeiras expedições oficiais ao
7 Purus e ao Juruá, lideradas, respectivamente, por João
Rodrigues Cametá e Romão José de Oliveira, em meados do
século XIX, tinham como objetivo a atração e a pacificação
10 dos índios.
_______ Essas entradas permaneceram limitadas, subindo os
rios apenas parcialmente, mas inauguraram uma série de
13 explorações da região durante as décadas de 50 e 60 do
século XIX. Entre essas expedições, destaca-se a viagem, a
mando da Royal Geographical Society de Londres, do
16 geógrafo inglês William Chandless, que subiu o Purus em
1864/65 e o Juruá em 1867. Todavia, a historiografia
regional consagrou os nomes deManoel Urbano, explorador
19 do Purus em 1858, e de João da Cunha Corrêa, que percorreu
o Juruá em 1861, como os primeiros “desbravadores” e
“descobridores” das terras acreanas.
Idem, ibidem (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de itálico em "entradas" (L.11) indica que essa expressão está sendo utilizada com sentido adaptado ao contexto, pois seu sentido original não abrange expedições da região Norte.
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1 _______ Viajando pelas bocas dos rios Juruá e Purus no
início do século XIX, os naturalistas alemães Spix e Martius
anotaram, em seus diários, a presença de “índios selvagens”
4 e a falta de “civilização”, que, segundo os autores,
caracterizavam a região. Além da exploração da região e de
suas riquezas naturais, as primeiras expedições oficiais ao
7 Purus e ao Juruá, lideradas, respectivamente, por João
Rodrigues Cametá e Romão José de Oliveira, em meados do
século XIX, tinham como objetivo a atração e a pacificação
10 dos índios.
_______ Essas entradas permaneceram limitadas, subindo os
rios apenas parcialmente, mas inauguraram uma série de
13 explorações da região durante as décadas de 50 e 60 do
século XIX. Entre essas expedições, destaca-se a viagem, a
mando da Royal Geographical Society de Londres, do
16 geógrafo inglês William Chandless, que subiu o Purus em
1864/65 e o Juruá em 1867. Todavia, a historiografia
regional consagrou os nomes deManoel Urbano, explorador
19 do Purus em 1858, e de João da Cunha Corrêa, que percorreu
o Juruá em 1861, como os primeiros “desbravadores” e
“descobridores” das terras acreanas.
Idem, ibidem (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Os objetivos das expedições lideradas por João Rodrigues Cametá e Romão José de Oliveira, de acordo com o texto, circunscreviam-se à pacificação dos índios da região.
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1 _______ Viajando pelas bocas dos rios Juruá e Purus no
início do século XIX, os naturalistas alemães Spix e Martius
anotaram, em seus diários, a presença de “índios selvagens”
4 e a falta de “civilização”, que, segundo os autores,
caracterizavam a região. Além da exploração da região e de
suas riquezas naturais, as primeiras expedições oficiais ao
7 Purus e ao Juruá, lideradas, respectivamente, por João
Rodrigues Cametá e Romão José de Oliveira, em meados do
século XIX, tinham como objetivo a atração e a pacificação
10 dos índios.
_______ Essas entradas permaneceram limitadas, subindo os
rios apenas parcialmente, mas inauguraram uma série de
13 explorações da região durante as décadas de 50 e 60 do
século XIX. Entre essas expedições, destaca-se a viagem, a
mando da Royal Geographical Society de Londres, do
16 geógrafo inglês William Chandless, que subiu o Purus em
1864/65 e o Juruá em 1867. Todavia, a historiografia
regional consagrou os nomes deManoel Urbano, explorador
19 do Purus em 1858, e de João da Cunha Corrêa, que percorreu
o Juruá em 1861, como os primeiros “desbravadores” e
“descobridores” das terras acreanas.
Idem, ibidem (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
De acordo com o texto, os alemães Spix e Martius integraram as primeiras expedições oficiais aos rios Juruá e Purus.
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1 ______ semelhança do Brasil, o Acre compõe-se de uma
grande diversidade de povos indígenas, cujas situações frente
à sociedade nacional também são muito variadas. Enquanto
4 a grande maioria dos grupos se encontra em contato
permanente ou regular com a população regional (mestiça ou
branca), alguns ainda são classificados pelo órgão indigenista
7 como “isolados”.
______ As sociedades indígenas acreanas dividem-se de
maneira desigual em duas grandes famílias lingüísticas: Pano
10 e Arawak. Alguns desses povos encontram-se também nas
regiões peruanas e bolivianas fronteiriças ao Acre. Do ponto
de vista da antropologia, o conhecimento sobre as sociedades
13 indígenas do estado é muito desigual. Se alguns povos, como
os Kaxinawá ou os Ashaninka, atraíram o interesse de vários
pesquisadores, as informações etnográficas disponíveis sobre
16 a maior parte dos povos indígenas acreanos ainda são muito
incipientes.
______ Os povos indígenas ocuparam um lugar marginal na
19 historiografia do Acre. Como no resto da Amazônia, o
imaginário ocidental sobre a natureza e a alteridade humana
projetou seus fantasmas na região acreana e nos seus
22 primeiros habitantes indígenas. A “conquista do deserto
ocidental” e a incorporação do Acre à nação revelam alguns
mitos fundadores do pensamento ocidental e brasileiro sobre
25 a Amazônia e os povos indígenas.
José Pimenta. Internet: <ambienteacreano.blogspot.com> (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego da palavra "alteridade" (L.20) está relacionado ao sentido de diferença, diversidade, distinção, ou seja, ao sentido de outro.
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1 ______ semelhança do Brasil, o Acre compõe-se de uma
grande diversidade de povos indígenas, cujas situações frente
à sociedade nacional também são muito variadas. Enquanto
4 a grande maioria dos grupos se encontra em contato
permanente ou regular com a população regional (mestiça ou
branca), alguns ainda são classificados pelo órgão indigenista
7 como “isolados”.
______ As sociedades indígenas acreanas dividem-se de
maneira desigual em duas grandes famílias lingüísticas: Pano
10 e Arawak. Alguns desses povos encontram-se também nas
regiões peruanas e bolivianas fronteiriças ao Acre. Do ponto
de vista da antropologia, o conhecimento sobre as sociedades
13 indígenas do estado é muito desigual. Se alguns povos, como
os Kaxinawá ou os Ashaninka, atraíram o interesse de vários
pesquisadores, as informações etnográficas disponíveis sobre
16 a maior parte dos povos indígenas acreanos ainda são muito
incipientes.
______ Os povos indígenas ocuparam um lugar marginal na
19 historiografia do Acre. Como no resto da Amazônia, o
imaginário ocidental sobre a natureza e a alteridade humana
projetou seus fantasmas na região acreana e nos seus
22 primeiros habitantes indígenas. A “conquista do deserto
ocidental” e a incorporação do Acre à nação revelam alguns
mitos fundadores do pensamento ocidental e brasileiro sobre
25 a Amazônia e os povos indígenas.
José Pimenta. Internet: <ambienteacreano.blogspot.com> (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A palavra "incipientes" (L.17) está sendo empregada no sentido de pouco confiáveis, suspeitos.
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