Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1124960 Ano: 2018
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE

De acordo com a seção Saúde da Constituição Federal (CF), analise as assertivas abaixo:

I. As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde, vedada a participação de entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

II. Foi necessária a promulgação das Leis Orgânicas da Saúde para garantir a participação da comunidade nas diretrizes do Sistema de Saúde Brasileiro já que não foi prevista na CF.

III. Não é vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

Assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1124148 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Em relação à diretriz “Longitudinalidade do cuidado”, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários.
( ) Acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.
( ) Aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1120895 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Sobre IAM, é CORRETO afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1120803 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
É de competência do enfermeiro realizar consulta de enfermagem para pessoas com maior risco para desenvolver DM tipo 2. Uma das etapas da consulta é o planejamento da assistência de enfermagem. Sobre os pontos importantes que devem ser levantados pelo enfermeiro para a realização desse planejamento, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Orientar quanto aos sinais de hipoglicemia e hiperglicemia e sobre como agir diante dessas situações.
( ) Motivação para modificar hábitos de vida não saudáveis (estresse e sedentarismo). O consumo do tabaco e o da bebida alcoólica não interferem nas alterações sintomatológicas do paciente.
( ) Orientar quanto ao uso de medicamentos prescritos em relação à indicação, a doses, horários, efeitos desejados e colaterais.
( ) Orientar sobre a importância de realizar o rodízio para administração de insulina, evitando a lipodistrofia.
( ) Quando pertinente, encaminhar ao médico e, se necessário, a outros profissionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1117630 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
No Brasil, saúde e cidadania estão intimamente ligadas. Isso se dá a partir do princípio da participação popular do SUS. Com base nessa afirmação, analise as assertivas abaixo:
I. A Lei 8.142/90 é a mais específica quanto à participação popular.
II. O termo “instâncias colegiadas”, largamente empregado no SUS, se refere à forma de gestão na qual uma decisão é tomada por um grupo.
III. O controle social vai além da função de vigilância e envolve, também, o dever de cobrar e auxiliar na efetividade e no comprometimento daqueles que fornecem os serviços de saúde.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1107957 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Em relação aos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Tomando o modelo de camadas de Dahlgren e Whitehead, o primeiro nível relacionado aos fatores comportamentais e de estilos de vida indica que estes estão fortemente influenciados pelos DSS, pois é muito difícil mudar comportamentos de risco sem mudar as normas culturais que os influenciam.
( ) Embora a intervenção sobre os mecanismos de estratificação social seja de responsabilidade de outros setores, ela é das mais cruciais para combater as iniquidades de saúde.
( ) Como o controle dos DSS não depende apenas da população, as políticas de saúde pouco podem fazer para reverter a situação em que o Brasil se encontra no cenário internacional.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1102184 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Ainda em relação à PNAB, analise as assertivas abaixo:
I. A distribuição da carga horária dos profissionais é de responsabilidade do gestor, devendo considerar o perfil demográfico e epidemiológico local para a escolha da especialidade médica; estes devem atuar como generalistas nas equipes de Atenção Básica (eAB).
II. Cada equipe de Saúde da Família que for implantada com os profissionais de saúde bucal ou quando se introduzirem, pela primeira vez, os profissionais de saúde bucal numa equipe já implantada, modalidade I ou II, o gestor receberá do Ministério da Saúde os equipamentos odontológicos através de doação direta ou o repasse de recursos necessários para adquiri-los.
III. Os Nasf-AB não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1101510 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
Qual das ferramentas gerenciais de enfermagem reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações imprescindíveis à execução do trabalho de enfermagem?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1101500 Ano: 2018
Disciplina: Português
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Enfermagem Offshore
Enfermagem Offshore é a tradução do termo inglês: Offshore Nursing. Define, assim, o grupo de profissionais de Enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros que trabalham na área offshore. É a prestação da assistência de enfermagem desenvolvida na área de exploração e produção de petróleo e gás natural em alto-mar. Logo, as atividades dela são voltadas para os trabalhadores a bordo de plataformas, navios e unidades petrolíferas.
Muitos dos profissionais de Enfermagem Offshore são oriundos de outras áreas da enfermagem, tais como: Emergência, Unidade de Terapia Intensiva e Enfermagem do Trabalho. Isso ocorre devido ao tipo de atividade desenvolvida por esses profissionais, que requer conhecimentos e habilidades específicas para prestar assistência no caso de lesões graves, decorrentes de operações complexas.
A atividade tornou-se tão importante para a área que o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) reconheceu a Enfermagem Offshore como uma nova Especialidade da Enfermagem.
Atualmente, devido às grandes descobertas de petróleo e gás no Brasil, realizadas pela Petrobras, aliadas à exploração de novas reservas ainda maiores, os investimentos no setor offshore tiveram um grande crescimento, com perspectivas maiores ainda nos próximos anos.
O número de profissionais de enfermagem envolvidos neste setor vem crescendo de forma rápida desde então, acompanhando uma grande demanda e atraindo diversos enfermeiros que nunca trabalharam embarcados. Porém, será que estes que pleiteiam essas novas vagas sabem realmente quais serão os desafios a serem alcançados e os obstáculos a serem enfrentados em uma plataforma em alto-mar?
Os profissionais de Enfermagem Offshore atualmente trabalham em turnos de 12 horas, em dois tipos de escalas e/ou regime de revezamento de embarque: escala 14X14: o enfermeiro permanece um período de 14 dias embarcado e outro período de 14 dias de folga; escala 14X21: o enfermeiro permanece um período de 14 dias embarcado e outro período de 21 dias de folga. Essa escala é aplicável apenas a funcionários concursados Petrobras devido a um acordo sindical.
As empresas realizam suas contratações baseadas na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, posicionando os seus profissionais em níveis de carreira que variam do nível I ao IV. Outras selecionam por contrato de trabalho temporário (...). Existem empresas que terceirizam esse serviço através de outras empresas especializadas.
Por se tratar de uma atividade em regime de confinamento, que apresenta situações peculiares, a relação enfermeiro- tripulação é de extrema importância e o profissional de enfermagem deve possuir um perfil bastante sociabilizável, pois sua interação com os demais tripulantes é um fator essencial para gerar relações de confiança e respeito, visto que ele será, em muitos casos, o único profissional de saúde a bordo.
Existe, ainda, por parte de muitas empresas, o requisito para se contratarem profissionais que falem outra língua, de preferência, o inglês. Isso ocorre pelo fato de a maioria das empresas serem estrangeiras, com profissionais de diversas nacionalidades envolvidos nas operações a bordo.
A possibilidade de um atendimento de emergência de grande proporção ou gravidade é uma realidade bastante provável para o Enfermeiro Offshore, uma vez que as operações envolvidas na exploração de petróleo e gás têm grande periculosidade, tanto que são classificadas pelo Ministério do Trabalho como de Grau de Risco IV, numa escala que vai de I a IV. Ou seja, é um dos serviços de maior risco no Brasil.
Por ter essa característica, o enfermeiro deve ser capaz de lidar com situações extremas. Habilidades científicas e técnicas serão sempre colocadas à prática e serão os pontos primordiais para reverter desde possíveis ferimentos até paradas cardíacas, amputações, queimaduras, envenenamento por gás e explosões.
Entre as inúmeras atividades de uma equipe que atua em plataformas ou navios, estão: o atendimento ambulatorial, o controle do estoque de materiais e medicamentos, a higiene do local de trabalho e dos alimentos, a comunicação com o setor médico e, seguramente, os primeiros socorros. Vale destacar que, em casos mais graves, em que há necessidade do atendimento médico, as equipes Offshore também contam com esse tipo de profissional de sobreaviso em terra firme. O contato inicial é feito por telefone ou videoconferência, momento em que os procedimentos são iniciados.
Muitos acreditam que apenas quem possui especialização em Enfermagem do Trabalho pode atuar na área Offshore. Embora tal especialização ajude no bom desempenho, ainda não há obrigatoriedade legal. O que ocorre no mercado é que as empresas terceirizadas, responsáveis por contratar os profissionais, incluem essa formação como requisito.
Os salários atualmente variam entre R$ 4.500,00 para um enfermeiro iniciante e R$ 10.000,00, para um enfermeiro nível sênior ou coordenador. Para os técnicos de enfermagem, os valores ficam entre R$ 3.500,00 e R$ 6.000,00. Atualmente é uma das áreas mais bem pagas da enfermagem.
Disponível em: https://aenfermagem.com.br/materia/enfermagem-offshore/ Acesso em: 30 jul. 2018. Adaptado.
Assinale a alternativa na qual o segmento destacado está desempenhando uma função adjetiva.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1094528 Ano: 2018
Disciplina: Português
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Enfermagem Offshore
Enfermagem Offshore é a tradução do termo inglês: Offshore Nursing. Define, assim, o grupo de profissionais de Enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros que trabalham na área offshore. É a prestação da assistência de enfermagem desenvolvida na área de exploração e produção de petróleo e gás natural em alto-mar. Logo, as atividades dela são voltadas para os trabalhadores a bordo de plataformas, navios e unidades petrolíferas.
Muitos dos profissionais de Enfermagem Offshore são oriundos de outras áreas da enfermagem, tais como: Emergência, Unidade de Terapia Intensiva e Enfermagem do Trabalho. Isso ocorre devido ao tipo de atividade desenvolvida por esses profissionais, que requer conhecimentos e habilidades específicas para prestar assistência no caso de lesões graves, decorrentes de operações complexas.
A atividade tornou-se tão importante para a área que o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) reconheceu a Enfermagem Offshore como uma nova Especialidade da Enfermagem.
Atualmente, devido às grandes descobertas de petróleo e gás no Brasil, realizadas pela Petrobras, aliadas à exploração de novas reservas ainda maiores, os investimentos no setor offshore tiveram um grande crescimento, com perspectivas maiores ainda nos próximos anos.
O número de profissionais de enfermagem envolvidos neste setor vem crescendo de forma rápida desde então, acompanhando uma grande demanda e atraindo diversos enfermeiros que nunca trabalharam embarcados. Porém, será que estes que pleiteiam essas novas vagas sabem realmente quais serão os desafios a serem alcançados e os obstáculos a serem enfrentados em uma plataforma em alto-mar?
Os profissionais de Enfermagem Offshore atualmente trabalham em turnos de 12 horas, em dois tipos de escalas e/ou regime de revezamento de embarque: escala 14X14: o enfermeiro permanece um período de 14 dias embarcado e outro período de 14 dias de folga; escala 14X21: o enfermeiro permanece um período de 14 dias embarcado e outro período de 21 dias de folga. Essa escala é aplicável apenas a funcionários concursados Petrobras devido a um acordo sindical.
As empresas realizam suas contratações baseadas na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, posicionando os seus profissionais em níveis de carreira que variam do nível I ao IV. Outras selecionam por contrato de trabalho temporário (...). Existem empresas que terceirizam esse serviço através de outras empresas especializadas.
Por se tratar de uma atividade em regime de confinamento, que apresenta situações peculiares, a relação enfermeiro- tripulação é de extrema importância e o profissional de enfermagem deve possuir um perfil bastante sociabilizável, pois sua interação com os demais tripulantes é um fator essencial para gerar relações de confiança e respeito, visto que ele será, em muitos casos, o único profissional de saúde a bordo.
Existe, ainda, por parte de muitas empresas, o requisito para se contratarem profissionais que falem outra língua, de preferência, o inglês. Isso ocorre pelo fato de a maioria das empresas serem estrangeiras, com profissionais de diversas nacionalidades envolvidos nas operações a bordo.
A possibilidade de um atendimento de emergência de grande proporção ou gravidade é uma realidade bastante provável para o Enfermeiro Offshore, uma vez que as operações envolvidas na exploração de petróleo e gás têm grande periculosidade, tanto que são classificadas pelo Ministério do Trabalho como de Grau de Risco IV, numa escala que vai de I a IV. Ou seja, é um dos serviços de maior risco no Brasil.
Por ter essa característica, o enfermeiro deve ser capaz de lidar com situações extremas. Habilidades científicas e técnicas serão sempre colocadas à prática e serão os pontos primordiais para reverter desde possíveis ferimentos até paradas cardíacas, amputações, queimaduras, envenenamento por gás e explosões.
Entre as inúmeras atividades de uma equipe que atua em plataformas ou navios, estão: o atendimento ambulatorial, o controle do estoque de materiais e medicamentos, a higiene do local de trabalho e dos alimentos, a comunicação com o setor médico e, seguramente, os primeiros socorros. Vale destacar que, em casos mais graves, em que há necessidade do atendimento médico, as equipes Offshore também contam com esse tipo de profissional de sobreaviso em terra firme. O contato inicial é feito por telefone ou videoconferência, momento em que os procedimentos são iniciados.
Muitos acreditam que apenas quem possui especialização em Enfermagem do Trabalho pode atuar na área Offshore. Embora tal especialização ajude no bom desempenho, ainda não há obrigatoriedade legal. O que ocorre no mercado é que as empresas terceirizadas, responsáveis por contratar os profissionais, incluem essa formação como requisito.
Os salários atualmente variam entre R$ 4.500,00 para um enfermeiro iniciante e R$ 10.000,00, para um enfermeiro nível sênior ou coordenador. Para os técnicos de enfermagem, os valores ficam entre R$ 3.500,00 e R$ 6.000,00. Atualmente é uma das áreas mais bem pagas da enfermagem.
Disponível em: https://aenfermagem.com.br/materia/enfermagem-offshore/ Acesso em: 30 jul. 2018. Adaptado.
Considerando a rede de relações sintático-semânticas presentes no Texto 1, assinale a afirmativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas