Magna Concursos

Foram encontradas 155 questões.

3152035 Ano: 2024
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Provas:
Bergue (2010) comenta que a gestão pode ser entendida como a execução de forma contínua do processo ou do ciclo administrativo. Esse processo resulta da interação constante de quatro elementos ou fases fundamentais: o planejamento, a organização, a direção e o controle. O controle, então, é uma fase do processo de administrar, é parte indissociável do que se entende por gestão. O controle, sob uma perspectiva gerencial, pode ser definido como a função administrativa que consiste em comparar sistematicamente os resultados alcançados em relação aos parâmetros planejados, podendo identificar desvios nos processos e propondo medidas de melhoria de desempenho de uma pessoa, equipe, processo, órgão, entidade etc. A função controle, na gestão de pessoas, pode ser definida, em essência, como as atividades de cotejo, verificação, acompanhamento, enfim, envolvendo a atuação das pessoas no ambiente organizacional e os processos afetos a essa área específica. Alguns instrumentos de controle podem ser usados, na gestão de pessoas.
A respeito do que seriam esses instrumentos, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3152034 Ano: 2024
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Provas:
A comunicação organizacional pode ser definida como um processo de transferência de dados, informações ou conhecimentos, a partir de um ponto de origem a um ponto de destino. A comunicação pode ser modelada de forma a evidenciar a existência de fases e componentes, cuja descrição pode permitir melhor nível de compreensão e diagnóstico dos seus resultados. Nesse contexto, o grau de eficácia do processo de comunicação pode ser definido pela relação entre o conteúdo percebido pelo receptor e o conteúdo desejado pelo emissor. Alguns fatores são determinantes na qualidade da comunicação, sendo: a definição dos destinatários da mensagem, a filtragem, os ruídos, a eficácia do processo, a definição do receptor (indivíduo ou grupo), entre outros (Bergue, 2010, adaptado).

Sobre alguns desses fatores, analise as afirmativas a seguir.
I. A definição dos destinatários da mensagem constitui o primeiro aspecto de particular relevância na análise das disfunções identificáveis nos processos de comunicação organizacional na administração pública.
II. A filtragem caracteriza-se pela manipulação (seleção, omissão, adulteração) do conteúdo da mensagem (dados, informações ou conhecimento) pelo receptor, com o objetivo de que seja percebida, de forma mais favorável pelo emissor, ou seja, adequada aos fins pretendidos pelo receptor.
III. A escolha do canal de comunicação tem significativo impacto na determinação da eficácia da comunicação, pois vai definir a intensidade com que o receptor é sensibilizado pela mensagem (memorando, e-mail, cartazes, reunião, exposição verbal nos setores etc.).
IV. A adequação da linguagem não constitui fator de eficácia do processo de comunicação. A linguagem constitui-se dos códigos de envio da mensagem, sendo importante destacar que o significado das palavras não está nelas, mas nas pessoas que as utilizam.

Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3152033 Ano: 2024
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Provas:
Muito se fala em “liderança” e “líder” nas organizações. Por isso, há a necessidade de se compreender o uso dessas expressões, atentando-se para as qualidades, características e as habilidades exigidas nas ações de um líder em situações de trabalho (Minicucci, 2002, adaptado).
Sobre a liderança nas organizações de trabalho, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3152032 Ano: 2024
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Provas:

Leia o fragmento de texto a seguir para responder a questão.

Práticas que estimulam a motivação tem sido um dos fatores que mais provocam inquietações no cotidiano das organizações. Atualmente, existem diversas formas de incentivar a motivação dos colaboradores, uma vez que essa é o resultado da interação da pessoa com a situação. Geralmente muitos investimentos financeiros e programas são empregados para “motivar” as pessoas em seus ambientes de trabalho e, ainda assim, continua sendo uma preocupação entre os gestores. Desse modo, são muitos os desafios da gestão de pessoas ao definirem formas de planejamento do trabalho, de modo a influenciar positivamente a motivação, a qualidade do desempenho e, consequentemente, a satisfação no trabalho.

Fonte: Fleury et al. (2002); Vergara (2006); Robbins (2005) (adaptado)

Sobre a temática apresentada no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3152031 Ano: 2024
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Provas:

A cultura de uma organização pode ser definida como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que diferenciam uma organização das demais. De acordo com Robbins (2005), o papel da cultura na influência do comportamento dos funcionários ganhou importância. À medida que as organizações expandiram a amplitude de controle, “achataram” a estrutura, introduziram o trabalho em equipe e deram mais autonomia aos funcionários. Os valores compartilhados, decorrentes da cultura organizacional forte, asseguram que as pessoas caminhem para a mesma direção.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao conceito de uma cultura organizacional forte.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3152029 Ano: 2024
Disciplina: Legislação Municipal
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Provas:
A Lei Complementar nº 008, de 16 de novembro de 1999, institui o Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta dos Poderes do Município de Palmas/TO, fixando seus direitos, deveres e obrigações.
Sobre essa Lei, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3152028 Ano: 2024
Disciplina: Legislação Municipal
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Provas:
Bergue (2010) ressalta que a gestão da remuneração no setor público implica a observância de diretrizes gerais estabelecidas em parâmetros legais, como o exposto no art. 39 da Constituição Federal, que versa sobre a composição da estrutura remuneratória, bem como sobre a garantia de equilíbrio entre os cargos, tanto na esfera federal, quanto estadual e municipal. O ordenamento constitucional vigente prevê dois sistemas remuneratórios básicos: o de remuneração fixa (subsídios) e o de remuneração variável (vencimento + vantagens). O sistema de remuneração fixa é definido pelo subsídio, parcela única de remuneração de agentes públicos específicos. Além desse, existe o sistema de remuneração variável, ou seja, aquele composto por uma parcela fixa, acrescida de outra composta pelo que comumente se denomina vantagens pecuniárias. Na esfera da legislação do Município de Palmas, no estado do Tocantins, a partir da Lei Complementar n.º 008, de 16 de novembro de 1999, dentre as possibilidades de remuneração no setor público, as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O sistema de planejamento público integrado no Brasil, também conhecido como processo de Planejamento-Orçamento, consubstancia-se em instrumentos previstos no artigo 165 da Constituição Federal. O instrumento que se configura como ferramenta de gestão de médio prazo, através do qual procura-se ordenar as ações do governo que levem ao atingimento dos objetivos e metas fixados para um período de quatro anos ao nível dos governos federal, estaduais e municipais, é chamado de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3152026 Ano: 2024
Disciplina: Auditoria
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Sobre as matrizes de planejamento, de achados e de responsabilização, analise as afirmativas a seguir.

I. Devem constar na matriz de planejamento: questões de auditoria, critério, informações requeridas, fonte de informação, procedimentos de auditoria, membro da equipe responsável pela execução, nexo de causalidade e o período.
II. Achado de auditoria, condição ou situação encontrada, critério, evidência, causas, efeitos e recomendações fazem parte da matriz de achados.
III. Procedimento de auditoria consiste no padrão utilizado para avaliar se o objeto auditado atende, excede ou está aquém do desempenho esperado.
IV. Fazem parte da matriz de responsabilização: achado, período de ocorrência do fato, responsável, período de exercício do responsável, conduta e nexo de causalidade.
V. Critério é o conjunto de exames que têm como finalidade obter evidências suficientes, confiáveis, fidedignas, relevantes e úteis que permitam responder a uma questão de auditoria.

Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3152025 Ano: 2024
Disciplina: Auditoria
Banca: UFT
Orgão: Pref. Palmas-TO
Analise as afirmativas a seguir.

I. Achado de auditoria é qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos essenciais: situação encontrada (ou condição), critério, causa e efeito. Decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências. Os achados negativos de auditoria podem envolver impropriedades e irregularidades. Durante a fase de execução, a equipe de auditoria deve aplicar os procedimentos previstos na matriz de achados, desenvolvendo-os na matriz de planejamento.
II. Os achados negativos de auditoria que envolvem impropriedades consistem em falhas de natureza formal de que resulte dano ao erário e outras que têm o potencial para conduzir à inobservância aos princípios de administração pública ou à infração de normas legais e regulamentares, tais como: deficiências no controle interno, violações de cláusulas, abuso, imprudência, imperícia.
III. Os achados negativos de auditoria que envolvem irregularidades se referem à prática de ato de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico, ou infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial, e que não resulte dano ao erário.
IV. As evidências, que consistem em elementos essenciais e comprobatórios do achado, devem ser suficientes e completas, de modo a permitir que terceiros, que não participaram do trabalho de auditoria, cheguem às mesmas conclusões da equipe; adequadas e fidedignas, gozando de autenticidade, confiabilidade e exatidão da fonte; pertinentes ao tema e diretamente relacionadas com o achado. São atributos das evidências: clareza, convicção, concisão, completude, exatidão, relevância, tempestividade e objetividade.
V. O relatório de auditoria é o instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores o objetivo e as questões de auditoria, o escopo e as limitações de escopo, a metodologia utilizada, os achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento. Na redação do relatório de auditoria, os auditores devem se orientar pelos seguintes requisitos de qualidade: validade, confiabilidade, relevância e suficiência.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas