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- Instrumentos Musicais
- Teoria MusicalIntervalos
- Teoria MusicalTermos Especiais
- Teoria MusicalTonalidade
“(...) Podemos dividir a história da música em períodos distintos, cada qual identificado pelo estilo que
lhe é peculiar. É claro que um estilo musical não se faz da noite para o dia. Esse é um processo lento e
gradual, quase sempre com os estilos sobrepondo-se uns aos outros, de modo a permitir que o “novo”
surja do “velho”. Por isso mesmo, dificilmente musicólogos estão de acordo a respeito das datas que
marcam o princípio e o fim de um período ou mesmo sobre os nomes a serem empregados na descrição
do estilo que o caracteriza (...)”.
BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. Jorge Zahar, 1986.
Analise o texto a seguir atentando-se às lacunas. Em música, a palavra é empregada para designar a maneira pela qual compositores de épocas e países diferentes apresentam os básicos da música (melodia, harmonia, ritmo, , e textura). A maioria desses elementos está presente em todos os da história da música. É a maneira particular como esses componentes são tratados, equilibrados e combinados que faz com que certa peça tenha o sabor característico ou o estilo de determinado período. A alternativa que apresenta a sequência correta de palavras para o preenchimento das lacunas é:
Analise o texto a seguir atentando-se às lacunas. Em música, a palavra é empregada para designar a maneira pela qual compositores de épocas e países diferentes apresentam os básicos da música (melodia, harmonia, ritmo, , e textura). A maioria desses elementos está presente em todos os da história da música. É a maneira particular como esses componentes são tratados, equilibrados e combinados que faz com que certa peça tenha o sabor característico ou o estilo de determinado período. A alternativa que apresenta a sequência correta de palavras para o preenchimento das lacunas é:
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“Todo som ouvido é causado por alguma coisa que vibra. As vibrações são levadas através do ar na
forma de ondas sonoras que se espalham, simultaneamente, em todas as direções”, afirma Roy Bennet
em Elementos básicos da música. Segundo o autor, ao atingirem a membrana do tímpano, fazem-na
vibrar também e são transformadas em impulsos nervosos e transmitidas ao cérebro que as identifica
como tipos diferentes de som.
No primeiro exemplo, as vibrações formam um desenho de ondas regulares e constantes. Tem-se a representação gráfica de um som musical, isto é, uma nota que tem altura definida e distinta, no caso, a altura de uma nota bastante aguda. No segundo exemplo as vibrações resultantes da queda de uma bandeja cheia de copos produzem uma mistura confusa de ondas sonoras, expressas num desenho também confuso e extremamente irregular. Estes sons, cuja altura não é definida, são classificados como barulho.
A respeito da distinção entre nota e barulho, na perpectiva de Roy Bennett, analise as afirmações a seguir:
I – Barulho nada tem a ver com a música que, por excelência, é a combinação de silêncio e som. Sendo impossível a combinação de barulhos, é também impossível relacionar barulho e música.
II – O papel do barulho na música é dos mais importantes, uma vez que muitos instrumentos percussivos (como caixa clara, pratos, tamborins) produzem vibrações irregulares e seus sons devem, portanto, ser classificados mais como “barulho” do que “notas”.
III – Em cada nota que é ouvida, numa sequência de sons, o cérebro humano irá descobrir e identificar três características fundamentais: altura, volume ou intensidade e timbre.
Estão corretas as afirmações
No primeiro exemplo, as vibrações formam um desenho de ondas regulares e constantes. Tem-se a representação gráfica de um som musical, isto é, uma nota que tem altura definida e distinta, no caso, a altura de uma nota bastante aguda. No segundo exemplo as vibrações resultantes da queda de uma bandeja cheia de copos produzem uma mistura confusa de ondas sonoras, expressas num desenho também confuso e extremamente irregular. Estes sons, cuja altura não é definida, são classificados como barulho.
A respeito da distinção entre nota e barulho, na perpectiva de Roy Bennett, analise as afirmações a seguir:
I – Barulho nada tem a ver com a música que, por excelência, é a combinação de silêncio e som. Sendo impossível a combinação de barulhos, é também impossível relacionar barulho e música.
II – O papel do barulho na música é dos mais importantes, uma vez que muitos instrumentos percussivos (como caixa clara, pratos, tamborins) produzem vibrações irregulares e seus sons devem, portanto, ser classificados mais como “barulho” do que “notas”.
III – Em cada nota que é ouvida, numa sequência de sons, o cérebro humano irá descobrir e identificar três características fundamentais: altura, volume ou intensidade e timbre.
Estão corretas as afirmações
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Sobre o MS Windows 7, assinale a alternativa
que apresenta uma sequência correta de
comandos para desligar o computador.
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Sobre o MS Windows 7, considere os itens a
seguir:
I – Os “Gadgets” no MS Windows 7 ficam presos na barra lateral não permitindo o usuário redimensionar ou movê-los.
II – A “Barra de Alternância de Tarefas” do MS Windows 7 não é interativa.
III – A “Central de Ações” do Windows 7 fornece alertas e notificações de segurança, manutenção e solução de problemas no MS Windows 7.
IV – O Microsoft Windows 7 reconhece o arquivo por sua extensão.
V – O “Bloco de Notas” é um aplicativo de criação, visualização e edição de texto simples.
Assinale a alternativa que apresenta apenas os itens FALSOS.
I – Os “Gadgets” no MS Windows 7 ficam presos na barra lateral não permitindo o usuário redimensionar ou movê-los.
II – A “Barra de Alternância de Tarefas” do MS Windows 7 não é interativa.
III – A “Central de Ações” do Windows 7 fornece alertas e notificações de segurança, manutenção e solução de problemas no MS Windows 7.
IV – O Microsoft Windows 7 reconhece o arquivo por sua extensão.
V – O “Bloco de Notas” é um aplicativo de criação, visualização e edição de texto simples.
Assinale a alternativa que apresenta apenas os itens FALSOS.
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Sobre o MS Word 2016, assinale a alternativa
que apresenta corretamente a combinação de
teclas (atalho) utilizada para abrir a janela de
configuração de impressão.
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Sobre o MS PowerPoint 2010, considere os
itens a seguir:
I – Na guia “Revisão” não é possível verificar anotações e comentários feitos na apresentação, além de verificar a ortografia da apresentação.
II – Não é possível inserir “Clip-Art” no MS PowerPoint 2010.
III – É possível inserir formas ou imagens através da ferramenta “SmartArt” no MS PowerPoint 2010.
IV – Através do slide mestre é possível alterar o estilo e formatação de todos os demais slides da apresentação de uma só vez.
V – O recurso “Testar Intervalos” se encontra na guia “Apresentação de Slides”, no conjunto “Configurar”.
Assinale a alternativa que apresenta apenas os itens VERDADEIROS.
I – Na guia “Revisão” não é possível verificar anotações e comentários feitos na apresentação, além de verificar a ortografia da apresentação.
II – Não é possível inserir “Clip-Art” no MS PowerPoint 2010.
III – É possível inserir formas ou imagens através da ferramenta “SmartArt” no MS PowerPoint 2010.
IV – Através do slide mestre é possível alterar o estilo e formatação de todos os demais slides da apresentação de uma só vez.
V – O recurso “Testar Intervalos” se encontra na guia “Apresentação de Slides”, no conjunto “Configurar”.
Assinale a alternativa que apresenta apenas os itens VERDADEIROS.
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Sobre o MS Windows 7, assinale a alternativa
que apresenta uma sequência correta de
comandos para excluir um arquivo.
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2890028
Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: MetroCapital
Orgão: Pref. Nova Odessa-SP
Disciplina: Educação Artística
Banca: MetroCapital
Orgão: Pref. Nova Odessa-SP
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O Neoconcretismo foi uma corrente das artes (plásticas, escultura, performances, literatura) que surgiu
no final da década de 50 no Rio de Janeiro, em oposição ao Movimento Concretista, de São Paulo.
Influenciado pelas ideias da fenomenologia do filósofo francês Merleau-Ponty (1908-1961), ele foi
considerado como um “divisor de águas” na história das artes visuais no Brasil, sendo seus precursores
o poeta maranhense Ferreira Gullar e a artista plástica mineira Lygia Clark. O Movimento Neoconcreto
(Grupo Frente) surgiu no Rio de Janeiro em prol do subjetivismo da arte e da criação artística, o qual
criticava o racionalismo, a objetividade e o dogmatismo geométrico dos concretistas paulistas (Grupo
Ruptura). Essa contradição de ideias foi um dos elementos propulsores dos ideais dos artistas
neoconcretos, ou seja, propor uma arte mais libertária contra o cientificismo técnico, o exacerbado
racionalismo da “arte pela arte” em que estavam pautados os concretistas ortodoxos de São Paulo.
A respeito do Concretismo e do Neoconcretismo, analise as afirmações a seguir:
I – Os concretistas paulistas acreditavam que a forma era o principal elemento da arte, em detrimento do conteúdo, visto como mais importante pelos artistas neoconcretos. II – O neoconcretismo concebe a obra de arte nem como “máquina” nem como “objeto”, mas como um quase-corpus, isto é, um ser cuja realidade não se esgota nas relações exteriores de seus elementos. III – O concretismo propunha o tratamento geométrico das formas da natureza e as representavam pelos objetos em todos os seus ângulos no mesmo plano, constituindo uma figura em três dimensões. IV – No neoconcretismo predominam as linhas retas, modeladas basicamente por cubos e cilindros, dada a geometrização das formas e volumes.
A alternativa que apresenta as afirmações corretas é:
I – Os concretistas paulistas acreditavam que a forma era o principal elemento da arte, em detrimento do conteúdo, visto como mais importante pelos artistas neoconcretos. II – O neoconcretismo concebe a obra de arte nem como “máquina” nem como “objeto”, mas como um quase-corpus, isto é, um ser cuja realidade não se esgota nas relações exteriores de seus elementos. III – O concretismo propunha o tratamento geométrico das formas da natureza e as representavam pelos objetos em todos os seus ângulos no mesmo plano, constituindo uma figura em três dimensões. IV – No neoconcretismo predominam as linhas retas, modeladas basicamente por cubos e cilindros, dada a geometrização das formas e volumes.
A alternativa que apresenta as afirmações corretas é:
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2890027
Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: MetroCapital
Orgão: Pref. Nova Odessa-SP
Disciplina: Educação Artística
Banca: MetroCapital
Orgão: Pref. Nova Odessa-SP
Provas:
Em depoimento para a série Disco de Bolso (n 1, 1972), organizada por Sérgio Ricardo, Tom Jobim
afirma:
“O homem, na ânsia do progresso, está destruindo tudo: as árvores, os rios, os animais... ao mesmo
tempo em que o progresso vai resolvendo certos problemas, cria a cidade neurótica, a São Paulo, a
Nova Iorque. O Rio tem o tráfego, o assalto, a metralhadora, o apartamento, o confinado, o refrigerado.
Aí eu faço uma música como Matita Pereira e fica um negócio assim da pessoa ter que ir ao dicionário
procurar o significado. O matita-perê é um passarinho do sertão, ele não vai nos auxiliar a comprar o
detergente, a ir ao supermercado, a comprar a máquina de lavar. Assim ele começa a virar uma figura…
como direi, underground?… uma figura folclórica, um ente, um saci. Ora, o que é que o barulho do
Rio tem a ver com o saci? Saci não dá em apartamento!”
O Dicionário do Folclore Brasileiro, elaborado por Câmara Cascudo é uma obra de caráter nacional cuja primeira edição surgiu em 1954. Nela, Câmara Cascudo, vários amigos do autor e estudiosos revelam, sob a forma de verbetes classificados por ordem alfabética, o mundo folclórico dos folguedos populares, das figuras indígenas, dos instrumentos musicais, das danças, e de tantos outros temas da cultura brasileira.
Nas palavras do próprio autor, “nenhuma ciência possui como o folclore maior espaço de pesquisa e de aproximação humana. Ciência da psicologia coletiva, cultura geral do homem, da tradição e do milênio na atualidade, do heróico no cotidiano, é uma verdadeira História Normal do Povo.”
A respeito do folclore, na perspectiva de Luiz Câmara Cascudo que, nas palavras de Antonio Carlos Jobim encontra eco, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmações a seguir:
( ) O folclore se refere exclusivamente ao conjunto de lendas e mitos sobre a cultura brasileira, como o Saci.
( ) Refere-se a um conjunto de tradições e criações culturais sociais que, apesar de fundado em uma ancestralidade, não está parado no tempo, mas sim sofre constantes transformações e influências da realidade social e cultural de cada época.
( ) Trata-se do conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social.
( ) Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.
A alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento dos parênteses é:
O Dicionário do Folclore Brasileiro, elaborado por Câmara Cascudo é uma obra de caráter nacional cuja primeira edição surgiu em 1954. Nela, Câmara Cascudo, vários amigos do autor e estudiosos revelam, sob a forma de verbetes classificados por ordem alfabética, o mundo folclórico dos folguedos populares, das figuras indígenas, dos instrumentos musicais, das danças, e de tantos outros temas da cultura brasileira.
Nas palavras do próprio autor, “nenhuma ciência possui como o folclore maior espaço de pesquisa e de aproximação humana. Ciência da psicologia coletiva, cultura geral do homem, da tradição e do milênio na atualidade, do heróico no cotidiano, é uma verdadeira História Normal do Povo.”
A respeito do folclore, na perspectiva de Luiz Câmara Cascudo que, nas palavras de Antonio Carlos Jobim encontra eco, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmações a seguir:
( ) O folclore se refere exclusivamente ao conjunto de lendas e mitos sobre a cultura brasileira, como o Saci.
( ) Refere-se a um conjunto de tradições e criações culturais sociais que, apesar de fundado em uma ancestralidade, não está parado no tempo, mas sim sofre constantes transformações e influências da realidade social e cultural de cada época.
( ) Trata-se do conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social.
( ) Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.
A alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento dos parênteses é:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
2890026
Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: MetroCapital
Orgão: Pref. Nova Odessa-SP
Disciplina: Educação Artística
Banca: MetroCapital
Orgão: Pref. Nova Odessa-SP
Provas:
Vanguardas europeias é como são chamadas
as diversas tendências artísticas que
floresceram no continente europeu no início do
século XX e que acabaram por influenciar todo
o mundo ocidental. Em busca de uma
ressignificação do que era considerado arte, os
artistas das vanguardas romperam com todas
as tradições anteriores, fazendo diversas
experimentações com materiais e técnicas
diversos, consolidando o caminho para o
surgimento da chamada arte moderna. Entre
elas destacam-se o expressionismo, o
futurismo, o surrealismo, o cubismo e o
dadaísmo.
A respeito das vanguardas europeias, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmações a seguir:
( ) Vanguarda, do francês avant-gard, significa, literalmente, a guarda avançada ou a parte frontal de um exército, aqueles que são os primeiros – por isso a palavra metaforicamente também significa pioneirismo, justamente o que esses artistas representaram.
( ) Vanguarda, do francês, van gard, em tradução literal significa guardar o que é vão, sem propósito. Trata-se de um termo pejorativo, usado por críticos tradicionalistas para desdenhar dos artistas que surgiam com propostas de inovações e renovações estéticas.
( ) Cada uma das vanguardas tem especificidades e desenvolveu-se como um movimento próprio, cujo eixo em comum era a renovação estética, que repudiava o gosto e a cultura que dominavam a arte até então.
( ) impulsionados pela teoria psicanalítica de Freud, os expressionistas propuseram uma arte que aborda o universo onírico e do inconsciente, abolindo as fronteiras entre o sonho e a realidade, entre a lucidez e o delírio. A alternativa que a presenta a sequência correta para o preenchimento dos parênteses é:
A respeito das vanguardas europeias, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmações a seguir:
( ) Vanguarda, do francês avant-gard, significa, literalmente, a guarda avançada ou a parte frontal de um exército, aqueles que são os primeiros – por isso a palavra metaforicamente também significa pioneirismo, justamente o que esses artistas representaram.
( ) Vanguarda, do francês, van gard, em tradução literal significa guardar o que é vão, sem propósito. Trata-se de um termo pejorativo, usado por críticos tradicionalistas para desdenhar dos artistas que surgiam com propostas de inovações e renovações estéticas.
( ) Cada uma das vanguardas tem especificidades e desenvolveu-se como um movimento próprio, cujo eixo em comum era a renovação estética, que repudiava o gosto e a cultura que dominavam a arte até então.
( ) impulsionados pela teoria psicanalítica de Freud, os expressionistas propuseram uma arte que aborda o universo onírico e do inconsciente, abolindo as fronteiras entre o sonho e a realidade, entre a lucidez e o delírio. A alternativa que a presenta a sequência correta para o preenchimento dos parênteses é:
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