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(...)
Peguemos todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciar a demolição
Que tristeza que eu sentia
Cada táuba que caía
Doía no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas em cima eu falei
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemos quando o Joca falou
Deus dá o frio conforme o cobertor
(https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/)
Durante os anos 1950, Adoniran Barbosa criou um samba que fugia à linha tradicional e trazia marcas de um bairro paulistano, o Bixiga. “Saudosa Maloca” é uma de suas músicas famosas.
(Jeandot, 1993. Adaptado)
“Saudosa Maloca” trata, em sua letra,
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Cada instrumento tem uma qualidade de som que lhe é própria, aquilo que poderíamos chamar de “cor do seu som”. Por exemplo, a sonoridade característica de um trompete é que nos faz reconhecê-lo imediatamente como tal, de modo a podermos dizer que diferença há entre esse instrumento e, digamos, um violino. (Bennet, 1989)
É a essa particularidade do som que se dá o nome de
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Partindo de uma ideia dos antigos egípcios, foi desenvolvida uma teoria segundo a qual cada planeta, movendo-se no espaço, emitia um determinado som. Cada som corresponderia a uma nota e todas elas em conjunto formariam uma escala, constituindo a música das esferas, que refletiria a ordem do universo. (Jeandot, 1993)
A noção de música das esferas, segundo Jeandot, foi elaborada por
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Caracterizado por conjunto instrumental de excelente qualidade musical, com boa ressonância e afinação, possibilita uma massa sonora importante, com timbres diversificados, o que permite às crianças entrarem em contato com princípios básicos de combinação de timbres, a partir da experimentação. (Fonterrada, 2008. Adaptado)
A descrição trata da abordagem de ensino musical proposta por
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A comunicação entre o autor e seu público acontece durante as exposições, concertos, apresentações, nos museus, feiras, meios impressos, gravações etc., mas as novas tecnologias têm permitido outros sistemas de veiculação das obras que se faz por intermédio de gravações, filmagens, internet, páginas da web. (Ferraz & Fusari, 1999. Adaptado)
O excerto indica que
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Segundo Laban, existem fases do esforço mental precedentes das ações propositais. O autor agrega essas fases a cada um dos fatores de movimento, considerando-as não apenas como ação precedendo uma ação, mas também como ação acompanhante.
Nesse sentido, o fator de movimento Peso pode ser associado à faculdade humana de participação com
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Os PCN (1998), no debate sobre os temas transversais, apontam para a possibilidade de pensar criticamente os conceitos e preconceitos que se manifestam sobre semelhanças e diferenças nas preferências e nas rejeições relativas ao gosto e escolhas pessoais, por exemplo, de vestuários, embelezamentos, manifestações corporais de homens e de mulheres, em diversas idades, etnias e épocas, presentes na arte e no cotidiano. (Adaptado) Segundo o documento, essas práticas têm o objetivo de
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Segundo Proença (1994), todos os vestígios culturais produzidos pelos povos que ocuparam a região da Ilha de Marajó ali foram considerados como realização de um complexo cultural denominado “cultura Santarém”. A cerâmica santarena apresenta uma decoração bastante complexa, pois, além da pintura e dos desenhos, as peças apresentam ornamentos em relevo com figuras de seres humanos ou animais. (Proença, 1994. Adaptado)
Um dos recursos ornamentais da cerâmica santarena que mais chama a atenção é a presença de cariátides, definidas por
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Observe a imagem.
É uma reprodução da pintura O Grito do Ipiranga (1888), de Pedro Américo, exemplo de pintura
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A exposição causou um grande debate em torno da arte acadêmica, com polêmica a partir do artigo de Monteiro Lobato para o jornal O Estado de S.Paulo, publicado na seção “Artes e Artistas” da edição de 20 de dezembro de 1917. Foi a reação mais contundente dos espíritos conservadores.
O texto de Lobato, amplamente estudado na história da arte brasileira, tratava da exposição de
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