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Foram encontradas 40 questões.

1425810 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Instruções: O texto abaixo transcrito, de Paulo Leminski,
servirá de base para as questões de número 11 a 16.


enunciado 1425810-1

A leitura do poema permite inferir que o sujeito lírico retrata bem o tipo de aula desinteressante ainda em vigor nas escolas e critica a alienação das aulas de análise sintática, que se deve
 

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1425809 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Instruções: O texto abaixo transcrito, de Paulo Leminski,
servirá de base para as questões de número 11 a 16.


enunciado 1425809-1

Para realizar um trabalho em sala de aula com o poema O assassino era o escriba, a Professora X organizou no seu planejamento para o 9º ano as atividades descritas abaixo. No que diz respeito às capacidades básicas de leitura que pretende desenvolver, uma das atividades está em desacordo com as Proposições Curriculares para Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, 3º ciclo, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Destaque-a.
 

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1425808 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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enunciado 1425808-1
enunciado 1425808-2

Confronte a fgura com o texto da professora Magda Soares. Assinale a alternativa que se distancia de uma possível resposta para as perguntas elaboradas pela autora.
 

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1425807 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Leia atentamente o texto abaixo:

enunciado 1425807-1
enunciado 1425807-2

Considere o que foi explicitado sobre as modalizações e suas especifcidades e identifque a correspondência INADEQUADA
.
 

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1425806 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Leia, atentamente, o texto a seguir, para realizar as
questões de número 26 a 30:


enunciado 1425806-1
enunciado 1425806-2

Observe os verbetes:

enunciado 1425806-3
Observe o fragmento retirado do segundo parágrafo do texto:

enunciado 1425806-4

Segundo Soares (2003), o cidadão que sabe utilizar com desembaraço a leitura e a escrita no cotidiano
 

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1421335 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Instruções: O texto abaixo transcrito, de Paulo Leminski,
servirá de base para as questões de número 11 a 16.


enunciado 1421335-1

Sabemos que O assassino era o escriba é um poema por sua própria organização gráfca: diferentemente de um texto em prosa, há versos, caracterizados pela descontinuidade das linhas. Por outro lado, uma história é contada e envolve suspense e mistério típicos de uma narrativa policial. O poeta cria um narrador em primeira pessoa (o aluno/aprendiz) que descreve, nos sete primeiros versos, um sujeito (o professor/torturador). Do oitavo ao décimo sexto verso, o narrador resume os fracassos desse sujeito. Do ponto de vista de tais refexões e da releitura do poema, considera-se que

I. o aluno/personagem revela-se como o escriba do título, isto é, o agente que, apesar de torturado pelo professor, domina a sintaxe e é capaz de manejá-la com destreza e criatividade.

II. o professor/personagem é apresentado como um profissional refexivo, que compreende o ensino da língua portuguesa como algo bem próximo do português que se usa no dia a dia.

III. o professor, na perspectiva do aluno, é visto positivamente como um profissional preocupado com o ensino da teoria gramatical, pois oferece a esse aluno a meta-língua, em forma de conceitos, regras, exceções.

IV. o último verso, uma espécie de fash, esclarece o epílogo da história de suspense, a partir da recomposição do desenlace: o assassino é o aluno, o assassinado é o professor, a arma do crime é um “objeto direto” e o motivo está mais que justifcado: a morte da escrita dura e formal.

Está CORRETO o que se afrma APENAS em:
 

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1421334 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Um território privilegiado para a observação de muitas características de nossa língua são os textos de humor. Observe o seguinte diálogo:

- Que animal bebe água com a cauda?

- Não faço a menor ideia.

- Ora, todos. Você já viu algum animal tirar a cauda para beber água?

Assinale a alternativa que apresenta uma inferência INADEQUADA sobre o texto.

 

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1421333 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Considere o texto abaixo.

enunciado 1421333-1

Tendo em vista as orientações curriculares atuais para o ensino de Língua Portuguesa - 3º ciclo, pode-se dizer que, com essa proposta de atividade, uma professora teve como PRINCIPAL objetivo:
 

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1421332 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Leia, atentamente, o texto a seguir, para realizar as
questões de número 26 a 30:


enunciado 1421332-1
enunciado 1421332-2

Observe os verbetes:

enunciado 1421332-3
Baseando-se na epígrafe do artigo “Verbetes: um gênero além do dicionário”, de Dionísio (2002), “Seria impossível fazer a história do mundo e descrever a natureza e a história da ciência sem os dicionários ou enciclopédias” (Mário Vilela). Atente para o primeiro parágrafo do texto. As palavras “analfabetismo” e ”analfabeto absoluto” aparecem no mesmo parágrafo. Considerando o signifcado das palavras e das informações contextualizadas no parágrafo, pode-se depreender que:
 

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1421266 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: FUMARC
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
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Instruções: O texto abaixo transcrito, de Paulo Leminski,
servirá de base para as questões de número 11 a 16.


enunciado 1421266-1

Considere as seguintes afrmações sobre o poema:

I. O poeta concretiza sua visão não apenas da sintaxe – tema central do texto –, mas especialmente de seu ensino, explorando de forma ambígua um imaginário em que a nomenclatura se apresenta como o motivo de tortura e, curiosamente, de subversão e criatividade.

II. O humor valorizado nos versos vem da organização léxico-sintática e explora, ironicamente, o uso de novos termos e suas possibilidades de uso, o que confgura um empobrecimento vernáculo, com demérito para a identidade da língua portuguesa.

III. O poema, em lugar de ser um manifesto contra a sintaxe, pode ser visto como uma homenagem à língua, à sua riqueza, à possibilidade de dar movimento a termos cristalizados em situações e contextos diferentes do da gramática tradicional.

IV. Termos característicos do registro da análise sintática estão articulados de maneira nova, inesperada e ambígua, para qualifcar o modo de ser e as ações do professor/personagem, exemplifcadas de forma divertida em expressões como “sujeito inexistente”, “possessivo como um pronome”, “artigo indefnido”, o que caracteriza um poderoso recurso de mobilização do léxico, a partir de novas possibilidades sintáticas.

É CORRETO APENAS o que se afrma em:
 

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