Foram encontradas 50 questões.
Disciplina: Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei 13.146/2015
Banca: FGV
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
Provas
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: FGV
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
Provas
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: FGV
Orgão: Pref. Belo Horizonte-MG
Provas
Provas
Respondendo às críticas sobre o suposto status subalterno dos games em relação às demais artes visuais, o roteirista e escritor Nic Kelman, em “Yes, But is it a Game?” (2006), apresenta um manifesto que reivindica uma nova categoria estética que abarque o desenvolvimento e a apreciação de jogos eletrônicos, para além da mecânica consumista do entretenimento. Para os defensores da Game Art, seus projetos fundamentam-se em três grandes questões: a subversão crítica dos usos, sentidos e objetivos de games conhecidos; o ato de jogar (play) e a interatividade composta por várias etapas (fases).
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Com base no texto, a respeito das características da Game Art, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As imagens criadas a partir das novas tecnologias substituem linguagens como a pintura, a escultura e a gravura, por apresentarem maior expressividade e interatividade.
( ) As tecnologias utilizadas nessa linguagem artística não foram projetadas para fins artísticos e criativos, por isso sua finalidade não é a expressão estética, mas o entretenimento individual.
( ) A linguagem dos jogos eletrônicos permite ao artista desenvolver uma poética interativa e de compartilhamento de espaços virtuais, marcada pela reflexão onde o lúdico simula situações ou testa a ruptura e a desconstrução de modelos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Provas
As afirmativas a seguir descrevem corretamente reflexões pertinentes dos alunos sobre a relação entre arte, cultura e patrimônio, à exceção de uma. Assinale-a.
Provas
O significado de dançar na atualidade, mesmo que se priorize a repetição de padrões, pode ser relacionado com a expressão humana e precisa ser construído por experiências que permitam a liberdade de criação por parte de quem dança. Assim, é possível dizer que dançar é tornar-se presença em momento e movimento, refletindo imagens e criando formas. O corpo que dança é o próprio e seu tempo-espaço só pode ser o presente.
Adaptado de BARRETO, Débora. Dança... Ensino, Sentidos e Possibilidades na Escola. UNICAMP - São Paulo, 1998, p.175.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente um aspecto do papel da dança no contexto educacional.
Provas
A bossa nova, gênero musical surgido no Rio de Janeiro no final da década de 1950, mescla influências do samba, do jazz, do blues e da música impressionista de Claude Debussy.
Assinale a opção que indica corretamente propriedades musicais da bossa nova.
Provas
Para Cecilia Cavalieri França, afirmar que a música é “expressão humana” implica que ela seja essencialmente constituinte da natureza dos homens; que ela ganhe forma e sonoridades específicas em cada contexto; e que ela seja multidimensional e inerente às incontáveis formas de ser e estar no mundo e de conhecê-lo.
Sobre os desdobramentos da concepção da música como expressão humana, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos desdobramentos é a redução dos elementos constitutivos da música aos parâmetros do som, tal como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, entre outros.
II. Um dos desdobramentos é a necessidade de os alunos se expressarem dentro da própria tradição musical e a disponibilidade de conhecer as demais: o conhecimento de si e o reconhecimento do outro, reciprocamente.
III. Um dos desdobramentos é o esforço de abordar uma grande variedade de gêneros e expressões musicais, para capacitar os alunos quanto à condição de respeitar e de fruir músicas diversas da sua.
Está correto o que se afirma em
Provas
Observe as imagens a seguir.
Assinale a opção que identifica corretamente as correntes artísticas exemplificada pelas 4 obras.
Provas
Caderno Container