Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

O resultado da soma, em metros cúbicos, entre 4 hectômetros cúbicos e 20 decâmetros cúbicos é igual a:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Texto I


A percepção que temos de nossa memória


[...] Você acha que tem má memória? Por quê? Espera que sua memória seja perfeita? Demora para se lembrar das coisas, mais do que costumava demorar em outros tempos? Esquece o nome de pessoas conhecidas com mais frequência do que no passado? Precisa escrever tudo para não se esquecer de nada? Se respondeu “sim” a essas perguntas, podemos afirmar com segurança que você acredita realmente que tem “má” memória”.

Nesta nossa era tecnológica, em que tudo acontece depressa, talvez você veja sua memória como um tipo de dispositivo gravador que serve para guardar os dados históricos de sua vida. Talvez espere que sua memória seja perfeita, que armazene o nome de cada pessoa que você conheceu na vida, que não o deixe esquecer seus compromissos, ocasiões e acontecimentos especiais, que o lembre das exigências de um determinado trabalho e do prazo para entregá-lo, que saiba o que há na geladeira e quais são os ingredientes necessários para o preparo de um prato para o jantar, que memorize a agenda de seu cônjuge, de seus filhos e de outras pessoas queridas. [...] A lista de coisas que esperamos que nossa memória guarde é infinita. E quando esquecemos uma única coisa, reclamamos de nossa capacidade de lembrar. Dizemos que temos “má memória” ou, pior ainda, nos convencemos de que estamos nos primeiros estágios do mal de Alzheimer.

Esses pensamentos apresentam alguns problemas. Primeiro, são percepções subjetivas que temos de nossa própria memória, e não avaliações objetivas de nossa real capacidade mental. Assim, são imensuráveis, não podem ser testados e levam à negatividade. Mais ainda, essa negatividade cria ansiedade e diminui a autoestima, agravando os problemas de memória. Ansiedade e outras emoções negativas prejudicam a capacidade de lembrar [...] Esses pensamentos negativos também tornam impossível o desenvolvimento da necessária habilidade de melhorar a memória, porque eliminam a possibilidade de mudança. Quanto mais nos convencemos de que temos “má memória”, mais cresce a probabilidade de simplesmente aceitarmos isso como um fato e deixarmos de trabalhar para melhorá-la.


(Douglas J. Mason e Spencer X. Smith. Cuide de sua memória. Trad. Vera Martins. São Paulo: Arx, 2006. p.33-5.)

O pronome demonstrativo empregado para introduzir o último parágrafo do texto tem seu uso melhor explicado na seguinte opção:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908374 Ano: 2015
Disciplina: Sociologia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

O sistema democrático precisa ser entendido e analisado como um processo contínuo de avanços e possíveis recuos, dependendo, em grande parte, das ações dos membros da sociedade – os cidadãos –, das autoridades constituídas, assim como da qualidade no funcionamento das instituições que fazem parte do Estado e da sociedade. Sobre o ensino do tema a relação entre a democracia e o Estado de Direito, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908373 Ano: 2015
Disciplina: Sociologia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

A necessidade de se estudar as manifestações culturais dos jovens no mundo contemporâneo é hoje um tema de grande importância porque presenciamos uma mudança drástica em nossos dias. Dentro das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Nas formas de vida social atual, a passagem da infância para a vida adulta era administrada pelas instituições sociais através de ritos prescritivos que procuravam impor regras de conduta em que o uso da violência simbólica e mesmo física era considerado legítimo tendo em vista o objetivo maior: a formação do cidadão, consciente de seus direitos e obediente aos deveres.

II. A formação dos grupos urbanos de jovens, seja quando se reúnem em grupos fundados em territórios urbanos seja através das redes virtuais – muitas vezes, uma combinação das duas formas –, é uma das características básicas da sociedade contemporânea que levam o jovem a estar preparado para o mercado de trabalho.

III. Em lugar das rígidas formas de disciplinação corporal que dominaram a educação dos jovens na passagem para a vida adulta, as tribos urbanas se preocupam hoje em se entregar a ritmos musicais que apelam à dança e ao cultivo de corpos maleáveis, sensuais e identificatórios da tribo a que pertence o adolescente.

Estão corretas as afirmativas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908372 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Sobre o ensino do tópico Delinquência e Criminalidade, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:

A recebe esse nome em razão de tratar-se da teoria mais aplicada em políticas de combate à criminalidade em nossos dias. Sua formulação mais desenvolvida encontra-se no trabalho “Broken Windows”, publicado em 1982 pelos cientistas sociais americanos James Q. Wilson e George Kelling.

Assinale a teoria que completa corretamente a lacuna.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908371 Ano: 2015
Disciplina: Sociologia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Se há um assunto a respeito do qual quase todo mundo se sente preparado para opinar é a criminalidade e a violência. No nível do senso comum, a criminalidade é explicada como o resultado da falta de oportunidades de ascensão social, da ausência de uma família constituída. Sobre o ensino do tema o tratamento sociológico do fenômeno da criminalidade, tendo como base as recomendações do Centro de Referência Virtual, assinale a alternativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908370 Ano: 2015
Disciplina: Sociologia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Análises e discussões próprias ao pensamento sociológico devem ser desenvolvidas visando ao melhor entendimento da sociedade brasileira. Sobre o ensino do Eixo temático 3 – A abordagem sociológica de questões sociais no brasil contemporâneo, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908369 Ano: 2015
Disciplina: Sociologia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Sobre o tópico Estado de Direito e a democracia moderna, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:

A democracia que conhecemos por experiência, que se generalizou no mundo ocidental e tornou-se o regime mais popular nos dias atuais, é chamada de .

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908368 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

A introdução ao estudo de temas e questões da sociologia política contribui para uma melhor compreensão da esfera política, ajudando a esclarecer alguns elementos fundamentais envolvidos no jogo político. O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino do tema o problema da ordem social – a autoridade política e a legitimidade do poder. Com base nas orientações, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908367 Ano: 2015
Disciplina: Sociologia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Ao aprender o significado que a Sociologia atribui ao processo de socialização e as maneiras como este processo se desenvolve, o estudante poderá ampliar sua visão e consciência sobre os mecanismos que operam na sociedade e que dizem respeito à vida cultural. Sobre o ensino do tema, segundo as recomendações do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Para trabalhar este eixo é importante ter em mente o argumento de Weber de que o advento do capitalismo significou uma ruptura radical com toda ordem precedente.

II. A ideia de uma sociedade moderna desprovida de “sentido” ou de “espírito”, característica também da abordagem marxiana, aproxima, ainda que por razões distintas, as imagens de modernidade de Marx e Weber.

III. O argumento durkheimiano de que o antagonismo entre classes na sociedade moderna era fruto de um sistema “forçado” de divisão do trabalho, projeta uma imagem pessimista da modernidade, na qual o individualismo e o egoísmo predominavam sobre a solidariedade e a integração social.

Estão corretas as afirmativas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas