Magna Concursos

Foram encontradas 160 questões.

1840459 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840459-1

Com base nas ideias expressas no texto, julgue os itens a seguir.

As relações comerciais entre diferentes nações motivaram o redimensionamento do alcance da proteção patentária para além das fronteiras nacionais.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840458 Ano: 2014
Disciplina: Design Gráfico
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840458-1

As figuras A, B e C acima são reproduções de cartazes de diferentes épocas históricas. O primeiro (figura A) é um cartaz (pôster) do final do século XIX, no período da chamada Belle Époque parisiense, de autoria de Jules Cheret. O surgimento do processo de impressão litográfica promoveu um amplo uso das cores e a impressão em formatos grandes de papel, o que contribuiu para o desenvolvimento de um estilo visual bem peculiar. O segundo cartaz (figura B) é uma peça gráfica de divulgação de um evento cultural de 1924, de autoria de Alexander Rodtchenko, na época da revolução soviética, caracterizada, na área do design gráfico, por grande desenvolvimento tecnológico. O cartaz reproduzido na figura C — criado pelo Mouse Studio, de São Francisco (EUA), em 1966 — foi usado para promover espetáculos de rock, como parte da cena psicodélica que caracterizou, no mundo ocidental, a cultura pop e a contracultura dos anos 60, época em que os cartazes e a arte gráfica tiveram participação importante na estética e na linguagem.

Considerando as figuras e o tema abordado no texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Uma das características do design gráfico da contracultura dos anos 60 do século passado é o uso da tipografia com foco na legibilidade.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840457 Ano: 2014
Disciplina: Design Gráfico
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840457-1

As figuras A, B e C acima são reproduções de cartazes de diferentes épocas históricas. O primeiro (figura A) é um cartaz (pôster) do final do século XIX, no período da chamada Belle Époque parisiense, de autoria de Jules Cheret. O surgimento do processo de impressão litográfica promoveu um amplo uso das cores e a impressão em formatos grandes de papel, o que contribuiu para o desenvolvimento de um estilo visual bem peculiar. O segundo cartaz (figura B) é uma peça gráfica de divulgação de um evento cultural de 1924, de autoria de Alexander Rodtchenko, na época da revolução soviética, caracterizada, na área do design gráfico, por grande desenvolvimento tecnológico. O cartaz reproduzido na figura C — criado pelo Mouse Studio, de São Francisco (EUA), em 1966 — foi usado para promover espetáculos de rock, como parte da cena psicodélica que caracterizou, no mundo ocidental, a cultura pop e a contracultura dos anos 60, época em que os cartazes e a arte gráfica tiveram participação importante na estética e na linguagem.

Considerando as figuras e o tema abordado no texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Na tecnologia litográfica original, cuja matriz é uma pedra calcária, a seleção de cores usada nos cartazes era executada à mão pelo artista/artesão.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840456 Ano: 2014
Disciplina: Design Gráfico
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840456-1

As figuras A, B e C acima são reproduções de cartazes de diferentes épocas históricas. O primeiro (figura A) é um cartaz (pôster) do final do século XIX, no período da chamada Belle Époque parisiense, de autoria de Jules Cheret. O surgimento do processo de impressão litográfica promoveu um amplo uso das cores e a impressão em formatos grandes de papel, o que contribuiu para o desenvolvimento de um estilo visual bem peculiar. O segundo cartaz (figura B) é uma peça gráfica de divulgação de um evento cultural de 1924, de autoria de Alexander Rodtchenko, na época da revolução soviética, caracterizada, na área do design gráfico, por grande desenvolvimento tecnológico. O cartaz reproduzido na figura C — criado pelo Mouse Studio, de São Francisco (EUA), em 1966 — foi usado para promover espetáculos de rock, como parte da cena psicodélica que caracterizou, no mundo ocidental, a cultura pop e a contracultura dos anos 60, época em que os cartazes e a arte gráfica tiveram participação importante na estética e na linguagem.

Considerando as figuras e o tema abordado no texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Os artistas e designers soviéticos do início do século XX, que desenvolveram uma estética construtivista, foram pioneiros no uso da fotografia nas artes gráficas.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840455 Ano: 2014
Disciplina: Desenho Técnico e Industrial
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840455-1

Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.

A estética do design decorre da relação entre a forma e a função do produto.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840454 Ano: 2014
Disciplina: Design Gráfico
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840454-1

Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.

O cartaz na figura C, que marca o lançamento de um filme, desempenha principalmente a função persuasiva do design gráfico.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840453 Ano: 2014
Disciplina: Design Gráfico
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840453-1

Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.

Na figura B, em que se observa o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil, a função principal é informar.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840452 Ano: 2014
Disciplina: Design Gráfico
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840452-1

Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.

Na figura A, um detalhe da inscrição na famosa Coluna de Trajano, em Roma, a função predominante é a de identificar.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840451 Ano: 2014
Disciplina: Desenho Técnico e Industrial
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI

Enunciado 1840451-1

Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.

O rótulo e a embalagem de um produto em uma gôndola de um hipermercado buscam cumprir visualmente, de maneira equilibrada, as três funções descritas no texto acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1840450 Ano: 2014
Disciplina: Legislação Federal
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: INPI
Julgue os itens de 107 a 112, relativos à utilização, à forma, aos requisitos e ao registro do desenho industrial.
O prazo de dez anos de duração do registro de desenho industrial é contado da data do depósito do pedido de registro no INPI e pode ser prorrogável por até três períodos sucessivos de cinco anos cada.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas