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O tratamento térmico de “patenteamento” em um aço SAE 1080 produz uma microestrutura de:
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Com relação aos ferros fundidos assinale a alternativa correta.
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O tratamento térmico de “austêmpera” em um aço SAE 1080 produz uma microestrutura de:
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Em uma atividade laboral a especificação de Equipamentos de Proteção Individual deve ser objeto de uma análise técnica criteriosa. Correlacione corretamente as situações características (coluna da esquerda) com os respectivos EPI mais adequados (coluna da direita) e marque a alternativa correta.
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Considerando as técnicas de abordagem para a investigação do acontecimento do acidente do trabalho, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa certa.
I O Método da Árvore de Causas é um instrumento eficiente na investigação dos acidentes.
II O Diagrama de Causas e Efeitos ou comumente conhecido como Diagrama de Ishikawa permite ampla inferência sobre a gravidade do acidente.
III As dimensões de análise fundamentais para a investigação pelo Método da Árvore de Causas são: 1) O homem/indivíduo; 2) A tarefa/atividade; e, 3) Os materiais/equipamentos.
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Se aumentarmos em 10% a aresta de um cubo, seu volume aumenta em:
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Uma “estrela de seis pontas ” regular é formada por dois triângulos eqüiláteros entrelaçados MNP e RST, inscritos em um mesmo círculo, onde os segmentos de reta !$ \overline{MN} !$ e !$ \overline{ST} !$ são paralelos, como mostra a figura abaixo.
Sabendo-se que ela está inscrita em um círculo cujo raio é 4 cm, a diferença entre as áreas do círculo e da estrela é, em cm2 :
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A área do Brasil é de aproximadamente 8.514.876 km2. A potência inteira de 10 mais próxima do número que expressa essa área em cm2, é:
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Uma empresa importa e exporta produtos. O gráfico abaixo apresenta duas retas que representam a quantia arrecadada com a exportação e a quantia gasta com a importação. No eixo horizontal, está representado o número de dias decorridos desde o começo da implementação da política de importação e exportação da empresa:
O número de dias decorridos desde a implementação desta política, a partir do qual a quantia arrecadada com a exportação passou a ser menor que a quantia gasta com a importação, é um número entre:
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OS TUMULTOS DA PAZ
Hélio Pellegrino
Costuma-se confundir paz com imobilismo quietista ou, o que é pior: costuma-se desfigurá-la a ponto de enxergar nela um sinônimo de conformismo submisso, onde a ausência de conflito é valorizada como virtude, e a tibieza celebrada como valor. Na realidade, paz nunca é pasmaceira. Nem turbulência coagulada pela força do arbítrio. Nem muito menos silêncio das tumbas. Ao contrário, paz é tensão criadora, e implica agonia ativa e apaixonada vigília. Não há paz sem contradição e contraditação dialéticas. Paz é, portanto, possibilidade de comunicação autêntica, de diálogo, de palavra plena. Nada em si mesmo é completo, acima e além da contingência, do movimento, da transformação. Todas as coisas – mergulhadas no rio heraclítico – trazem em si os seus contrários e, nesta medida, nascem, vivem e morrem, para dar lugar a novos nascimentos, novas vidas, novas mortes É do embate de opostos que surge o desvendamento da verdade, através do ballet célebre: tese, antítese, síntese.
Para que se possa chegar à síntese – ponto de partida para novas contradições, que irão dividi-la – é preciso que a tese e a antítese tenham garantido o seu direito à palavra, ao debate sem medo e sem coação. Não há paz sem liberdade. Não há progresso sem liberdade. Não há nada de verdadeiramente humano, sem liberdade. Para que exista paz, é necessário que haja humildade, transparência, paciente busca da justiça. Se quero construir a paz com os outros seres humanos, tenho que saber que não sou nem onipotente, nem perfeito. Paz é virtude coletiva, política, edificada com os outros. Ela implica, portanto, e de maneira radical, respeito ao Próximo, escuta atenta, modéstia.
Ao postular a necessidade do amor ao Próximo, nem por isto me exponho ao mundo de artérias abertas, nem abro mão do investimento narcísico fundamental que constitui a base de minha coesão psíquica. O amor ao Próximo está longe de representar um devaneio beato e piedoso, conto da carochinha para embair crianças, desavisados e inquilinos da sacristia.
Amar ao Próximo como a si mesmo é, por excelência, a regra de ouro, cânon fundador da única prática pela qual poderemos chegar a um pleno amor por nós próprios. Sou o primeiro e mais íntimo Próximo de mim, e esta relação de mim para comigo passa, inevitavelmente, pela existência do Outro. Este é o termo terceiro, a referência transcendente por cuja mediação passo a construir a minha auto-estima.
Eis aí o modelo da paz. Minha abertura ao Outro constitui – sem nenhum pieguismo! – um ato de gratidão por ele existir, dando-me a possibilidade de minha própria existência. Ao defender o direito que tem o Outro de ser, afirmo – e confirmo – o meu direito de existir. O contrário da paz é o ódio ao Próximo ou a si mesmo, seja em nome do que for. O ódio me destrói sempre, na medida em que visa a destruir meu irmão, meu vizinho, meu contendor – meu inimigo.
Paz, finalmente, é a assunção – mais do que dolorosa, porque crucificadora – de que nós, os humanos, somos carcaças feitas de tempo, marcados pela finitude, que constitui nossa dimensão mais radical. Paz é a possibilidade de nos sabermos sem rancor excessivo, falíveis, finitos, limitados, necessariamente ultrapassáveis. Ela exige, portanto, aceitação – e reverência – do que é novo e dessemelhante, pela consciência que devemos ter de que jamais possuiremos, a respeito de coisa alguma, a última palavra. Paz é coragem de pôr-se de acordo com a verdade, a justiça, a liberdade. E como a verdade, a justiça e a liberdade implicam a existência dos outros, paz é coragem de con-sentir na existência deles, inferno muitas vezes, escândalo quase sempre, mas porto e destino de tudo o que é humano.
02/04/87
VOCABULÁRIO:
HERACLÍTICO relativo a Heráclito, filósofo grego pré-socrático (540-480 a.C.), ou próprio de sua cosmologia, segundo a qual a matéria-prima essencial de um universo ordenado é o fogo.
CONTRADITAÇÃO contestação, impugnação, contradição.
DIALÉTICA em sentido bastante genérico, oposição, conflito originado pela contradição entre princípios teóricos ou fenômenos empíricos.
CONTINGÊNCIA ato imprevisível ou fortuito que escapa ao controle; eventualidade.
EMBAIR induzir deliberadamente em erro; lograr, iludir, seduzir.
TIBIEZA estado de fraqueza, de frouxidão, de debilidade.
CÂNON- CÂNONE maneira de agir; modelo, padrão.
ASSUNÇÃO ato ou efeito de assumir.
Identifique o comentário de natureza sintático-semântica adequado à produção de sentido da seguinte passagem:
Todas as coisas – mergulhadas no rio heraclítico – trazem em si os seus contrários e, nesta medida, nascem, vivem e morrem, para dar lugar a novos nascimentos, novas vidas, novas mortes.
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