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Leia o Texto 4 para responder à questão.
Texto 4
A fronteira tênue entre heróis e vilões
O conceito de herói está profundamente ligado à cultura que o criou e a quando foi criado, o que significa que ele varia muito de lugar para lugar e de época para época. Mesmo assim, a figura do herói aparece nas mais diversas sociedades e eras, sempre atendendo a critérios morais e desejos em comum de determinado povo. Apesar do protagonismo do herói, o que seria dele se não houvesse um vilão? Nas narrativas, o vilão costuma ser o antagonista. Os vilões representam aquilo que é errado, injusto, que foge à moral defendida pelo herói. Por não carregar o protagonismo das histórias, o vilão costuma ser um personagem sem profundidade, sem dilemas, sem uma história que nos explique o porquê de suas ações. E isso reforça sua vilania. Conhecer a história de alguém é um processo humanizador, capaz até de revogar a alcunha de vilão e conferir ao personagem o título de herói, ou só de uma pessoa comum que tem seus defeitos e qualidades. Assim, uma maneira de fabricar vilões é não deixar suas histórias serem contadas, é criar uma imagem sobre esses personagens e mantê-los em silêncio.
MIRANDA, Lucas Mascarenhas de. A fronteira tênue entre heróis e vilões.
Ciência hoje, Rio de Janeiro, 21 nov. 2021. Disponível em:
<https://cienciahoje.org.br/artigo/a-fronteira-tenue-entre-herois-e-viloes/>.
Acesso em: 26 fev. 2024. [Adaptado].
De acordo com as prescrições da gramática normativa para a língua escrita, reescrevendo a frase “Apesar do protagonismo do herói, o que seria dele se não houvesse um vilão?”, colocando no plural o termo destacado, tem-se
 

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Texto 4
A fronteira tênue entre heróis e vilões
O conceito de herói está profundamente ligado à cultura que o criou e a quando foi criado, o que significa que ele varia muito de lugar para lugar e de época para época. Mesmo assim, a figura do herói aparece nas mais diversas sociedades e eras, sempre atendendo a critérios morais e desejos em comum de determinado povo. Apesar do protagonismo do herói, o que seria dele se não houvesse um vilão? Nas narrativas, o vilão costuma ser o antagonista. Os vilões representam aquilo que é errado, injusto, que foge à moral defendida pelo herói. Por não carregar o protagonismo das histórias, o vilão costuma ser um personagem sem profundidade, sem dilemas, sem uma história que nos explique o porquê de suas ações. E isso reforça sua vilania. Conhecer a história de alguém é um processo humanizador, capaz até de revogar a alcunha de vilão e conferir ao personagem o título de herói, ou só de uma pessoa comum que tem seus defeitos e qualidades. Assim, uma maneira de fabricar vilões é não deixar suas histórias serem contadas, é criar uma imagem sobre esses personagens e mantê-los em silêncio.
MIRANDA, Lucas Mascarenhas de. A fronteira tênue entre heróis e vilões.
Ciência hoje, Rio de Janeiro, 21 nov. 2021. Disponível em:
<https://cienciahoje.org.br/artigo/a-fronteira-tenue-entre-herois-e-viloes/>.
Acesso em: 26 fev. 2024. [Adaptado].
O trecho “O conceito de herói está profundamente ligado à cultura que o criou e a quando foi criado” está redigido de acordo com as regras de regência verbal e nominal, pois a ocorrência da crase em “à cultura” e o emprego da preposição em “a quando” atendem às prescrições da norma-padrão. Outra elaboração desse trecho, também de acordo com as orientações da gramática normativa para a língua escrita, está identificada em:
 

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Texto 4
A fronteira tênue entre heróis e vilões
O conceito de herói está profundamente ligado à cultura que o criou e a quando foi criado, o que significa que ele varia muito de lugar para lugar e de época para época. Mesmo assim, a figura do herói aparece nas mais diversas sociedades e eras, sempre atendendo a critérios morais e desejos em comum de determinado povo. Apesar do protagonismo do herói, o que seria dele se não houvesse um vilão? Nas narrativas, o vilão costuma ser o antagonista. Os vilões representam aquilo que é errado, injusto, que foge à moral defendida pelo herói. Por não carregar o protagonismo das histórias, o vilão costuma ser um personagem sem profundidade, sem dilemas, sem uma história que nos explique o porquê de suas ações. E isso reforça sua vilania. Conhecer a história de alguém é um processo humanizador, capaz até de revogar a alcunha de vilão e conferir ao personagem o título de herói, ou só de uma pessoa comum que tem seus defeitos e qualidades. Assim, uma maneira de fabricar vilões é não deixar suas histórias serem contadas, é criar uma imagem sobre esses personagens e mantê-los em silêncio.
MIRANDA, Lucas Mascarenhas de. A fronteira tênue entre heróis e vilões.
Ciência hoje, Rio de Janeiro, 21 nov. 2021. Disponível em:
<https://cienciahoje.org.br/artigo/a-fronteira-tenue-entre-herois-e-viloes/>.
Acesso em: 26 fev. 2024. [Adaptado].
De acordo com os aspectos composicionais e com a finalidade comunicativa, esse texto apresenta características do gênero textual
 

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Leia o Texto 3 para responder à questão.
Texto 3
A característica da relação do adulto com o velho é a falta de reciprocidade que se pode traduzir numa tolerância sem o calor da sinceridade. Não se discute com o velho, não se confrontam opiniões com as dele, negando-lhe a oportunidade de desenvolver o que só se permite aos amigos: a alteridade, a contradição, o afrontamento e mesmo o conflito. Quantas relações humanas são pobres e banais porque deixamos que o outro se expresse de modo repetitivo e porque nos desviamos das áreas de atrito, dos pontos vitais, de tudo o que em nosso confronto pudesse causar o crescimento e a dor! Se a tolerância com os velhos é entendida assim, como uma abdicação do diálogo, melhor seria dar-lhe o nome de banimento ou discriminação.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 1994.
No período “Não se discute com o velho, não se confrontam opiniões com as dele, negando-lhe a oportunidade de desenvolver o que só se permite aos amigos: a alteridade, a contradição, o afrontamento e mesmo o conflito”, a forma verbal destacada flexiona-se no plural, para
 

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Leia o Texto 3 para responder à questão.
Texto 3
A característica da relação do adulto com o velho é a falta de reciprocidade que se pode traduzir numa tolerância sem o calor da sinceridade. Não se discute com o velho, não se confrontam opiniões com as dele, negando-lhe a oportunidade de desenvolver o que só se permite aos amigos: a alteridade, a contradição, o afrontamento e mesmo o conflito. Quantas relações humanas são pobres e banais porque deixamos que o outro se expresse de modo repetitivo e porque nos desviamos das áreas de atrito, dos pontos vitais, de tudo o que em nosso confronto pudesse causar o crescimento e a dor! Se a tolerância com os velhos é entendida assim, como uma abdicação do diálogo, melhor seria dar-lhe o nome de banimento ou discriminação.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 1994.
No período “Se a tolerância com os velhos é entendida assim, como uma abdicação do diálogo, melhor seria darlhe o nome de banimento ou discriminação”, a vírgula utilizada depois da palavra “assim” justifica-se pelo mesmo fenômeno sintático que exige o emprego da(s) vírgula(s) que ocorre(m) em:
 

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Leia o Texto 2 para responder à questão.
Texto 2

Evocação do Recife
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nó
s O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada…
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
O gênero textual poema é marcado, muitas vezes, pela recorrência ao sentido figurado das palavras. No poema lido, a palavra “macaquear” assume o valor semântico de
 

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Texto 2

Evocação do Recife
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nó
s O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada…
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
Nesse poema, o eu poético apresenta uma reflexão acerca das variações linguísticas próprias do português brasileiro em relação ao português europeu. Segundo a perspectiva do eu poético,
 

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Texto 1
Enunciado 3118683-1


Disponível em: <www.niquel.com.br>. Acesso em: 21 fev. 2024. [Adaptado].
Na tirinha, verifica-se um uso linguístico próprio de situações comunicativas informais, em desacordo com as regras da norma-padrão para a língua escrita, no emprego do
 

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Texto 1
Enunciado 3118682-1


Disponível em: <www.niquel.com.br>. Acesso em: 21 fev. 2024. [Adaptado].
Nesta tirinha, a quebra de expectativa que gera o humor resulta da associação entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A frase “Me passa a manteiga?” colabora para a construção do sentido geral da tira, explicitando o emprego da
 

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Um televisor que custa R$ 5.750,00 à vista foi parcelado em uma entrada e duas parcelas. A primeira parcela de R$ 2.310,00 deve ser paga com trinta dias e a segunda parcela, no valor de R$ 3.630,00 deveria ser paga com sessenta dias após a compra. Se a taxa de juros compostos cobrada pela loja é de 10%, qual é o valor da entrada?
Questão Anulada

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