Foram encontradas 40 questões.
Na educação contemporânea de surdos, o uso de recursos visuais assume uma grande importância. Esse fato tem sido bastante debatido, dada à tradição escolar fundamentada na linguagem verbal, bem como a qualidade estética questionável das imagens presentes nos materiais didáticos e nos espaços escolares, além da importância que a imagem assume na educação de surdos, por conta de a surdez ser considerada uma experiência visual.
Com base nos usos da linguagem visual na educação de surdos, julgue as asserções a seguir.
Cabe aos educadores envolvidos com a escolarização do surdo refletir sobre o papel da imagem visual na apropriação de conhecimento,
PORQUE
esse recurso cultural permeia todos os campos do conhecimento e traz consigo uma estrutura capaz de instrumentalizar o pensamento.
Assinale a opção CORRETA.
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Com relação ao Decreto- lei nº 5626 de 2005, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) Apresenta a inclusão da Libras como disciplina curricular.
( ) Apresenta a garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
( ) Aborda o uso e difusão do sign writing na educação de surdos.
( ) Regulamenta a Lei nº 7611 de 2011 que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
( ) São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da língua portuguesa sejam línguas de instrução, utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
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![Enunciado 3435151-1](/images/concursos/1/e/5/1e5e6112-e41f-f0a0-c58e-33ef6abbc8eb.png)
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.
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Um professor de educação bilíngue solicitou a ajuda de um animador para a criação de uma animação para auxiliar em suas aulas expositivas. Essa animação deve ajudar a explicar conceitos complexos da disciplina: política, sociologia e cidadania. Tendo em vista que os alunos do professor em questão são deficientes auditivos, qual estratégia seria mais indicada para realizar essa animação?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.
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Quais são os elementos básicos de objetos primários modelados em softwares 3D? Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.
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Expressões faciais possuem um grande poder narrativo em animações. Para compor praticamente todas as expressões faciais de personagens, usamos 6 emoções básicas que todos os seres humanos exibem, a despeito de cultura, idioma ou idade. Assinale a alternativa que apresenta essas fases CORRETAMENTE.
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Com relação aos passos e etapas de um projeto de animação, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) O storyboard trata-se de um documento com as impressões visuais de um roteiro. Deve passar o que cada cena deve conter por meio de imagens.
( ) No storyboard, pode-se pensar nos ângulos de câmera e posicionamento dos personagens em cada cena.
( ) Na animatic, é preciso ter uma preocupação muito grande com a sincronia labial das personagens, com os áudios de suas falas.
( ) A animatic serve para que os animadores tenham um panorama geral do projeto, podendo usá-la para analisar o timing das cenas.
( ) Model sheet é como se chama o modelo usado como referência ou inspiração para se criar uma personagem.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
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A técnica de animação que consiste em se desenhar “por cima” de vídeos e/ou fotos em sequência chama-se .
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.
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Se a taxa de quadros de uma animação é equivalente à 12fps, quantos frames há em uma animação quadro-a-quadro com duração de 1 minuto e 25 segundos? Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.
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Sobre a questão de identificação e representação do corpo humano, avalie as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
( ) Esqueletos de personagens não realistas são chamados de caricatos ou estilizados.
( ) Mesmo simplificando o corpo humano para o corpo do personagem, devemos seguir os movimentos anatômicos para gerar uma animação realista.
( ) Um personagem humano realista tem entre 10 ou 11 cabeças de altura, enquanto um personagem pode ter qualquer proporção.
( ) Toda criação de personagem é planejado na sua utilização, ambientação, movimentação, voz, tipo de boca, forma de andar, cores, texturas, etc.
( ) Um personagem deve ser simétrico ou “espelhado”, ou seja, possuir os dois lados do corpo idêntico.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
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