Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

3108702 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

A autora Ana Lodi (2013) na obra “Tenho um aluno surdo, e agora?”, no capítulo 10 “Ensino da língua portuguesa como segunda língua: impactos na educação básica” apresenta o panorama atual da política nacional da educação de surdos no país e afirma a existência de três modelos distintos de inclusão de surdos: o primeiro, salas regulares com a Libras como língua de instrução; o segundo, alunos surdos incluídos com alunos ouvintes, tendo a mediação de intérpretes; e o terceiro, alunos surdos em salas com ouvintes e sem a presença de intérpretes. As alternativas abaixo estão corretas EXCETO UMA, assinale-a.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108701 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Novas concepções sobre a avaliação apontam que esta deve ser realizada de modo processual, ou seja, a aprendizagem passa a ser vista como algo contínuo e que se dá no processo relacional. Há um percurso de construção de conhecimento do educando no espaço e nas atividades escolares. Como decorrência dessa formulação, na educação de surdos o processo avaliativo tem sido algo de constante debate, ainda mais quando se pensa em uma proposta de educação baseada nos princípios educacionais bilíngues (Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa). É previsto por lei que haja estratégias distintas de avaliação da pessoa surda por meio de “mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua, na correção das provas escritas, valorizando aspectos semânticos e reconhecendo a singularidade linguística manifestada no aspecto da língua portuguesa”.

(DECRETO 5.626/05, BRASIL, 2005).

Sobre o texto, assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108700 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Sobre a relação entre Política de Educação Especial e a educação bilíngue (Libras/Português), analise as afirmações que seguem, colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Enquanto o texto da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva visa instituir objetivos e traçar diretrizes que deem conta da enorme diversidade que constitui o alunado brasileiro, o texto do Decreto nº 5.626/05 dispõe sobre os processos educacionais específicos das pessoas surdas.

( ) A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva defende a inclusão dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Por outro lado, as comunidades surdas e pesquisadores da área advogam que a educação de surdos constitui-se como um campo específico do conhecimento, distanciando-se da educação especial.

( ) Para os teóricos da educação inclusiva, a Adaptação e Flexibilização curricular são medidas que devem ser utilizadas, sempre que necessárias à melhoria das condições de aprendizagem dos estudantes com necessidades educativas especiais.

( ) Adaptação curricular é o processo que compreende o planejamento de atuação do professor como resposta às necessidades de aprendizagem de cada aluno e pode ser utilizada como estratégia pedagógica do professor em sala de aula. Por sua vez, a flexibilização curricular exige modificações no Plano Pedagógico do Curso e só pode ser implementada com a autorização formal dos respectivos sistemas de ensino.

( ) Segundo a literatura da área, há três princípios pedagógicos importantes para implementação do projeto inclusivo: a individualização do ensino, o princípio da bidocência e a redução numérica dos alunos. Dos três princípios citados, apenas o princípio da individualização não está previsto na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108699 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Sobre a legislação pertinente à Educação Bilíngue (Libras/Português), analise as afirmações abaixo, colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n. 13.146/2015), para a interpretação em sala de aula nos cursos de graduação e pós-graduação, os profissionais da tradução e interpretação devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.

( ) O Decreto Federal n. 5.626/2005 restringe a formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental ao curso de Pedagogia ou curso normal superior, com formação bilíngue. Admite-se, no entanto, a formação ofertada em nível médio, na modalidade normal, que viabilizar a formação bilíngue.

( ) Enquanto o Plano Nacional de Educação (2011-2021) prevê oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas, a Lei Brasileira de Inclusão restringe essa oferta às classes bilíngues e escolas e classes inclusivas.

( ) O Decreto Federal n. 7.611/2011 prevê a formação continuada de professores para o desenvolvimento da educação bilíngue para estudantes surdos ou com deficiência auditiva. O mesmo documento legal indica também a necessidade de se observar as diretrizes do Decreto 5.626/2205 para estudantes surdos ou com deficiência auditiva.

( ) Embora aponte que o atendimento educacional de estudantes portadores de necessidades especiais deva ser realizado nas classes regulares, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) permite que esse atendimento seja feito em classes, escolas ou serviços especializados sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes de ensino regular. Essa medida é utilizada pelos movimentos que reivindicam a educação bilíngue para surdos como uma das justificativas para as escolas bilíngues.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108226 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

O Plano Nacional de Educação (2014 – 2024) aprovado pelo Congresso Nacional em 25 de junho de 2014, define na estratégia 4.7 da meta 4, que se deve:

4.7. garantir a oferta de educação bilíngue, em Língua

Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, aos(às) alunos(as) surdos e com deficiência auditiva de zero a dezessete anos. (BRASIL, 2014)

Em quais os espaços educacionais o PNE prevê que ocorra a oferta de educação bilíngue para os surdos? Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108225 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

A Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura; especialmente o artigo 13 dessa resolução define que a carga horária para integralização desses cursos. Considerando a legislação citada, aponte a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108224 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Das lutas advindas de comunidades surdas e de pesquisadores surdos e ouvintes, que defendem a educação de surdos, baseadas na perspectiva educacional bilíngue, resultaram algumas leis, as quais tiveram representatividade nas mudanças educacionais vigentes. Desde a Lei N° 9.394/96, a educação tem um compromisso formativo com os sujeitos que nela se inserem. O Decreto 5.626/05, uma das leis com implicações positivas para a educação de surdos, regulamenta a língua brasileira de sinais (Libras) e encaminha algumas adequações escolares para a constituição de um espaço educacional bilíngue. Nesse Decreto-Lei (2005), argumenta-se a necessidade de salas bilíngues com a língua de instrução Libras na educação infantil e no ensino fundamental I.

Leia o artigo 22 do documento legal na íntegra.

Art.22. As instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de: I- escolas e classes de educação bilíngue, abertas a alunos surdos e ouvintes, com professores bilíngues, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; II- escolas bilíngues ou escolas comuns da rede regular de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade linguística dos alunos surdos, bem como com a presença de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Portuguesa.

§1º São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. (BRASIL, 2005).

Assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108223 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Analise as afirmações abaixo sobre a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O ensino de matemática para o primeiro segmento da educação de jovens e adultos deve considerar a exploração de situações cotidianas como suporte para a aprendizagem de procedimentos mais abstratos.

( ) O uso de metodologias que envolvam resolução de problemas e formulação de hipóteses são importantes estratégias para o ensino de jovens e adultos, especialmente para as atividades de matemática, o que pode ser ilustrado no exemplo: Marcelo tinha 45 reais, gastou 22 reais, com quanto ele ficou? 45 - 22 = 23.

( ) A área de Ciências Humanas desenvolve importantes papéis na educação de jovens e adultos, dentre eles está o fortalecimento da autoestima, que pode ser trabalhado em atividades como desenvolvimento de histórias de vida.

( ) O Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, instituído em 2006, visa ao oferecimento de elevação de escolaridade e qualificação profissional a jovens e adultos que tiveram as suas trajetórias de formação descontinuadas ou interrompidas. A oferta de cursos é prerrogativa exclusiva dos Institutos Federais e das instituições vinculadas ao Sistema S, ressalvadas as possibilidades de parcerias com estados e municípios.

( ) Dentre as diferentes formas de ofertas possíveis de PROEJA estão: Educação profissional técnica integrada ou concomitante ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos; Educação profissional técnica subsequente ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos; Formação inicial e continuada ou qualificação profissional integrada ao ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108222 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Analise as afirmações abaixo sobre a Organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

I. As mudanças na legislação e políticas públicas brasileiras, promovidas pela Constituição de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) permitiram atribuir à educação infantil uma “função pedagógica”, algo visto à época pelos teóricos da área como condição para conquista de um patamar superior de qualidade de oferta.

II. Enquanto o Ensino Fundamental é espaço privilegiado para o domínio dos conhecimentos básicos, as instituições de educação infantil se põem sobretudo com fins de complementaridade à educação da família.

III. Os princípios básicos da Educação infantil são o cuidar, o educar e o brincar, sendo que o segundo tem característica de ensino.

IV. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados. Tais instituições educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

V. A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

VI. É dever do Estado garantir a oferta do Ensino Fundamental público, gratuito e de qualidade, fincando a critério dos sistemas de ensino os requisitos de seleção.

VII. É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. Crianças que completem 6 anos após 31 de março poderão, a critério dos pais, ser matriculadas na Educação Infantil.

VIII. Segundo as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos, o Ensino Fundamental deve ser ministrado em língua portuguesa, assegurada também às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal. Nesse sentido, embora a Libras seja considerada a língua natural das comunidades surdas brasileiras, as Diretrizes Curriculares não asseguram o seu uso como língua de instrução para crianças surdas no ensino fundamental.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108016 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Gasparin (2012, p, 05) explica que “o conhecimento segundo a pedagogia histórico- crítica, resulta do trabalho humano no processo histórico de transformação do mundo e da sociedade, através da reflexão desse processo. O conhecimento, portanto, como fato histórico e social supõe sempre continuidades, rupturas, reelaborações, permanências e avanços”.

Assinale a alternativa que mostra o processo de construção do conhecimento para essa perspectiva.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas