Foram encontradas 40 questões.
“O ensino da arte faz parte do currículo das escolas indígenas brasileiras, mas o
indígena tem sua própria forma de ensinar e aprender arte na aldeia, sem precisar de livros ou de
outro material didático convencional, pois a arte está presente em seu dia a dia. Na história do povo
Huni Kuĩ, o primeiro a fazer o vaso de cerâmica foi o Nũi (minhoca), o primeiro a fazer as esculturas
em madeira foi o pássaro Bui (pica-pau), o primeiro a trabalhar com tecelagem de palha foi o
pássaro Isku (japó), o primeiro a trabalhar com a tecelagem de algodão foi Xina Shuku (aranha), o
primeiro a trabalhar com as pinturas corporais foi a cobra Besã (salamanta)”. Segundo a tradição
Huni Kuĩ, a música pode ter diversas funções sociais, EXCETO:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Segundo a harmonia instrumental e vocal, as dissonâncias devem ser resolvidas.
Analise as harmonias a seguir e suas resoluções e assinale a alternativa em que as dissonâncias são
resolvidas de forma correta.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Jaime Tomás, conhecido como Meira, conviveu com grandes nomes da cena
musical de Recife, no início do século XX. Em 1927, Meira integra com seu irmão, Robson, o
conjunto Voz do Sertão, de Luperce Miranda. Em 1928, partem para o Rio de Janeiro, onde Meira
inicialmente mora na companhia de seu conterrâneo João Pernambuco. Também foi vizinho de Noel
Rosa, com quem participava de apresentações na Casa de Caboclo. Na capital carioca, Meira integra
o regional de Benedito Lacerda (mais tarde rebatizado Regional de Canhoto), participando de
centenas de gravações – especialmente com Jacob do Bandolim – e acompanhando muitos dos
grandes cantores da época. Entre 1941 e 1949, Meira manteve uma dupla instrumental com
Dilermando Reis, com quem gravou diversos discos em 78 rpm. Meira também se destacou como
professor, ministrando aula para violonistas de renome. Assinale a alternativa que indica dois alunos
de Meira.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Analise a sequência de notas abaixo e assinale a alternativa em que ela melhor se
enquadra quanto ao estilo.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A profissão de músico, na história da música europeia, se consolidou de forma
gradual e acompanhando as mudanças sociais. Quem foi o primeiro músico identificado a trabalhar
de forma autônoma, sem depender de mecenato ou do clero?
Provas
Questão presente nas seguintes provas
No início do século XX, um grupo liderado por João Pernambuco fez sucesso no
carnaval carioca com interesse em temáticas nordestinas. Nos seus primeiros anos de existência, o
grupo era formado por: João Pernambuco, Donga, Henrique Manoel de Souza, Nola, Caninha,
Pixinguinha, Osmundo Pinto e Palmieri. Qual era o nome desse grupo?
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A obra para violão de Marco Pereira apresenta elementos musicais e técnicos de
diferentes origens que se fundem em sua escrita idiomática. O uso do violão de maneira idiomática
requer conhecimentos específicos sobre as possibilidades e condições de distribuição harmônica no
instrumento. Assinale a alternativa em que é impossível transpor o acorde para outra tonalidade
sem alterar a ordem das notas.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A música de câmara tem como uma de suas características o fazer musical coletivo,
contribuindo para a formação do estudante. Qual dos objetivos e metodologias a seguir NÃO pode
auxiliar os professores a embasarem seus propósitos didáticos?
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Em relação à música dentro do ritual do candomblé, assinale a alternativa
INCORRETA.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A Teoria dos Conjuntos aplicada à música preenche uma lacuna na teoria e na
análise musical. Foi introduzida por Milton Babbitt e sistematizada por Allen Forte. O termo
“conjunto”, utilizado em contextos musicais de análise, significa grupamentos de classes de alturas e
se refere a motivos, principalmente aqueles com características pós-tonais. É comum utilizar os
termos “tricorde”, “tetracorde”, “pentacorde”, “hexacorde”, “heptacorde” e “octacorde” para
classificar os grupamentos de notas. Assinale a alternativa em que todos os tetracordes pertencem
ao mesmo grupamento.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Cadernos
Caderno Container